segunda-feira, 2 de novembro de 2015

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                              Halloween

Segunda, 02 Novembro 2015
Tomou posse o XX Governo Constitucional de Portugal. Não deixa de ser irónico que a palavra constitucional surja associada a estes governantes que mostraram no passado abominar a Constituição da República Portuguesa.
Felizmente, parece que este conjunto de radicais que procuram operar contra todos os pilares do Estado e Justiça Social, têm os dias contados. Sabemos que o programa de governo será rejeitado e que surgirá uma alternativa com suporte maioritário na Assembleia da República.
Bem sei que algumas pessoas ficam muito incomodadas com a força da democracia, e com o facto de ser esta, através dos seus eleitos, a decidir o nosso futuro. Muitos gostariam que fossem os mercados e as instituições e interesses financeiros a decidir. Neste lote encontra-se o Presidente da República, que não se cansa de referir tratados não sufragados e instituições não eleitas como pilares para a estabilidade governativa, mas omitindo sempre os valores consagrados na Constituição.
O XX Governo promete ser dos mais curtos da história. Os portugueses agradecem. Os cidadãos e cidadãs escolhidos para encabeçar os ministérios mostram bem o que pretendem defender. Em tempo de Halloween, este pareceria um elenco de um filme de terror:
Passos Coelho como Primeiro-Ministro, depois de ter sido o cabecilha que em 4 anos aumentou brutalmente a dívida pública, retirou rendimento do trabalho, mandou emigrar jovens, colocou milhares no desemprego e atacou as bases do Estado Social.
Paulo Portas como o irrevogável mais revogável de sempre. Populista, mandou o partido dos contribuintes às urtigas, para o transformar no partido dos interesses e dos boys.
Maria Luís Albuquerque a controlar as Finanças. Pena que não sejam as finanças dos portugueses. A senhora SWAP quer continuar a destruir e a beijar a mão de Schäuble.
João Calvão da Silva que ganhou como presente o Ministério da Admistração Interna, como recompensa do seu bom comportamento na defesa intransigente de Ricardo Salgado. Recorde-se que foi o autor do parecer que convenceu o Banco de Portugal a não retirar a idoneidade de Salgado.
Fernando Negrão na Justiça. Já que não conseguiu ser eleito presidente da Assembleia da República, considerou-se que o senhor, que um dia afirmou ser contra o ensino da Constituição da República Portuguesa nas escolas por esta ter uma carga ideológica muito forte, devia ser reconhecido. Quem é contra a Constituição tem sempre um lugar especial num governo PSD/CDS.
Fernando Leal da Costa ficou com a Saúde. Alguém que detesta o Serviço Nacional de Saúde, ao ponto de afirmar publicamente estar tudo bem após ter sido tornado público o caos de algumas urgências de Hospitais Públicos. Quem não se lembra da célebre frase após de uma reportagem da TVI: “O que nós vimos foram pessoas bem instaladas”.
Pedro Mota Soares – carrasco da Segurança Social – continuaria à frente deste Ministério. Afinal de contas, ainda há um pequeno espaço para promover mais desigualdes e cortar apoios sociais.
Por fim, gostaria de dar destaque a mais uma triste figura deste elenco. Teresa Morais como Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania. Só pode ser uma partida de Halloween criar um Ministério que consagra três áreas que PSD e CDS sempre atacaram ferozmente. Não deixa de ser interessante que alguém que acha que homossexuais e transexuais são cidadãos e cidadãs de segunda receba a pasta da Igualdade.
Enfim, felizmente o Halloween acabou, o XX será uma curta-metragem... Que venha o XXI...
Até para a semana!

Bruno Martins

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem comentado por um bom observador.
O meu aplauso.

Anónimo disse...

Mas que sede de poleiro. Afinal quem vai chefiar o provável novo governo o Costa do PS ou a Catarina do Bloco? É que só oiço novas medidas pela voz da Catarina.

Um que tambem queria tacho

Anónimo disse...

Provavelmente ela é a porta voz do trio.

Também noto que é ELA que tem o dom da palavra.

um que se está marimbando para os tachos.

Anónimo disse...

Deixem-se de parvoeiras (com todo o respeito pelos senhores comentaristas).

A FESTA, já vai em 650 mil desempregados????????????????????????????.

Quase OITO POR CENTO da população!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Já pensaram de que forma e para onde vão MIGRAR??????????????????????

Diga-se o que se disser, escreva-se o que se escrever. TEM QUE HAVER ALGUMA MUDANÇA que impeça o que me parece já não ser impeditivo.

Sob pena de ...

Até amanhã, se Deus quiser.