quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

A TRADIÇÃO VAI VOLTAR A CUMPRIR-SE


16 comentários:

Anónimo disse...

Não se entende que um grupo coral já com alguma tradição simplesmente não cante, não apareça a não ser praticamente uma vez no ano.
Está o Cante na moda, tem ao contrário de muitos corais Alentejanos um cartão de visita que é um CD gravado e editado pela Autarquia, embora esta nada faça para promover o grupo. CDS à venda não se vem, devem estar em alguma gaveta ou já lhes deram destino, seria preferível oferecer a quem nos visita, até porque na verdade não temos praticamente nada para dar aos convidados, aos ilustres e aos outros.
Passamos o ano a ter como oferta cultural Cinema e algum teatro local e pouco mais, porque não cantam mais vezes os cantadores????? cá, lá, seja onde for.
Cultura com dinâmica a acontecer no Alandroal, quem já a viu e quem a vê, e o resto é treta, contra factos

Anónimo disse...

"não temos praticamente nada para dar aos convidados, aos ilustres e aos outros."

temos o azeite que é representativo mas é caro e não é prático devido ao peso e temos de facto, ou melhor deveria-mos ter como algo representativo do Alandroal, os cds dos cantadores e da banda.

Vamos ao posto de turismo e nem para oferecer nem para comprar, é caso para perguntar, já se esgotaram ou alguém os guardou????????????

"Cultura com dinâmica a acontecer no Alandroal, quem já a viu e quem a vê, e o resto é treta, contra factos"

Concordo, tinhamos quem sabia trabalhar e fazer e nunca mais o substituíram por alguém com o mesmo conhecimento e claro está quem não sabe fazer simplesmente não faz, sem ovos não se fazem omeletes.

Anónimo disse...

Querem lá os políticos saber de cultura, lá vem do novo um ministério da cultura, esperemos bem que não seja só fogo de vista e tacho para ministro.
Por aqui tivemos um politico que alguns gostam e outros detestam, mas que não foi um político muito normal comparado com a forma de actuar da maioria em relação à cultura. Em termos do Forum cultural infelizmente já tardiamente pôs no lugar certo pessoa com competência para a função, claro está que o resultado foi muito bom, só as más línguas e os do bota abaixo politico que, infelizmente são muitos, dizem o contrário, NUNCA LÁ FORAM, MAS COMENTAM.
Não se pode esperar muito culturalmente de pessoas que por defeito ou feitio ou por uma questão de educação, nunca tiveram hábitos culturais, se calhar em parte por culpa da falta de acesso e oferta da dita e para quem a importância da mesma não é por isso prioritária.
Concordo com o primeiro comentador, não se entende como é que um grupo coral de cante Alentejano não é mais apoiado pelo Município, até para nos representar.

Anónimo disse...

Concordo com o primeiro comentador, não se entende como é que um grupo coral de cante Alentejano não é mais apoiado pelo Município, até para nos representar.

02 janeiro, 2016 14:10

Este executivo só apoia o que quer e quem quer, o não há dinheiro é uma airosa desculpa que já não cola.

Anónimo disse...

