segunda-feira, 22 de junho de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                        Eu sou Grego

Segunda, 22 Junho 2015
Decorre hoje em Lisboa uma Manifestação de Solidariedade com o Povo Grego. Como não estar solidário com o povo grego perante a enorme chantagem exercida pelas instituições europeias? Como não estar solidário com um governo que governa tendo em conta os interesses do povo e respeitando o programa eleitoral que foi sufragado?
O governo grego tem sido chantageado, ameaçado e caluniado, numa ofensiva sem precedentes do conjunto das instituições europeias e dos governos dos países europeus dominados pelo liberalismo radical. Dizem que a esquerda radical não cede. Que a esquerda radical é irresponsável. Uma esquerda, sim porque não sei a que radicalismo se referem, que defende as pessoas, a justiça social, o emprego, que as coloca como prioridade, que considera que quem criou a crise a deve pagar, é a verdadeira esquerda. Bem sei que constituem uma ameaça para a banca, para os interesses capitalistas. Bem sei… E por isso mesmo tem o meu total apoio.
Sabemos bem que dos 254 biliões de euros “europeus” supostamente injetados na Grécia para a retirar da crise, apenas pouco mais de 10% foram para o Estado Grego. 90% destes 254 biliões (!) ou foram direitos para o sistema financeiro (especialmente para a banca alemã e francesa) ou foram perdidos em medidas austeritárias para controlo do défice, medidas essas que falharam em toda a linha.
Sabemos bem de quem é a culpa da crise na Grécia, em Portugal, na Irlanda, em Espanha ou na Itália. Sabemos bem! E quem sabe, não pode deixar de estar de uma forma solidária e fraterna ao lado dos nossos.
Que não restem dúvidas: O problema dos gregos é também o meu problema. Um governo que está ao lado do seu povo é também o meu governo!
Que a democracia vença a chantagem. Que a coragem vença o medo.
Tenho a certeza que o vento democrático soprará o medo para o outro lado!
Até para a semana!

Bruno Martins

Sem comentários: