segunda-feira, 15 de junho de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM

                                                         Mitos

Segunda, 15 Junho 2015
Passos Coelho foi ao Portugal dos Pequenitos dizer que não passa de um mito urbano a afirmação que este governo tem encorajado a emigração dos portugueses.
Curioso que o líder da coligação Portugal à Frente faça estas afirmações no Portugal dos Pequenitos. Os nomes assentam bem a Coelho, não há dúvidas que ele quer um Portugal Pequeno e à frente, mas dobrado ou de joelhos.
Sabemos bem que não se trata de mito nenhum. Temos memórias das diferentes declarações de vários membros do Governo, assim como sentimos na pele o flagelo da emigração e, em especial, da emigração dos jovens. Todos sabemos de familiares, amigos, vizinhos, …, que se viram obrigados a emigrar, procurando uma vida melhor, vida essa que não encontram no seu país. É a imagem do retrocesso de Portugal a tempos antigos.
Sou um dos muitos portugueses que tem familiares e amigos emigrados, não porque viram a emigração como uma oportunidade, mas como uma imposição de sobrevivência.
Passos falou de um mito que é uma realidade. Podia ter optado por admitir os mitos que tem procurado passar, como por exemplo o mito de que “a austeridade é para baixar a dívida”, quando todos sabemos que em 4 anos a dívida pública aumentou de 90% para 130% do PIB, ou a mentira propagada que “o emprego está a diminuir”, quando em 4 anos a população empregada diminui mais de 600.000 pessoas, ou ainda o mito que mais pegou entre os portugueses: “vivemos acima das nossas possibilidades”. Não vivemos não, só alguns sempre viveram e continuam a viver acima das nossas possibilidades, senão veja-se, a título de exemplo, que em 2015 os lucros dos acionistas das grandes empresas subiram 10%, e que os milionários duplicaram durante a intervenção da troika. A par disto, a pobreza e a fome propagam.
É tempo de quebrar os mitos de vez… os verdadeiros mitos…
Até para a semana.
Bruno Martins


Sem comentários: