quarta-feira, 19 de agosto de 2015

RESUMO DE NOTÍCIAS REFERENTES AO ALENTEJO

A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) afirma que a má qualidade da água bruta da barragem do Roxo se deve à actual “situação climatérica” e ao abaixamento do nível de albufeira, mas diz que “só para o ano” será avaliada a necessidade de um “eventual reforço do volume armazenado”. Para reduzir os problemas com o sabor a terra e o cheiro a mofo da água que abastece Beja e Aljustrel foi agora resolvido captá-la mais longe da margem.

O número de nascimentos está a subir nos distritos de Évora e Portalegre. Subidas que acompanham o todo nacional.

O tempo quente e seco deverá ajudar os produtores a ter mais uvas para a produção de vinho este ano. As previsões agrícolas do INE, divulgadas nesta quarta-feira, apontam para um aumento global de produtividade de 8% em comparação com 2014.  Nas regiões do Tejo e Alentejo a produtividade deverá manter-se em comparação com a campanha anterior.

Os restos mortais de 12 adultos foram encontrados numa antiga pilha de lixo nas traseiras do antigo edifício do tribunal da Inquisição de Évora.

Os investigadores do departamento de Biologia da Universidade de Évora e do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra procediam a escavações de rotina em Évora no edifício do actual Forúm Eugénio de Almeida, quando encontraram dezenas de restos mortais de vítimas da Inquisição. Os esqueletos estavam numa antiga pilha de lixo nas traseiras da prisão que servia a Inquisição em Évora e é um indicador da forma como eram tratados os condenados que morriam na prisão.

Sem comentários: