domingo, 31 de janeiro de 2016

ALANDROAL – FAMOSA PELA SUA GASTRONOMIA

           PARA BEM DEGUSTAR O ALANDROAL DEVE VISITAR

                            NO RAMALHOS~



                                                         NA MARIA



                                             LANDROAL (Pastelaria)



13 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que temos restaurantes de excelência para visitar no Alandroal, o que pessoalmente me entristece é que tirando a restauração mais nada de apelativo temos no nosso Concelho. O Endovélico não tem nada para ver nem condições há para as pessoas visitarem seja o que for, os castelos vão pelo mesmo caminho, mal cuidados, temos uma fonte única no País a que ninguem presta atenção e dá valor e nada disto é publicitado, nem mal nem bem.
Por aqui só o que importa são as migas e o peixe do rio e afins, e é este o Concelho que temos, é bom para vir petiscar, pomos o GPS até à porta do restaurante, comemos, e vamos embora e de certo haverá quem dirá, aquele restaurante é bom, em que terra é que fica?

Anónimo disse...

Olhe que não, olhe que não, temos muita coisa boa boa no nosso concelho, não é só a gastronomia o seu comentário é que para não variar é politicamente tacanho...

Anónimo disse...

Fonte única no País a que ninguém presta atenção - Endovélico sem acessos -
Castelos mal cuidados.

A Fonte (amputada) aguarda o regresso das figuras
Os acessos ao Endovélico aguardam pelas decisões (+ 1 troço de autoestrada)
Os Castelos aguardam pela privatização e, só assim, ficarão bem cuidados

Fim

Anónimo disse...


Olhe que não, olhe que não, temos muita coisa boa boa no nosso concelho, não é só a gastronomia



Nada tenho a ver com o assunto, mas diga se faz favor o que é que temos assim tanto de tão bom bom e que levam as pessoas a vir ao concelho do Alandroal.
Espero pelas seus não tacanhos esclarecimentos.

Anónimo disse...

Concordo totalmente com os comentadores de 31 janeiro, 2016 10:58 e 31 janeiro, 2016 19:29.
Termos de bom temos, e traria muita gente ao Alandroal se tivessem cuidados e com as infraestruturas necessárias para poderem receber pessoas, temos todos que admitir que por exemplo a Fortaleza de Juromenha está há muito ao abandono e é uma mostra e um exemplo de como não se pode deixar chegar um monumento nacional ao estado em que está, é uma vergonha para o País, e em especial para o Concelho do Alandroal, e para todos os autarcas do presente e do passado, que até agora não conseguiram reverter o estado vergonhoso em que a Fortaleza se encontra.
Com governantes desta competência só vamos mesmo ter gente a visitar o nosso Concelho para comer, e gostem ou não gostem, concordem ou não concordem, lá tem o comentador de 31 janeiro, 2016 10:58 carradas de razão.

Anónimo disse...

Atenção as pessoas não vem ao Alandroal, mas sim comprar o que de melhor se produz por cá:

QUEIJOS, ENCHIDOS , AZEITE , DOÇARIA e logicamente fazem questão de comer nos

nossos restaurantes, mas tenham atenção todos estes profissionais se ainda cá

estão é pelo consumo das pessoas de fora e porque trabalham com qualidade, e

que continuem por cá no "Alandroal" porque se aqui tem clientes nos outros

concelhos teriam muito muito mais.

Anónimo disse...

Atenção as pessoas não vem ao Alandroal, mas sim comprar o que de melhor se produz por cá:

