sexta-feira, 12 de junho de 2015

CRONICA DE OPINIÃO DE HOJE TRANSMITIDA NA RÁDIO DIANA/FM

                                                                     PRODER

Sexta, 12 Junho 2015
É bom saber quando somos um exemplo. E na aplicação e execução do Programa de Desenvolvimento Rural, conhecido por PRODER, Portugal terá sido um exemplo.
Foi um Programa que o Ministério da Agricultura terminou com uma execução de 100% e o concluiu seis meses antes do prazo.
A razão por que quis destacar esta notícia nesta crónica semanal é simples. O setor agrícola é estratégico na economia regional alentejana. Daí a importância do PRODER para o Alentejo.
O país viu, através do PRODER, ser injetado na economia 4.700 milhões de euros (entre fundos comunitários e nacionais), aplicados em 31 mil projetos agrícolas.
E naquele conjunto de projetos encontram-se bastantes que vieram contribuir para a sustentabilidade e para a competitividade de muitas empresas do setor na região, permitindo a sua inovação e/ou modernização e, consequentemente, ganhos de rentabilidade.
O PRODER veio assim criar condições para que se mantenham várias atividades agrícolas em territórios de baixa densidade e em zonas desfavorecidas, permitindo inclusive a diversificação de culturas e a manutenção e criação emprego. E a fixação de pessoas naqueles territórios é uma necessidade de forma a manter aqueles territórios vivos.
Quem viajar hoje pela região consegue facilmente perceber a dimensão que este programa tem para o Alentejo.
Dar dimensão ao setor agrícola é não só importante para o crescimento da economia, como fundamental para reduzir a nossa dependência do exterior no agroalimentar. Mas também para que os produtos agrícolas nacionais possam contribuir para o aumento das exportações, numa lógica de reduzir importações e aumentar exportações, criando assim maior solidez à nossa balança comercial.
É muito certamente por se ter percebido os problemas do setor que se conseguiu apaziguar um setor que nos últimos anos esteve quase sempre em permanente contestação.
Hoje, o setor agrícola, com os apoios que necessita, está virado para a produção e determinado a ser competitivo.
A capacidade de diálogo da Ministra da Agricultura Assunção Cristas terá uma aqui especial relevância, porquanto, com determinação, sempre tem sabido resolver os problemas do setor e conseguir resultados que não seriam expectáveis, desde logo, a exemplar execução do PRODER.
Até para a semana
Rui Mendes

Sem comentários: