terça-feira, 2 de junho de 2015

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL - Rubrica mensal a cargo do Tói da Dadinha

                      «QUEM QUISER BOM MELÃO, SEMEIA-O NA MANHÃ DE S. JOÃO»


                                     AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM – ANIMAIS
 AGRICULTURA – Cavar, estrumar (com estrume NATURAL) e semear os campos. No Minguante (dia 09) ceifar o trigo, o centeio e a cevada. Extrair o mel e a cortiça. Na vinha, continuar com os tratamentos e aplicar o enxofre quando se manifestar o oídio.

HORTA – Em viveiro semear alface, repolho, couves flor e couve galega. Em local definitivo semear cenoura, nabo, rabanete, salsa, etc.. Colher a batata de Fevereiro. Cuidar de batatais e morangal. Continua a sementeira do feijão para consumo em verde. Plantar batata, pimento e tomate. Colher cebola, alho, alface e aipo, da sementeira de Janeiro. Colher as nêsperas.

JARDIM – Semear begónias, calêndulas, gipsófilas, goivos e colher rosas, cravos, etc.

ANIMAIS – O gado, bem bebido sai dos estábulos logo ao amanhecer ou ao entardecer.
Despeço-me com amizade
 Tói da Dadinha
 2015.06.01   


1 comentário:

Anónimo disse...

Bonitas imagens apresentadas nesta rubrica. Imagens rurais que deixam, - quem como eu, é do campo mas está fechado na cidade, - bem disposto para o dia de trabalho. Obrigada por depositarem neste blogue imagens maravilhosas da ruralidade, e não só. Estou a adorara ler e ver o que por aqui muito bem se escreve e se mostra. Obrigada a todos os que proporcionam estes bons momentos.
Também gosto de ler o Borda D'Agua e gostava de ver e ouvir o Senhor Sousa Velosos, "despeço-me com amizade" outros tempos em que havia mais amizade entre as pessoas e a televisão transmitia rubricas agradáveis.
Um Bom Dia para todos (também com amizade).
Maria Mira