segunda-feira, 17 de agosto de 2015

MUITO BEM SENHORA PRESIDENTE

Domingo após o almoço aproveitando o dia ameno que se fazia sentir, sem disposição para aturar os “vendedores de banha da cobra”, que proliferam nos fins-de-semana na televisão que nos oferecem (?) (dantes só apareciam nas feiras a apregoar que em vez de uma davam não duas, não três, não quatro mas cinco cobertores a quem comprasse um. Agora passam de 3 em 3 minutos a massacrar-nos com números de telefone prometendo milhares de euros aos que caiem no conto do vigário, sugerindo ainda por cima onde gastar o dinheiro. Não bastava a pimbalhada com os mesmos de sempre), aproveitei para disfrutar num excelente espaço verde para um desanuviar de preocupações e nada melhor que acompanhado de um rádio.
No espaço entre as 15h e as 16, sintonizei a R.N.A.  e deparei com um programa de nome “Cardápio” (suponho que com produção da “Alternativa”) e no qual se dá destaque às organizações locais a propósito de gastronomia.
Fiquei de imediato preso ao programa dado o mesmo se centralizar na minha terra natal, Alandroal, e porque a entrevistada era a Senhora Presidente da Câmara Drª Mariana Chilra.
Estava em questão a ideia de no Alandroal se promover mês a mês um prato diferente confecionado à base de produtos locais e  adquiridos tanto quanto possível aos proprietários da terra.
Acudiu-me de imediato a quantidade de comentários depreciativos que por aqui abundaram quando foi dada a conhecer a iniciativa. Agora depois da brilhante explicação da Srª Presidente justificando o porquê e os benefícios de tal, não posso deixar de pensar que aquilo que por vezes já aqui tenho denunciado se verificou: falta de comunicação.
Atermando com vozes que nos transportam ao nosso Alentejo (Vitorino, Adiafa, António Zambujo entre outros


Foram dadas a conhecer – belbroegas – alabaças – chícharos hortelã da ribeira- poejos- a galinha – o cabrito (criados nos nossos campos) – os pasteis de bolota- toda a nossa doçaria – os nossos vinhos – o nosso peixe  -  as nossas sopas – os sabores da nossa terra e destacados os nossos restaurantes.
Falou-se das nossas tradições, da Boa Nova, das nossas Festas, do Endovélico, do nosso património, da antiguidade de Terena, do simbolismo ds ruinas da Fortaleza de Juromenha (escapou Pêro Rodrigues), do nosso bonito Castelo.
Muito bem Senhora Presidente!
Gostei e


Chico Manuel


13 comentários:

Anónimo disse...

Tambem gostei, mas falar das nossas tradições, das nossa festas não chega, há que as apoiar de todas as maneiras, e o Município tem que zelar de todas as formas pela revitalização das mesmas.
Vejamos o caso da festa de setembro, em que o Município dá uns dinheiros a umas associações e de descarta de tudo o resto, o Município deveria controlar no bom sentido e gerir o que essas comissões querem fazer, porque se assim continuar corremos o risco que a nossa festa para alem da parte religiosa não tenha nenhum prestigio e seja transformada literalmente num festival pimba do pior, como já está a acontecer.

O problema da Senhora nunca foi falar mal e ter falta de ideias, o problema está em passar das palavras aos actos, em fazer.

Carlos Bica

Anónimo disse...

Basta ir ao programa eleitoral da CDU que guardo religiosamente para memória futura e de facto estão lá ideias de grande visão a todos os níveis, e na questão cultural e do turismo é um projecto que a ser realizado ia dar que falar e tirar o Alandroal deste pântano.
O problema é que praticamente nada do que lá consta e foi prometido foi feito, só se vê continuidade a papel químico, podiam ir aprendendo com os erros e as falhas e melhorar, mas nem isso é feito, continuam a repetir os mesmos erros de forma tão sistemática que para alem da incompetência visível, parece que faltam muitas outras coisas.

Foram já quase dois anos de total marasmo, e ao que se deslumbra vem aí mais dois anos do mesmo.

O Xico aplaude e está no seu direito, mas se calhar tem uma visão diferente de quem aqui vive a tempo inteiro, a verdade é que é muita parra e pouca uva, é tudo muito romântico, objectivamente, praticamente nada se faz.
Mostra gastronómica mensal, está bem, nada contra, mas até parece que é algo de tão transcendental e nunca visto para tanto aparato.
Como dizia a minha mãe, quem os ouvir falar não os leva presos e ainda outra, com papas e bolos se enganam os tolos.

Anónimo disse...

Caro Xico

Os muitos comentários depreciativos QUE POR CÁ OUVES em relação a esta iniciativa da nossa câmara tem uma razão de ser.

Não sabes qual é?

É que ela SÓ EXISTE NA CABEÇA da presidente.

O impacte nos restaurantes é ZERO!!!

É muito bonito para OUVIR NA RÁDIO mas não liga com a realidade como muita coisa que vai saindo da boca da nossa autarca.

