quarta-feira, 16 de setembro de 2015

ORELHUDOS do CARAÇAS ¨- Cronica de A,N.B.


i)                    Estados de Espírito
Dito de uma forma directa, em democracia, uma das piores coisas e erros que podem acontecer é convencer-nos que há vitórias antecipadas. Ou vitórias que já cá cantam… A realidade eleitoral do país  já não é essa.
De um modo geral, o eleitorado português pode, por vezes, não saber bem por onde escolher. Mas sabe «sociologicamente» o que não quer.
Por isso, se afirma que o melhor que pode acontecer aqueles que  vão ser Governo (voto à esquerda para que sejam efectivamente Alternativa) é dispensar o ruído, as vitórias antecipadas e o triunfalismo excessivo dos debates e das campanhas eleitorais.
Aliás, no Alandroal, a um nível autárquico pré-2017, vamos também reparando que certos rumores, esboços políticos ambiciosos e alguns arquitectados desenhos de furtivas candidaturas locais para além de se mostrarem  prematuras, melhor seria que fizessem previamente o trabalho de casa.
Bem como a necessária «autocritica politica» para não aparecerem depois como repetidas, algo clandestinas, griladas e derrotáveis.
Gente e visitantes haverá por aqui, no Al tejo, que avalia esta mensagem de uma forma que não é ligeira nem estará deslocada. Como também não deve ser vista como uma piada.
                   Assim deve ser avaliado, este estado de espírito e aviso   d´alma local.


ii                             Estado das Coisas
No caso  dos refugiados que estão a chegar em massa à União Europeia, é caso para dizer que “a Europa dos 28” tem o dever moral e humanitário de os receber com a dignidade que merecem ao abrigo das convenções internacionais.
O problema, no entanto, é bastante complexo e vai prolongar-se por muito tempo. Internacionalmente e como não podia deixar de acontecer já chegou a Portugal.
Ao que sabe há pelo menos 10.000 crianças cujas tenras vidas, sem pais, andam correndo perigos desumanos.
Para não acrescentar mais palavras aos factos violentos que estão à vista, todos os dias, vamos apenas acrescentar duas coisas: (a) “em 2014, a Alemanha e os USA bateram recordes na venda de armamento aos países do Golfo”. (b) Esta realidade com que agora nos confrontamos vem muito detrás. Cito, por exemplo, A. Ben Bela, Presidente da Argélia quando disse, há 25 anos, o seguinte: « O Sul é um arrabalde de barracas que têm em frente um campo de golfe. O que pode acontecer? Uma invasão. Para a impedir, só há uma fórmula: que os arrabaldes vivam melhor.»
 Como se pode ver esta profecia de Ben Bela ( que a Europa abastada não desconhecia) estava inteiramente acertada. O III Mundo descolonizado deu agora origem a um IV Mundo miserável e refugiado que decidiu atravessar o Mediterrâneo.
  Assim sendo limitar-me-ei a acrescentar: A Europa tem de ajudar! Mas deve fazê-lo de modo muito diferente. Assim não chega! As grandes migrações precederam sempre os grandes conflitos. 

iii)                Estado da terra
Seria deveras interessante e desejável que a Autarquia do Alandroal, no caso dos refugiados sírios, que vão chegar a Portugal e ao Alentejo se dispusesse a receber também algumas dessas famílias.
Além de desejável seria uma acto justo e humanitário…que consumiria pouca electricidade.
Acresce que vai haver fundos da União Europeia para o efeito. Julgo acreditar  que a Câmara da CDU possa já ter pensado nisso.
Mas se ainda não fez, é agora a altura de o fazer e agir, em conjugação com as demais forças partidárias locais participando todas neste esforço urgente e solidário.  

                António Neves Berbém
                 (16/9/2015)













8 comentários:

Anónimo disse...

o ANB chegou à politica do alandroal 35 anos atrasado e como todos os que se atrasam vem agora cheio de pressa dar sentenças sobre tudo e sobre nada

Anónimo disse...

a camara aderiu ao FAM nao pode receber apoios dinheiro vindo de Bruxelas

Anónimo disse...



OBS.

Pode ao menos dizer-nos (mesmo que seja de uma forma anónima)qual

é a marca do seu relógio e se costuma almoçar fel e jantar bofe

mais vezes do que anda há bastante tempo a dever a si

próprio?

Cumprimentos pontuais, (18.07)



ANB

Anónimo disse...

O MEU RELÓGIO É UM BREGUET Nº 3006 JÁ O SEU É UM TIMEX A PILHAS, DE CERTO.
FEL E BOFE NÃO GOSTO NÃO FAZ PARTE DA MINHA DIETA, SOU MAIS DE LAGOSTA E BIFE DO LOMBO. E CHAMPANHE.

CUMPRIMENTOS CORDIAIS.

Anónimo disse...

Olhe sr ANB todas as suas ideias são muito boas e os seus sentimentos serão ainda melhores, mas cá pelo Alandroal já temos centenas e centenas de pessoas que precisam de ajudas em todas as vertentes e a Câmara já não vai chegando "o trigo à renda".
Tenho a certeza que os refugiados necessitarão de todo o apoio e tenho também a certeza que se devem ajudar, mas, vamos dar o quê? Miséria? Miséria já eles trazem. Assim haverá regiões mais desenvolvidas deste "pequeno/grande" país onde será mais fácil e melhor o acolhimento que essas pessoas precisam.
Só mais uma coisa: lamento muito mas o seu artigo (ou pelo menos a parte que ao nosso concelho diz respeito) denotam uma total ignorância do que por cá se passa e de como por cá se vive!

Anónimo disse...

denotam uma total ignorância do que por cá se passa e de como por cá se vive!

17 setembro, 2015 15:35

NÃO TENHO NADA A VER COM A CONVERSA , MAS CARO AMIGO, NO ALANDROAL PASSA-SE O MESMO QUE EM LISBOA OU NO PORTO, OU EM BEJA.
EM TODO O LADO HÁ GENTE SEM DINHEIRO PARA COMER , GENTE QUE VIVE MUITO MAL, GENTE QUE VIVE MAIS OU MENOS, E GENTE QUE VIVE BEM, E GENTE QUE VIVE MUITO BEM.
NÃO QUEIRA O AMIGO FAZER DOS OUTROS IGNORANTES, PORQUE AQUI IGNORANTE PELOS VISTOS É O AMIGO PARA ALEM DE OUTRAS COISAS MENOS ABONATÓRIAS QUE SE DENOTAM. NÃO SE DESCARTE COMO CERTOS PAÍSES DA EUROPA ESTÃO A FAZER PORQUE TODOS TEM O DEVER DE AJUDAR, POSSIVELMENTE O CONCELHO DO ALANDROAL PODE AJUDAR UMA FAMÍLIA DE 4 PESSOAS E OUTROS CONCELHOS PODERÃO AJUDAR MAIS QUE UMA FAMÍLIA, AGORA EMPURRAR OS PROBLEMAS PARA OS OUTROS E DESCARTAR RESPONSABILIDADES NÃO FICA BEM. ISTO DE CADA UM OLHAR PARA O SEU UMBIGO E TUDO SERVIR DE DESCULPA, DÁ MUITO JEITO, MAS É FEIO.

Anónimo disse...

Acresce que vai haver fundos da União Europeia para o efeito. Julgo acreditar que a Câmara da CDU possa já ter pensado nisso.
Mas se ainda não fez, é agora a altura de o fazer e agir, em conjugação com as demais forças partidárias locais participando todas neste esforço urgente e solidário.

António Neves Berbém
(16/9/2015)



Não de deixam de ter razão alguns comentários que dizem que o caro BERBÉM tem total ignorância do que por cá se passa e de como por cá se vive!

Pergunta,
"Julgo acreditar que a Câmara da CDU possa já ter pensado nisso."

Acha mesmo que já tratou disso ou até que já pensou no assunto???????

E remata,
"Mas se ainda não fez, é agora a altura de o fazer e agir"

Agir, mas sabe lá este executivo essa palavra.

Caro Berbém, quem sabe o que vai no convento é quem está lá dentro, as coisas ainda são bem piores do que a triste e vergonhosa aparência, a realidade é bem mais feia e grave em todos os sentidos.

Bom dia.

Anónimo disse...

Agir, há por aí um cantor novo com alguma fama com esse nome.
Bem podiam agir e trazer cá o AGIR sempre era dinheiro mais bem empregue que o que a Sra. PRESIDENTE gastou com a pimbalhada, em televisão , cuidado que não foi uma coisa qualquer.
E com o AGIR bem que agiam, pois tinham uns milhares de gente nova que vinha de certo ao Alandroal.
Não os vejo é a fazer nada, e agir, que é dele.

João Portugal