quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

DIVULGAÇÃO DA C.M.A.

Inauguração da exposição das comemorações dos 500 anos da atribuição dos Forais Manuelinos de Juromenha, Alandroal e Terena

No âmbito das comemorações dos 500 anos da atribuição dos Forais Manuelinos de Juromenha, Alandroal e Terena, foi inaugurada a exposição dos forais no Museu Distrital de Évora no passado dia 22 de janeiro, numa organização conjunta da Direção Regional de Cultura do Alentejo - Museu de Évora e da Câmara Municipal de Alandroal.
A Carta de Foral, ou Foral, foi um documento real utilizado em Portugal, que tinha como objetivo estabelecer um Concelho e regular a sua administração, através de deveres e privilégios dos seus habitantes e instituições locais. Os forais constituíram marcos do património das diversas comunidades do País e refletem as vivências do quotidiano das suas gentes. Representam um contributo para definir a identidade da terra ou região a que se referem e surgem com os reis da primeira dinastia.
Além dos forais de Alandroal e Terena, podem ainda ser vistos dois pesos manuelinos da Casa da Balança da Câmara Municipal de Évora, algumas moedas encontradas nas escavações do castelo de Alandroal, livros do arquivo histórico da Câmara Municipal de Alandroal e varas de vereação do concelho de Alandroal.
Para ver de 22 de janeiro a 29 de fevereiro de 2016, de terça-feira a domingo, das 09.30h às 17.30h.




1 comentário:

Anónimo disse...

tanto comentário, é do interesse da coisa.