Tu e as outras DUAS OU TRÊS PESSOAS que ouviram isso até gostaram mas com conversas destas o concelho avança ZERO, penso eu de que!!!


Ass.
Alabaça Realista

Anónimo disse...

Um dos graves erros dos políticos na sua generalidade é que assim que se apanham no poder se transformam e de tudo ficam a entender,alguns inteligentemente aconselham-se com quem sabe mesmo das coisas, mas na maioria depressa são contaminados com o quero posso e mando, e eu é que sei.
Há Municípios como é o caso de Montemor que, em questões culturais e lúdicas tem uma equipa de gente profissional que, sabe o que faz e nesse tipo de casos os Presidentes tem uma qualquer ideia e são logo aconselhados, se é possível fazer ou não, e como melhor fazer.
No caso de Municípios como o do Alandroal, que não tem equipas de gente profissional nestas árias e outras, vá de cumprir as ordens de quem manda, ou seja dos Presidentes, mesmo que as ditas não tenham pernas para andar ou estejam completamente erradas.

Dizia um profissional da ária em conversa séria sobre o tema com alguma gente "notável " do Alandroal que, os políticos não entendem nada de nada nestas coisas de produzir eventos culturais, ou tem uma estrutura interna competente para o fazer, ou tem que dar os trabalhos e escutar profissionais, porque senão sai mmmmmmmm, independentemente de terem pouco ou muito dinheiro.
E depois de ouvirmos as explicações e as argumentações tivemos todos que concordar.

Não me espanta por isso que o comentador Ass.
Alabaça Realista, diga e muito bem.


"Os muitos comentários depreciativos QUE POR CÁ OUVES em relação a esta iniciativa da nossa câmara tem uma razão de ser.

Não sabes qual é?

É que ela SÓ EXISTE NA CABEÇA da presidente. "


A verdade é que já vão quase 2 anos de brincadeira e de experiências sem qualquer resultado com dinheiro público.

Anónimo disse...

Tudo claro como a água.

Teve esta SENHORA a grande ideia de candidatar as SAIAS a património da Humanidade, e como tal não se fala noutra coisa por este País e a divulgação e promoção das SAIAS tem sido feitas ao mais alto nível e com a qualidade que as SAIAS merecem.

Uma ideia destas não é de facto para toda a gente, e muito menos por em prática com esta objectividade e este impacto.

Como diz acima um comentador, há pessoas que acham que o que se passa dentro das suas cabeças é uma coisa real, quando na verdade não passa de um sonho deslumbrado e lírico.

Anónimo disse...

Muito gosta o portuga de chamar Doutor e Doutoras a quem não o é.
Ser advogado ou advogada neste País não é ser Doutor,nem ser Presidente de Câmara, um Juiz, sim, é um Doutor.

Não vem nada de mal ao mundo por causa disso caro Xico Manuel, mas é coisa que me faz formigueiro, esta forma de pensar que nos vem desde o tempo da ditadura do beija mão e vénia aos doutores.
Por sermos um País de tanto doutor é que estamos como estamos, há doutores a mais e operários a menos.

Anónimo disse...

Estas palminhas tão engraçadas a dar a dar são de certo para o cometário de 18 agosto, 2015 11:48.
Até eu do lado de cá bato as minhas palmas.

João Ramalho

Anónimo disse...

a senhora presidente falou bem!?entao o nabais e o grilo falavam mal?o passos coelho fala mal?todos falam bem o problema vem depois da fala

Anónimo disse...

Pois... também gosto muito de ouvir o que diz a sra. Presidente... o que não gosto tanto é do que ela não diz...
Já lá dizia o António Aleixo "Sem que discurso eu pedisse/ Ele falou eu escutei/ Gostei do que ele não disse/ Do que disse não gostei"
Eu porém estou ao contrario...
è que nem tudo o que luz é oiro e no que diz respeito a tudo o mais somos muito iguais: vejam, a quem interessar o que se está a passar com os estágios para um Tecnico Superior/Terapeuta da Fala...
Há muita gente neste concelho realmente a necessitar de "ajudas" no modo de falar....
Hoje fica por aqui... mas quem estiver interessado vá ao Municipio e informe-se.

Anónimo disse...

O que eu gosto mesmo e aplaudo com toda a força é a lata da nossa Autarca em começar qualquer conversa com a frase feita, NÃO HÁ DINHEIRO, acho que só a Senhora é que não percebeu o ridículo da situação e que a mesma é comentada por todo o lado.

Tem que mudar de moleta Sra. Presidente, essa já lhe fica mal e não a abona em nada.

Com todo o respeito, mas acho que a partir do momento em que chegou a Presidente, ficou com a sensação que toda a gente a não ser a Senhora é parva.

E por aqui me fico.

João Maria

Anónimo disse...

continua a doer, está visto.

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
continua a doer, está visto.

19 agosto, 2015 18:08

Sim, cada vez dói mais ver o Alandroal a ir ao fundo, e já se foram as bóias e os salva vidas e é na altura do afundamento que nos toca um executivo com esta total capacidade de reverter.

Anónimo disse...

Mas quem foi que levou o Alandroal ao fundo?