Sem querer pôr foice em seara alheia tenho que dizer que entendo perfeitamente o que o comentador de 02 janeiro, 2016 12:58 quer dizer nas linhas e nas entrelinhas.
Não tenho eu duvida nem ninguém que esteja minimamente dentro destas coisas que se por acaso estivesse a tal pessoa com a programação do Fórum Cultural, e vamos só ficar por aqui porque foi apenas no Fórum Cultural que o dito teve responsabilidades, mesmo sem dinheiro, havia coisas a acontecer e havia decerto a tal dinâmica que o comentador refere, que se viu, sentiu e existiu, doa a quem doer, gostem ou não gostem, o resultado falou por si, visível e comentado na altura até fora do nosso Concelho com muito publico a vir de fora, já para não falar na comunidade estrangeira que vive no Concelho que era assídua desapareceu desde aí.
Em todas as árias há profissionais e amadores, às vezes há profissionais maus e amadores bons, agora quando se junta o bom com conhecimento e profissionalismo, as coisas resultam decerto como se viu, e afinal de contas como se provou neste blog ao contrário do que quiseram fazer passar, nem se gastava assim tanto para a qualidade apresentada. Mas deixamos o dinheiro, deixo aqui umas perguntas.
Será que os cantadores dos Reis não se podiam apresentar mais 5 ou 6 vezes por ano?
Será que é por questão de dinheiro que isso não acontece?
Será que o FAM não deixa?
Será que a culpa ainda é dos outros???????
Será que não existe da parte da Autarquia a possibilidade de oferecer o jantar ao grupo nos dias da atuação, no mínimo, por educação, por cortesia, por saber receber e para as pessoas se sentirem acarinhadas?????????
Será porque não existe quem pense a cultura e a dinamize mesmo com escassas possibilidades financeiras, mas que mesmo assim a saiba galvanizar e interessar as pessoas do Concelho que fazem arte de diferentes árias?

De facto o dinheiro é importante e com muito toda a gente faz, sem o dito pia a coisa mais fino, ou se sabe ou não se sabe e na verdade como diz o comentador de 02 janeiro, 2016 13:49 ,saiu quem sabia e depois disso nunca mais ninguém fez coisa nenhuma, nem os do nunca visto, esses então foram uma desgraça, um embuste.
E por aqui me fico, BOM ANO.

Anónimo disse...


Para além das "entrelinhas" de outros comentários, a cristalina cultura do das 10:08 de hoje fica bem personalizada e é bem representativa quando o autor se serve "da lavagem" que por aqui vai sobre os cantadores (porventura nunca os terá acarinhado ou ouvido).

Mais grave ainda: Qualquer dos comentários não fala, séria e honestamente, nas razões ou nos porquês.

Que cultos tem o Alandroal que se subordinam a tais escritos?

Valha-nos Deus

Anónimo disse...

DESCULPEM AS MAIÚSCULAS MAS O ECRÃ DO MEU COMPUTADOR É PEQUENO E A FALTA DE VISTA MUITA, DESCULPAS, O PROBLEMA É MESMO É DA VISTA.

HÁ NO ALANDROAL GENTE MUITO ENGRAÇADA

QUANDO SE SERVIRAM DO RAPAZ E DOS AMIGOS PARA VIREM FAZER CAMPANHA PARA A ATUAL PRESIDENTE E CDU, ERA A MELHOR PESSOA DO MUNDO, COMO PROFISSIONAL ACEITOU UM TRABALHO NO MUNICÍPIO DO ALANDROAL QUE NA ALTURA ERA PS, E AMUARAM, FICARAM ZANGADOS, FEZ O RAPAZ UMA TRAIÇÃO COMO SE O MESMO FOSSE OBRIGADO A TRABALHAR SÓ PARA GENTE DA CDU.

SERÁ QUE FEZ O DITO UM JURAMENTO DE FIDELIDADE E EXCLUSIVIDADE.

PORQUE É QUE NÃO SE ZANGARAM COM ALGUNS ILUSTRES DA CDU DO ALANDROAL COM ATIVIDADE E IMPORTÂNCIA NA ORGANIZAÇÃO PARTIDÁRIA LOCAL QUE, APOIARAM DIRETAMENTE E PUBLICAMENTE O MUDA E O SR. JOÃO GRILO, E PELO QUAL TROCARAM O SEU PARTIDO E IDEOLOGIA DE SEMPRE.

ATÉ PARECE QUE NADA SE PASSOU TAL A HIPOCRISIA, MEMÓRIA CURTA QUANDO CONVENIENTE.

TRABALHO É TRABALHO, CONHAQUE É CONHAQUE, QUEREM LÁ VER QUE UMA QUALQUER EMPRESA, RESTAURANTE OU FARMÁCIA EM QUE O SEU PROPRIETÁRIO SEJA POR EXEMPLO DA CDU, NÃO PODE VENDER OS SEUS PRODUTOS A QUEM NÃO SEJA DO SEU PARTIDO, CORRENDO COM ISSO O RISCO DE SER EXCOMUNGADO, DE SER UM VENDIDO, UM TRAIDOR.

VAMOS LÁ A SER SÉRIOS E A TER NO MÍNIMO RESPEITO E GRATIDÃO POR QUEM NOS AJUDA NEM QUE SE JÁ UMA VEZ NA VIDA.

O PROBLEMA É QUE HAVIA POR AQUI QUEM TINHA OBJETIVOS QUE NÃO FORAM CONSEGUIDOS, E COMO NÃO CONSEGUIRAM LIDAR BEM COM A SITUAÇÃO VÁ DE FAZER A VIDA NEGRA AO DESGRAÇADO QUE, DEU DO SEU TEMPO E TRABALHO GRATUITAMENTE, E DEPOIS DE SERVIDOS, COICES.

JÁ QUE ME PUXARAM PELA LÍNGUA E NESTAS COISAS FICO DE FACTO INDIGNADA, DIGO MESMO, REVOLTADA, POIS SOU AMIGA DE MUITOS ANOS DA MARIA EUFRÁSIA E CONHEÇO O ZÉ DE PEQUENINO, NÃO ENTENDO COMO É QUE ESTE EXECUTIVO TAL COMO FEZ O ANTERIOR CONTINUA A NÃO PEDIR ORÇAMENTOS À EMPRESA DO ZÉ QUE, TEM SEDE NO CONCELHO DO ALANDROAL E AQUI PAGA OS SEUS IMPOSTOS.

NO TEMPO DO MUDA AINDA SE ENTENDE, DESDE QUE O RAPAZ DESMASCAROU PUBLICAMENTE A MENTIRA DO EX - PRESIDENTE É EVIDENTE QUE SÓ SE PODIA ESPERAR PELA VINGANÇA.

AGORA COM A CDU, O PARTIDO DAS VIRTUDES, DAS TRANSPARÊNCIAS, RIGOR E IGUALDADE, É QUE NÃO SE ENTENDE. NO MÍNIMO AJUDEM AS EMPRESAS LOCAIS COMO PROMETERAM, CONSULTEM-NAS, SE CONSEGUIREM MELHORES PREÇOS E CONDIÇÕES NOUTRAS PARAGENS A COISA É DIFERENTE, AGORA ASSIM É QUE NÃO ESTÁ COM NADA, NÃO É ASSIM QUE SE APOIAM AS EMPRESAS DO CONCELHO, E NÃO ESTÃO A CUMPRIR DE TODO O QUE PROMETERAM.

UMA AMIGA DO MEU AMIGO, VERDADEIRA, À ANTIGA.

JÁ ME ESQUECIA, BOM ANO A TODAS E A TODOS.

Anónimo disse...

Deixem o homem em paz, ainda cheira a Natal e a coisas positivas, já chega, não batam mais no ceguinho, já foi crucificado à muito como Cristo.
Valha-nos Deus e nossa Senhora.

Anónimo disse...

Pelo que me foi dito por alguns dos cantadores dos Reis, eles não querem actuar noutra altura para além do 5 de Janeiro. Parece-me que é razão para acalmar quem acha que a culpa é deste ou dos anteriores executivos camarários. Quanto ao senhor que tanto se continua a falar, daqui a pouco já há uma década, fez bem, concordo parcialmente, mas fez quando se deu a gastar uns bons milhares para isso; o que significa que devíamos dar o benefício da dúvida a quem lá está agora e não tem nem um décimo para gastar.

Anónimo disse...

"fez bem, concordo parcialmente, mas fez quando se deu a gastar uns bons milhares para isso; o que significa que devíamos dar o benefício da dúvida a quem lá está agora e não tem nem um décimo para gastar.

04 janeiro, 2016 19:21"


Fale do que sabe, sou amigo do Zé e primo do director musical do coral de Évora que tive o prazer dos apresentar e que aqui actuaram na altura 3 ou 4 vezes só pelo jantar e pelo Autocarro.
Porque é que não o fazem agora é dinheiro o problema ou outro, como não saberem o que andam a fazer.
Deviam era estar calados em vez de mandarem postas de pescada sobre o que nada entendem como é o seu caso.
E já agora, concorda parcialmente com o Quê.

Anónimo disse...

Quanto ao senhor que tanto se continua a falar, daqui a pouco já há uma década, fez bem, concordo parcialmente, mas fez quando se deu a gastar uns bons milhares para isso; o que significa que devíamos dar o benefício da dúvida a quem lá está agora e não tem nem um décimo para gastar.

04 janeiro, 2016 19:21


Claro está que as competências são as mesmas, o tal senhor em letra pequena não sabe de facto nada do assunto, passou a sua vida no Alandroal e a sua ária de trabalho e conhecimentos são a agricultura as bibliotecas, etc, etc..
Caro comentador de 04 janeiro, 2016 19:21, não queira passar aos outros atestados de estupidez.
De facto quem está lá agora passou toda a sua vida no mundo artístico e na produção das artes e espetáculos.

Anónimo disse...

Continuam a crucificar o homem, ainda tinha dúvidas se seria apenas pura e dura má língua mas pelo que vejo é mesmo dor de corno e muita inveja.
Afinal o dito é de facto importante, até vos faz vomitar pela importância que lhe dão, e pelos vistos não é pouca.
Ainda vai ser vereador da cultura, resta saber por quem, e que bom seria para o Concelho do Alandroal, lá teríamos alguém competente em qualquer coisa.
Contra factos.

Anónimo disse...

Se os Cantadores participassem 5 ou 6 vezes por ano em iniciativas locais logo se comentaria: É DEMAIS, É SEMPRE A MESMA COISA.

Mas, os Cantadores dos Reis insistem no ser diferentes, como diferentes são as RESPEITÁVEIS maneiras de pensar de cada um.

Todavia, perfeitamente UNIDOS na pesquisa e no assumir da defesa do Cante e de "Outros Cantes" que desde há muitos, muitos anos foram por outros CANTADOS.

Sob TANTOS COMENTÁRIOS apelo a que os apoiem nas ruas, praças e largos da vila por onde passarem, na véspera do Dia de Reis.

26 anos de participação é um bom "curriculum".

E ... não deiam BOLETAS que caiem pelo buraco.

Cantador


Anónimo disse...

Mas que tristeza que sinto ao ler certos comentários. Tudo leva à política.
- Tá frio, a culpa é do nabais
- ta calor a culpa é do grilo
- faz vento, é dos comunistas

IRRA

Eu quero dar os parabéns aos cantadores dos reis, que tanto gosto de ouvir, cá vos espero para dar uma esmolinha.

Anónimo disse...

Caro ou cara comentadora de 05 janeiro, 2016 11:56, toda a gente gosta dos cantadores, mas não será altura de trabalharem mais, de se unirem mais e levarem bem mais a sério a tradição e o cante?

Anónimo disse...

O anónimo de 05 janeiro, 2016 22:15, disse:

“não será altura de trabalharem mais, de se unirem mais e levarem bem mais a sério a tradição e o cante?”

Vamos lá ver: “trabalharem mais”… Quem é que lhes paga? É verdade que eles não reivindicam isso, pedem apenas uns petiscos, excluindo as “boletas”.

Penso eu que eles devem cantar, sim, mas só quando quiserem e tiverem vontade.
Não estão obrigados a mais nada.
Não será correto exigirmos que “trabalhem mais”!
Se entendermos que o que graciosamente nos oferecem é pouco, então, organizemo-nos e vamos lá então preencher essa lacuna que entendermos que está em falta.

Assim é que seria louvável, porque estarmos convencidos de que temos apenas o direito de ser servidos não é justo.

Um Parvo Qualquer, que vê as coisas diferente.