quarta-feira, 17 de junho de 2015

CINE CLUBE DOMINGOS MARIA PEÇAS

BIOGRAFIA:
                                    DOMINGOS MARIA PEÇAS
NASCIDO A 4 DE MAIO 1915  - NA  CIDADE DE ÉVORA
FALECIDO A 15 DE FEVEREIRO 2005 - NA CIDADE DE LISBOA
 Nascido de Pais elevadamente educados ligados á Industria da Panificação, EDUARDO CELESTINO PEÇAS e ROSÁRIA PITA PEÇAS.
DOMINGOS MARIA PEÇAS, foi educado no Colégio Salesiano de Évora. Foi influenciado pelos desejos de seus Pais. Era a sua Mãe, que desejava que ele seguisse TEOLOGIA. Ser PADRE era o grande desejo de sua MÃE - muito católica.
Sua vocação era outra !…
Muito jovem, volta de 1930 saiu de casa e começou a trabalhar, experimentando tudo o que lhe aparecia : venda de queijos, bolos, etc visitando todas as VILAS do ALTO ALENTEJO.
Fixou-se em MONFORTE em 1931, começando logo a trabalhar na
Padaria do Sr. FERNANDO CARVALHO.
Casou-se em 1935 com a Srª D. SILVIA MÁXIMA, desta união nasceram cinco filhos: Maria Rosária, Leonel, Emídio João, Lizete Marília e José Luciano.
Sempre com intensa actividade no negócio, adquiriu um Café na Rua do Arco em MONFORTE “ CAFÉ BANANA”, de onde lhe veio a alcunha de “BANANA”, porque foi ele que trouxe o primeiro “cacho” de bananas para MONFORTE, nunca visto antes pela população…
Entretanto enviuvou e em 1945 casou com a Srª D. JOAQUINA COELHO. Desta união nasceram quatro filhos: Margarida da Conceição, Alberto José, Artemiso Manuel e Eduardo Manuel (falecido).
Em 1949 assinou um contrato de exploração da Padaria do Sr. Fernando Carvalho, tendo ficado á sua responsabilidade.
DOMINGOS MARIA PEÇAS, foi um Homem, digno do seu bom nome, muito trabalhador e com muitas ambições…
A sua convicção, era sempre ter um futuro melhor, para dar uma boa educação aos seus nove filhos.
Em 1949 iniciou a actividade do CINEMA AMBULANTE SONORO, por todo o Alto Alentejo ( antes só havia Cinema mudo…)
A estreia foi em MONFORTE na Sociedade  “OS AMARELOS”, com projector de 35mm Philips, mais tarde na Sociedade Filarmónica “OS ENCARNADOS“ e no famoso “ QUINTALÃO”.
As exibições eram nas Casas do Povo, Sociedades Recreativas, Praças de Touros, por todo o Concelho de Monforte e Concelhos limítrofes.
DOMINGOS MARIA PEÇAS, através do Cinema Ambulante, transmitiu ás populações a cultura da Arte do Cinema, algo de novo passou a existir. Na altura só existia praticamente a Rádio.
Hoje, é o Cinema Tridimensional, Digital e Virtual. Muitos espectadores nunca estiveram numa sala de Cinema…porém, em contacto com a rede mundial de computadores, somando-se a qualidade dos Aparelhos Televisivos e a sua programação fechada, o Espectador do século XXI, tem assim a sua experiência do Cinema…
Mais tarde DOMINGOS MARIA PEÇAS por volta de 1962 mudou-se para Lisboa, continuou sempre ligado ao Cinema, indo todas as semanas a MONFORTE e arredores exibindo os seus Filmes, assim como no Distrito de Lisboa; Hotéis, Colégios e Eventos dedicados ao Cinema.
Finalmente terminou a sua grande paixão do Cinema em 2005.
Nunca deixando de perder os laços de AMIZADE com a Bonita VILA DE MONFORTE  - TERRA do SEU CORAÇÃO.
Eis o Retrato de um GRANDE HOMEM, HONESTO, PONTUAL, DEDICADO AMIGO, BOM MARIDO E BOM PAI.
BEM HAJA, DOMINGOS MARIA PEÇAS!

Quando da recente homenagem que lhe foi prestada pelo Municipio de Monforte.


Sem comentários: