segunda-feira, 2 de novembro de 2015

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL

Baseado no: 

                                        « NO DIA DE S. MARTINHO VAI À ADEGA E PROVA O VINHO »

Permita o Administrador historiar um pouco, com invocação ao título, que na vila do Alandroal existiam 17 Adegas onde se produziam vinhos de rara qualidade, procedentes dos inúmeros vinhedos circundantes ao casco urbano do lugar, da Mata ao Carambô, no Padrão, na Hortinha, na Matôa, no Paramedo, na Formiga, no Magarreiro, na Tapadinha, na Alfarrobeira, na Fonte das Freiras, na Faia, na Torrinha, na Galharda, na Broa e …  pelos caminhos de Bencatel até às faldas da Serra d' Ossa, merecendo  distinto apreço na Casa Real … com rótulo “FAIA” (informação antiga, memorizada em amistáveis cavaqueiras com o saudoso Cor. João José Galhardas e outros amigos, na adega de seu pai Martinho Galhardas).  
E … quando a Vila era habitada por mais de dois milhares de cidadãos, havia quem no período do S. Martinho visitasse as 17 Adegas.


 Passemos aos aconselhamentos, que se faz tarde!!!

                                              AGRICULTURA – HORTA – JARDIM 

AGRICULTURA – Os pomares devem ser estercados no Crescente (dia 19) e podados no Minguante (dia 03), devendo protegê-los das geadas (Aconselho vivamente a que o período da poda seja cumprido porquanto, executadas muito fora dele, como regularmente se vem praticando, causam posteriores e irremediáveis prejuízos nos pomares). Plantar pessegueiros, pereiras e macieiras no Crescente (dia 19).

 HORTA – Semear agrião (se tiver água bastante), alface, cenoura, couves, com excepção da couve-flor e brócolos. Plantar batatas (nas zonas secas), alho e tremoço. Semear fava, ervilha, e em camas quentes alface, beterraba, cebola, nabiça, nabo e rabanete. Semear cereais de pragana como a aveia, centeio, cevada e trigo. Colher azeitona e beterraba. Na adega, verificar as vasilhas do vinho novo. Destilar bagulho para fazer aguardente.

 JARDIM – Estercar covas para plantação na Primavera de árvores ou arbustos. Estacar as plantas contra o vento. Plantar bolbos de flores. Podar as roseiras e plantar novas.

Atençãosíssima!!! Boas provas e muita ponderação

Despeço-me com amizade

Tói da Dadinha



3 comentários:

Anónimo disse...

Depois de 17 adegas, imagine-se o estado das talhas.

Anónimo disse...

E quem são os personagens de aparentes e enganadores semblantes. Ainda ISENTOS das bênçãos!!! de BACO?

Não creio.

Pelo Alandroal

Anónimo disse...

De semblantes árduamente marcados
Por rudes e penosos trabalhos
São homens sérios, estafados
Que assim vieram ao Mundo

Subsídio poético (?) para a identificação.

S. Martinho