QUEIJOS, ENCHIDOS, AZEITE, DOÇARIA





Caro amigo eu também acho que devia ser como diz mas infelizmente não o é tirando talvez o azeite que é de facto muito bom, a meu ver dos melhores do Alentejo e que tem procura pela qualidade e não porque se tem feito algum marketing para o promover, possivelmente porque também não é muito necessário pois a produção não é assim tão grande e o mercado do próprio Concelho esgota a produção.
Em relação ao resto tenho que discordar. Há por ventura a nível nacional algum queijo conhecido e afamado como sendo do Alandroal? Não há. Existe o de Azeitão, o de Serpa, o de Nisa, de Castelo Branco, da serra da estrela (Seia, Covilhã, Manteigas) existe o Terrinca de Trás os Montes, existe o de Évora, mas com muita pena, do Alandroal não existe nenhum. Há o tradicional de cabra que se encontra em qualquer aldeia do baixo ao alto Alentejo, não vem por isso ninguém ao Alandroal comprar queijos de cabra que os há bem melhores por aí, aqui abusam muito do sal.
Em relação aos enchidos igual, há por acaso algum enchido característico e único do Alandroal e conhecido do grande público? Não há.
Existe o salpicão do Fundão, existem os enchidos de Barrancos, de Oriola, existe o presunto de porco preto de Campo Maior, os enchidos de Estremoz, o presunto de Chaves, os enchidos de Vinhais, em todo os supermercados de norte a sul lá estão, e do Alandroal, nada.
Doçaria do Alandroal conhecida, qual? Só se forem os recentes pastéis de nata de bolota, temos ou alguma vez tivemos tradição de doçaria reconhecida no País, nada, zero.
Toda a gente conhece é as ameixas de Elvas, os ovos-moles de Aveiro, dom Rodrigo do Algarve, pastelinhos de Safara, Pasteis de Belém, tortas de Azeitão, pudim abade priscos de Braga, clarinhas de Esposende, e muitos mais, mas do Alandroal, infelizmente, nada.
Caro comentador, ninguém gosta mais da minha terra do que eu, o que não posso é alinhar em teorias que não têm o mínimo de fundamento, o mínimo de verdade, somos o que somos por culpa de quem nos tem vergado e também por culpa nossa, e temos que aceitar o pequenino que infelizmente somos, nunca por aqui se promoveu de forma séria coisa nenhuma, quando alguém tentou ou ainda tenta, é só críticas e dificuldades, e como tal não temos praticamente nada de relevante para oferecer e que seja apelativo, nosso, e conhecido a nível nacional.

Como dizem os ditados, cada um tem a sorte que merece e cada um colhe o que semeia.

Anónimo disse...

Concordo e compreendo plenamente com estes dois últimos comentários embora à sua maneira cada um espelha o que se passa no nosso concelho.

Como dizem os ditados, cada um tem a sorte que merece e cada um colhe o que semeia.

Anónimo disse...

Os queijos do chico das cabras, os enchidos da salsicharia Varandas e dos Sacaios, são uma delícia. Assim como o mel do Rosário e Hortinhas, que tanto bem faz à saúde. O famoso lúcio-perca que proporcionou ao amigo Tarruca modo de vida, também é de excelente qualidade. Abastece os restaurantes do concelho e fora dele, muito procurado por sinal. A doçaria do amigo Rui, conhecida no país, faz as delícias dos apreciadores. Também o restaurante Ramalhos, a Maria e o Choupal com gerência de Zé do Alto, primam pela qualidade e são bem conhecidos no país. Há dias, um dos melhores cozinheiros portugueses veio propositadamente ao Alandroal para provar o famoso peixe frito que o amigo Zé do Alto confecciona. Boas razões para visitar a nossa terra.

Anónimo disse...

Somos o que somos por culpa DE QUEM NOS TEM VERGADO e também por nossa culpa

Quem nos vergou? ao ponto de provocar no município a maior e mais profunda crise financeira de que há memória nestes últimos 100 anos?

Atraso, mais atraso, dificuldades, mais dificuldades, jogadas, mais jogadas conscientemente/premeditadamente criadas. E agora, e amanhã, e depois?

Como foi possível? Esquecendo até os pais, os filhos, os netos, as famílias?

Delinear idéias é fácil muito fácil mas, por culpa de quem nos vergou, não creio serem passíveis de concretização no futuro próximo.

Boa tarde



Anónimo disse...

Grande comentário o de 01 fevereiro, 2016 15:34,digno de destaque, pois seria um excelente tema para se debater de forma séria e construtiva no interesse de todos.
O que temos na verdade para oferecer? O que se poderia fazer para criar produtos e uma marca Alandroal?
Fica a bola na mão do XICO.

Anónimo disse...

Olhe ia responder-lhe mas tem já respostas suficiente acerca do que há de bom no concelho que não necessito de dizer mais nada, parabéns aos comebtadores que identificaram muitas das coisas boas do concelho.

Nada tacanho

Anónimo disse...

Coisas boas temos, mas há coisas boas em todo o lado, na verdade o que é que temos de genuíno e único com a marca Alandroal para as pessoas gastarem dinheiro em gasolina e portagens para vir aqui comprar e que não haja muitas das vezes até melhor noutros lados.
Eu respondo, NADA.

CONTRA FACTOS NÃO HÁ ARGUMENTOS.
PARABENS AO COMENTADOR DE 01 fevereiro, 2016 15:34 EM POUCAS LINHAS DIZ TUDO, NEM COM DESENHO ERA TÃO ASSERTIVO.