terça-feira, 2 de junho de 2015

DUQUES & CENAS - Uma rubrica do Dr J.L.N.

É uma afronta aos princípios da civilidade e do bom gosto o trabalho (trabalho?) que os elementos do júri do programa Ídolos estão a levar a cabo todos os Domingos á noite na SIC. Se dois dos seus elementos estão directamente. Ou indirectamente ligados á música, pois não o demonstram tal é a dualidade de critérios que utilizam na avaliação dos candidatos. Já o elemento feminino não está minimamente por dentro deste tipo d concurso e, provavelmente, nem cantar sabe. Se fossem só estes os defeitos do trio-nada-maravilha, do mal, o menos. O grave é o humor sem qualquer piada, os comentários sem nexo, as críticas severas e, na sua maioria, gratuitas que todos fazem á prestação da rapaziada. E, se por acaso, o concorrente mostra uma ponta de fragilidade, então aqueles três pseudo-predadores começam a salivar e não descansam enquanto não o transformam num farrapo quase irrecuperável. Por isso, se és um jovem que pensa que sabe cantar mas que gosta de ser maltratado, humilhado, espezinhado, esquartejado por um trio de incompetentes…concorre a essa coisa chamada de Ídolos, porque, tal como os antigos romanos, o povo continua a gostar, e muito, de sangue, lágrimas, pão e circo. E quanto mais degradante for a coisa tanto mais sucesso ela tem.. Nada mudou, afinal, desde os tempos mais imemoriais. Se as pessoas mudaram, a natureza humana e os seus desejos mais escondidos e intensos continuam iguais e nós não podemos continuar a fingir que não percebemos.
Então não vão lá miúdas e miúdos fantásticos?” Vão. Não são eles que provocaram este texto. Foram aqueles três que pensam que avaliar é enterrar vivo quem se submete ás suas bastante questionáveis avaliações. Um dia, gostava de ver avaliado o olhar de um e o tom de voz do outro. Chumbavam sem possibilidades de recurso. A moça, essa está ali como mero adorno. Quase inofensiva, portanto.
J.L.N.

Publicado in Montemorense – Maio 2015
                                            XXX
                                                            A propósito foi notícia na imprensa de hoje:



A saída de Mariana e Luís, que faziam parte do mesmo grupo, foi a que rendeu mais comentários negativos ao programa no Facebook, com a maior parte dos utilizadores a colocar em causa a credibilidade dos jurados, especialmente Maria João Bastos, e a afirmar que Mariana e Luís tinham duas das melhores vozes que já passaram pelo concurso.


São estes os "maus da fita"

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois mas estes "meninos"continuam lá porque têm audiências para o "programa"continuar é esta a qualidade que os nossos borregotelespectadores gosta e não dispensam. Por mim programas destes bem que podiam ir todos para lá dom por do sool e não voltarem numca mais , mas isto sou eu que sou burro e não tenho coltura nenhuma.