segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

NOTÍCIAS REFERENTES AO ALENTEJO


Perto de 500 madrilenos encheram por completo a Sala das Colunas do mítico Círculo de Belas Artes, em Madrid, para assistirem, este sábado, ao espectáculo “Alentejo, Alentejo”  que levou à capital  espanhola o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Os Ganhões de Castro Verde e os Moços d’Uma Cana.



A crise dos refugiados, os seus contornos, as questões que levanta para a sociedade são assuntos que dizem respeito ao sector cultural ou estão fora do seu âmbito de acção e das suas prioridades? Ao decidir envolver-se, de que forma uma instituição cultural poderá 
Estas e outras questões estarão em debate em Évora, na Livraria Fonte das Letras, dia 16 de Fevereiro, terça-feira, a partir das 18h30 e contam com Hortênsia Menino, da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central; Hugo Sovelas, da Propositário Azul; Teresa Crespo, Museóloga (moderadora), entre outros.? 



Os 500 anos do Foral de Ferreira do Alentejo vão ser assinalados num desfile que vai decorrer no dia 5 de Março.

9 comentários:

Anónimo disse...

Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Os Ganhões de Castro Verde

Já tive o prazer de os ver e escutar no Alandroal o que são considerados dos melhores corais de cante do País, num tempo onde se fez cultura com qualidade por aqui e de certo que não custaram milhares como por aí argumentam uns iluminados, já que não conseguem argumentar porque é que antes se fez, e agora não se faz, que como se viu e vê não é por falta de dinheiro, o que gastaram e vão gastar no tal programa de excelência na televisão dava de certo para trazer dezenas de grupos como este ao Alandroal durante todo o ano.
Dava por exemplo para um tal festival de Cante Alentejano em grande, como fala a CDU no seu programa eleitoral, devem estar à espera de acabarem o mandato para cumprirem o que prometeram ás pessoas, ou então não cumprem mesmo, e tudo não passou de um embuste.
Venham de novo com mais promessas e a treta do rigor e da transparência que vão ver o que lhes vai acontecer daqui a ano e pouco.

Anónimo disse...

Os milhares não foram para os Cantadores da Aldeia Nova de S. Bento
Quem está devidamente informado sabe bem que não foi
Foram para outros e outras muito mais envernizados, muito mais
Não tente camuflar o que já não pode ser escondido
E não radicalize pela CDU. Vai assentar-lhe mal
É que, os excessivos gastos anteriores DERAM no que está á vista Ou é mentira? Não sabemos todos o que se passou?
E não venha com a treta dos vereadores
Sabe até demais quais são as legais e totalitárias competências atribuídas aos presidentes das câmaras
Tudo agora neste concelho tem de ficar à vista, fiscalizável/acompanhável, de perto pelos decisórios tribunais
Uma Vergonha para as pessoas honradas que nele vivem/nasceram e sabem o que se passou
Sr. Francisco Manuel. Estou preocupadíssima com o estado a que chegou o nosso concelho e com o engano de alguns comentários como o da manhã de hoje
Ajudemos antes o concelho a sair do buraco onde está metido

Leitora

Anónimo disse...

Cara Leitora, gostaria de concordar consigo mas não é possível e digo porquê.
Como diz o comentador acima e muito bem, o programa eleitoral da CDU está cheio de promessas, culturais e outras, que apenas serviram de engodo, serviram de forma descarada e abusiva de verdadeira caça ao voto.
Como é que é possível que uma força politica como a cdu não tivesse conhecimento da real situação do Município tendo um vereador seu a tempo inteiro no anterior executivo.
Das duas uma, ou sabiam como creio e prometeram o que tinham perfeita consciência de não poder cumprir, ou então são de uma incompetência de todo o tamanho e o vosso vereador andou a ver navios durante o seu mandato.
Desculpe mas é estranho que fale só dos Cantadores, de facto sabemos que não foram nos ditos os grandes gastos, foram de facto em coisas do estilo programa de televisão do João Baião, que é caro e de nada acrescenta ou valoriza seja o que for, mas isso parece que lhe passou ao lado. Não tem opinião ou gosta do Género??????Já não faz mal gastar muito dinheiro?????
Uma das formas de ajudar a sair do buraco é criticar quem gasta fortunas em cultura pimba, no que não presta, não tendo o Município dinheiro para coisas prioritárias nem para nada, segundo a missa da actual presidente. Pelos vistos há dinheiro, mas para o que se quer.
Todos iguais.

"É que, os excessivos gastos anteriores DERAM no que está á vista Ou é mentira? Não sabemos todos o que se passou?"

NÃO POSSO DEIXAR DE RESPONDER A ESTAS SUAS INTERROGAÇÕES.

De facto excessivos gastos anteriores que deram no que está à vista, mas também feitos por um executivo Muda / CDU.

Anónimo disse...

Lá vem os vereadores
O executivo Muda, marginalizou o vereador CDU
Não sabia? Olhe que muitos, muitos, sabem-no
Não lhe convem falar verdade
Olhe quisso ilustra-o bem e ajuda a pensar, ainda melhor, os vossos géneros

Leitora

Anónimo disse...

Deve ser advogada dos vereadores, ou melhor, do vereador, ou então tem procuração.
Acusam o Muda DE ter duplicado a dívida, não sei se é verdade mas foi a CDU que o afirmou, e a ser verdade, ou quase, o mesmo só foi possível com o voto a favor do antigo e actual vereador, ou será que não votava. Só era corpo presente?
Cara Leitora, este é o tipo de caso que quanto mais falam mais se enterram.
Tem o comentador ou comentadora memória muito curta e deve pensar que todos sofrem do mesmo mal.
Estes vereadores são intocáveis não se podem criticar, tudo é culpa só da Presidente, os vereadores já deram provas que são da maior competência, pelo menos um deles, mostrou muito dinamismo de governação.
Estamos bem entregues, uma tristeza.

Anónimo disse...

Há três formas de votar a favor, contra ou abstendo-se

Indague lá

Descompressor

Anónimo disse...

Há três formas de votar a favor, contra ou abstendo-se

ASSIM SÓ SÃO DUAS, QUAL A OUTRA.

Anónimo disse...

já conseguiram virar o rumo da conversa, já se desviaram do tema, são profissionais quando o assunto vos incomoda e ficam sem argumentação válida.

Vamos pegar de novo no que diz o primeiro comentário e vamos debater o assunto em questão.

"Anónimo Anónimo disse...
Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Os Ganhões de Castro Verde

Já tive o prazer de os ver e escutar no Alandroal o que são considerados dos melhores corais de cante do País, num tempo onde se fez cultura com qualidade por aqui e de certo que não custaram milhares como por aí argumentam uns iluminados, já que não conseguem argumentar porque é que antes se fez, e agora não se faz, que como se viu e vê não é por falta de dinheiro, o que gastaram e vão gastar no tal programa de excelência na televisão dava de certo para trazer dezenas de grupos como este ao Alandroal durante todo o ano."

E tem toda a razão no que diz, politica cultural da CDU no Alandroal é afinal uma cultura pimba e populista que espelha o que são os nossos governantes embora o esforço de tentarem parecer o que não são.

Será que toda a gente desta corrente cultural foleira e sem qualidade vem ao Alandroal de borla? ou é uma questão de gosto de quem nos pode obrigar a ter que levar com esta .........é que não nos dão mais nada, de diferente só a prata da casa ou uns grupos de "saias".

Anónimo disse...

.é que não nos dão mais nada, de diferente só a prata da casa ou uns grupos de "saias".

18 fevereiro, 2016 13:54

GRUPOS DE SAIAS E DE MÁ QUALIDADE, PARA QUEM É PALADINO DE LEVAR AS SAIAS A PATRIMÓNIO DE QUALQUER COISA PODIA E DEVIA DAR O EXEMPLO E APRESENTAR SAIAS EM BOM, DIGNAS DO NOME.
É O QUE SE CHAMA VENDER GATO POR LEBRE, QUANDO AS PESSOAS SE METEM NO QUE NÃO ENTENDEM NORMALMENTE DÁ MAUS RESULTADOS E FICAM MAL NAS FOTOGRAFIAS E ATÉ EM TELEVISÃO.