segunda-feira, 18 de abril de 2016

A CRONICA DE OPINIÃO QUE ESTÁ A SER DIVULGADA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                            Más Ligações

Segunda, 18 Abril 2016
Não posso deixar de me associar a um conjunto vasto de cidadãos e cidadãs eborenses que se têm vindo a manifestar contra a decisão da Infraestruturas de Portugal em reactivar a ligação ferroviária no Ramal de Estremoz.
Esta reactivação tem em vista a ligação entre a actual Estação de Comboios e a Estação Évora Norte, permitindo que dezenas de longos comboios de mercadorias, provenientes de Sines e com direção a Badajoz, passem em plena área urbana na zona nascente da nossa cidade.
Estamos a falar de mais de 50 comboios diários a passar junto a casas de dezenas de famílias, contribuindo para uma clara degradação da sua qualidade de vida.
Esta é uma péssima solução a vários níveis:
·         Além de provocar o isolamento de várias habitações, através da extinção de estradas e condicionando o desenvolvimento de novas ligações viárias e a mobilidade das populações, a passagem constante destes comboios irá provocar ruído e trepidações constantes.
·         Violará aquilo que é expectável para uma cidade Património Mundial da UNESCO pois poderá reduzir a tomada de vistas sobre a cidade. Tudo o que menos precisamos é de mais esta machadada, depois da previsível construção de um empreendimento comercial também junto ao Centro Histórico.
·         Também a nível económico não parece uma boa solução, pois vai exigir grandes obras de reparação e manutenção da rede pública de saneamento que atravessa a zona, além de impedir, no futuro, a expansão desta via ferroviária para outros fins.
Fez bem a Câmara Municipal, por unanimidade, em se manifestar contra esta solução, a pedir audiência ao Ministro das Infraestruturas e Planeamento e à Administração da Empresa, e em mostrar que existem alternativas que não prejudiquem as populações (social e ambientalmente), mas que ainda assim garantam a ligação ferroviária.
Fez muito bem um conjunto de cidadãos e cidadãs ao criar um movimento, denominado “Movimento de Cidadãos Évora Unida”, que se encontra a sensibilizar a população para esta problemática,e ao lançar uma petição pública, a qual convido todos os ouvintes e leitores a assinar.
Até para a semana!

Bruno Martins

Sem comentários: