quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ASSIM NÃO !

Faz hoje uma semana que no Alandroal (minha terra), se iniciaram as Festividades anuais, com as quais se pretende homenagear a sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Terminado que foi este período, não ficaria bem com a minha consciência se não esboçasse umas linhas para falar sobre as mesmas.  
Hesitei muito em dar a conhecer a minha modesta opinião, no entanto e dado que assino e me responsabilizo pelas afirmações que não posso calar, não vou deixar de o fazer, solicitando a todos aqueles, que pretendam rebater tudo aquilo que vou escrever que o façam tal como eu, identificando-se.

Um misto de vergonha e um sentimento de frustração além de me sentir ultrajado, tal como suponho,  todos aqueles que já nos deixaram, e que foram, tal como eu fui, responsável pela organização das Festas de Setembro, me invadiu quando no Domingo de Festa aí me desloquei no intuito de acompanhar, e filmar a Procissão, tal como o venho fazendo de há uns anos para cá.

Organização

Foram outrora, as Festas organizadas por uma Comissão de Festas, tendo à frente um responsável (Mestre Zé Biga) que se fazia acompanhar de vários membros da sua confiança, e entre eles deliberavam a logística a seguir, responsabilizando-se pelos lucros ou prejuízos que a realização da mesma poderia acarretar, não deixando de em balancete afixado nos locais habituais dar conhecimento ao povo dos resultados da mesma.
Posteriormente esteve a cargo de Colectividades (Banda, Sociedade Artística, Bombeiros), que assumiam os riscos, e que alem dos Corpos Gerentes, se faziam acompanhar de pessoas da sua confiança, tendo um responsável máximo (Presidente da Direcção) para assumir qualquer problema e prestar esclarecimentos, não deixando nunca de apresentar os resultados monetários obtidos nas Festas. 
Mais recentemente, e muito bem, assumiu a responsabilidade da organização dos festejos a Autarquia (á semelhança de outras espalhadas por todo o Portugal). Foi bom para toda a população, pois passou a usufruir de espectáculos sem custos, foi bom para quem responsável pela organização, pois era necessário muito trabalho, muitas noites perdidas, muitos esforços despendidos, muito calcorrear de montes e vales a pedir “uma esmola para as Festas”. Tudo isto estava ao alcance da Camara, dado dispor de material humano especializado, logística, e mão-de-obra.  
Com a actual Camara, voltaram as Festas a ser organizadas pelas Colectividades e Associações locais.
Terá sido uma medida acertada? Pelo menos e no que toca a muitos Alandroalenses com quem convivi no dia em que me desloquei ao Alandroal, a dúvida pairava. Os contornos estão mal definidos. Que critérios foram utilizados? Como são distribuídas as verbas às diferentes Associações? Que Associação é responsável pelas atrações contratadas? Em caso de algum lucro (o que coloco muitas duvidas) como é distribuído o mesmo? E em caso de prejuízo? Não são apresentadas contas? A quem? Se ocorrer algum acidente motivado por material da Festa a quem me posso queixar?

A festa:

Não vou de maneira alguma tecer qualquer comentário a propósito das atrações que estiveram na Festa. Não tenho conhecimentos musicais para tal, e continuo a seguir o lema «cada um faz a festa á sua maneira», cada qual gosta do que gosta e quem não gosta ignora e não assiste, tal como eu fiz ao ler o programa, e conclui que apenas os da casa tinham para mim algum valor.
Há no entanto outros motivos que me merecem alguns reparos, e que justificam o título que dou a esta crónica. Porquê a insistência de juntar o Festival da Juventude com a Festa de Setembro? Porquê a não obrigatoriedade de respeitar um horário que permitisse a quem trabalha o descanso necessário para enfrentar o dia seguinte? Porquê a proibição de levar outras bebidas para o recinto do espetáculo? Eu só bebo cerveja sem álcool… vendiam lá? Os bares sediados no recinto, foram objecto de propostas para exploração? Foram afixados anúncios para concurso, ou foi por ajuste directo? E por quanto? E que verba vai ser distribuída por cada associação?
Não são dias a mais para tanta festa, numa localidade de população cada vez mais reduzida e sem grande poder de compra?

É verdade. Senti-me ultrajado quando chegado ao Alandroal deparei com a ornamentação que compunha o recinto das Festas. Que pobreza! 
Acudiu-me à ideia os meus tempos de festeiro e as “negociações” que na altura eram feitas com o Francisco Chouriço de Estremoz,  as “pidas”e outras “trabalheiras” que eram necessárias fazer para arranjar os 100 contos para ornamentar com dignidade a Praça, a Torre, a Rua da Mata, a  Drº Xavier. Compreendo perfeitamente que não se ilumine o Castelo como outrora (até fui “pilhar” uma foto ao face do amigo J. Pua, para ilustrar), porque aceitei a justificação dada na altura (outro reparo a fazer: não há qualquer comunicação por parte dos responsáveis, alem da programação ser escassa e em cima da hora). 
Agora meia dúzia de arcos mal enjorcados, e calçar umas mini meias brancas ás velhinhas palmeiras para dar um ar de festa à sala de visitas do Alandroal, convenhamos que é muito pouco.

Parte Religiosa

Para não destoar, também a parte religiosa deixou muito a desejar.
Cerca das 17,00 horas (a Procissão estava programada para as 18,00H), disse eu às minhas netas: Vamos à Igreja para verem o que é uma Igreja profusamente ornamentada com flores naturais com um Altar Mor, e Outros como vocês nunca viram (baseava-me no que tinha visto de há dois anos para cá).


A primeira desilusão foi encontrar a Igreja fechada, a segunda foi mais tarde á hora da Procissão não ver o que esperava, pois ornamentação condigna com o que a Venerável Imagem merecia: NADA.

Depois deu-se o caso de sem qualquer aviso prévio, ser alterado o percurso da Procissão, defraudando todos aqueles que no local habitual se prestavam para homenagear a sua Padroeira e de tal se viram privados (Caso do meu pai, que após internamento hospitalar, e com bastantes dificuldades motoras ali se deslocou para prestar o seu agradecimento à Virgem, e prestar-lhe merecida devida homenagem).

Não foram as Festas que uma Vila, sede de Concelho, a comemorar 500 anos de Foral, mereciam. O Alandroal, o Concelho os Habitantes merecem mais.
As Festas estão a definhar…
Ou será, como já se murmura, a intenção é acabar com elas?
ASSIM NÃO …

Chico Manuel




14 comentários:

Anónimo disse...

Excelente comentario. Amigo Xico as Festas não estao nem melhores nem piores do que as outras coisas por cá. Ou seja parece que está tudo a andar para tras, porque será?
Maria da Conceição

Anónimo disse...

Parabéns sr. Francisco Manuel pelo seu artigo! Espelha profundamente o sentir da grande maioria dos alandroalenses (da sede de concelho) que TINHAM orgulho da sua festa e da sua terra; hoje podemos dizer que conseguiram "humilhar" uma sede de concelho e uma população, fazendo destas festas umas festas de aldeia de interior (sem menosprezar as aldeias claro)!
E não tem a ver com o facto de não serem as grandiosas festas e programas com artistas caríssimos como já por cá passaram... não, tem a ver com a falta de gosto na generalidade, com a falta de organização, com o "arrumar da casa" à pressa para "inglês ver" como diz o nosso povo. TRISTE! É como me sinto também!
Mas se motivos há para criticar e apontar o mau, podemos também apontar o que esteve melhor e posso dizer que a ideia de fazer as largadas no espaço do mercado esteve boa, já que tivemos a possibilidade de estar à sombra, de usufruir de um descanso sentados na relva e poder acompanhar todo o espaço percorrido pelo boi pois era um espaço mais reduzido mas o bastante para o que se pretendia. Bato palmas à ideia. Quanto ao resto... alguém que se sente e faça um ato de contrição. Para o ano, quando voltarmos, que haja mais motivos para bater palmas. Tenham um bom dia!

Anónimo disse...

O grande culpado desta total bandalheira é o executivo camarário, não é preciso ser Dr. ou Advogado para saber que isto de entregar as festas a associações andando elas de costas voltadas umas para as outras pelos motivos que se sabem ( política ) não era possível resultar em algo de bom.

Uns querem umas coisas, outros querem outras é uma verdadeira equipa de futebol sem treinador.
Deveria ser esse treinador e orientador o Município, até porque injecta dinheiro publico que é preciso controlar onde e como se gasta, entre muitas outras coisas como zelar pela qualidade da nossa festa e assim devolverem a dignidade a nossa festa como apregoam e prometem no programa eleitoral da CDU.
Pelos vistos prometem fazer mas dão a tarefa a outros,

TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS.

Anónimo disse...



É com muita tristeza que li esta Postagem !...

Acabar???... N U N C A !!!!!

Sem mais comentários...

Anónimo disse...

Também acho que acabar nunca, mas se não querem acabar com ela, parece.
É que a continuar assim nesta decadência que se arrasta há já 6 anos e que se agrava de ano para ano, bem pode o comentador , eu e muita gente querer que a festa não acabe porque a vão conseguir matar.
E francamente, que se faça a parte religiosa mas bem feita que nem essa escapa à falta de organização e acabem com o resto, porque a ser como foi este ano é melhor não haver mais nada, É MAIS DIGNO.
Isto para quem nos visita é uma vergonha, para as pessoas, para a Terra e para o MUNICÍPIO do Alandroal que bem se pode descartar e imputar responsabilidades ás associações, mas vai levar sempre com a culpa e ainda bem, porque são os verdadeiros culpados da degradação da festa da nossa Padroeira.

Sem mais comentários.............

Anónimo disse...

Quando à câmara municipal cabia a organização das festas e a coisa corria mal.............a culpa era da câmara municipal!
Agora que a organização das festas não cabe à câmara municipal, e parece ter dado para o torto, adivinhem.............a culpa continua a ser da câmara municipal!
Gente mesquinha a que serpenteia por este Alandroal!

Anónimo disse...



O POVO está indignado,
está coberto de razão;
Assim não dá resultado,
há que arranjar solução!!

Anónimo disse...

Quando à câmara municipal cabia a organização das festas e a coisa corria mal...


ESTÁ A FALAR DE QUE ALTURA?
A QUE EXECUTIVO SE REFERE ?

TENHA LÁ CUIDADO PORQUE HOUVE FESTAS QUE CORRERAM MUITO BEM E ORGANIZADAS PELO MUNICÍPIO, CLARO QUE NÃO HÁ NADA PERFEITO E SEM FALHAS, MAS TIVEMOS NO ALANDROAL FESTAS COM BOA ORGANIZAÇÃO, TANTO NA PARTE DE ASSOCIAÇÕES NO ANTIGAMENTE COMO DO MUNICÍPIO.

OLHE QUE NÃO FAZER JUS À VERDADE E A FACTOS É FEIO, A MEMÓRIA QUANDO DÁ JEITO É CURTA E TAMBÉM SE PODE DIZER QUE O COMENTADOR É MESQUINHO E SERPENTEIA POR ESTE ALANDROAL.

Anónimo disse...

O problema consiste na falta de profissionalismo quer queiramos ou não reparem, nos anos que as festas corriam melhor eram organizadas por pessoas que já estavam habituadas a fazer o trabalho como tal podemos dizer que sabiam da coisa, agora não se pode pedir ás associações ou ao município que sejam boas organizadoras de eventos porque não foram tiveram formação para tal.

imaginem pedirem ao senhor da salsicharia ir a administrar a queijaria?

não se esqueçam quem sabe da tenda é o tendeiro.

Anónimo disse...

" como tal podemos dizer que sabiam da coisa, agora não se pode pedir ás associações ou ao município que sejam boas organizadoras de eventos porque não foram tiveram formação para tal."

Pois não se pode pedir que sejam bons organizadores,mas que admitam que não sabem fazer em vez de se porem a inventar com dinheiros públicos, sejam humildes e ponham a tratar das coisas gente que saiba, paguem a profissionais, a ordem é poupar e lá vem o ditado mais que assertivo que, o barato sai caro.

Anónimo disse...

eles admitirem alguma coisa , nunca nunca admitem podem é dizer que não sabiam, que não se lembram, que não tiveram tempo , mas dizerem que são incompetentes nunca meu caro , porque está das instruções, percebeu !

Anónimo disse...

No caso deste executivo é claro como a água que não estavam preparados para a tarefa que abraçaram e por isso para além da total falta de responsabilidade e tão notória incompetência, nem precisam de dizer nada, já toda a gente fez julgamento e os tem na conta que merecem.
Mau de mais, uma vergonha.

Anónimo disse...

Toda a gente sabe o que foi mau demais e uma vergonha para todos os alandroalenses. Apetecia-lhe repetir a dose, não??

Anónimo disse...

Deixa estar que o outro foi mau, mas o que veio a seguir só num mandato duplicou a divida de décadas, portanto foi melhor, conseguiu gastar mais em menos tempo.
E os actuais uma maravilha, nada fazem que se veja, mas gastar é com fartura e sem haver dinheiro. Quando para se aparecer na televisão se paga com dinheiro publico está tudo visto.

A DOSE QUE FALA NÃO ERA BOA, MAS DEIXE ESTAR QUE COM A ANTERIOR E ACTUAL É QUE O ALANDROAL VAI PARA A FRENTE.