quinta-feira, 28 de maio de 2015

ORELHUDOS do CARAÇAS - Uma rubrica do A.N.B.

                                                             ORELHUDOS  do CARAÇAS 
 i)
Um vasto leque de acontecimentos, de comedorias e de cantorias começam a estar previstas e em organização para o primeiro sábado de Junho, no Zé do Alto.
A iniciativa partiu do Al tejo, enquanto a participação é de todos quantos somos alandroalenses. Um tal repasto em jeito de saboroso manjar, segundo parece, vai ter o sucesso virtual acrescido do costume.
Começa por volta da uma da tarde, centra-se numa «xixarada deveras apetecível» e conta também com a presença de vários nacionais e estrangeiros convidados (eu levo dois jovens para a Confraria).Todos não seremos de mais para celebrar  o nosso cante e a maneira de estar à conversa.
Este belo dia, começa um pouco depois do meio-dia, prolonga-se pela tarde adiante e vai acabar entre o entardecer e o anoitecer. Há-de meter também preços suaves, muita música, bastante prosa, diversos poetas e alguns prosadores.


Isto a par de algumas peripécias, variadas aldrabices e outras inventadas narrativas com a nossa marca, imagem criativa e mística redentora muito própria. Muito “à Zé Garcia”, o da moagem.
No singular e no plural, é só escolher o modo como cada um vai querer estar e intervir no evento (o martinho que cante, o dino que encante, o m. augusto que descante, os demais que desafiem, desafinem e acompanhem).
Antes disso, e para apimentar a comezaina e a bebedura, vamos propor aos “xixarocos” um exercício – imaginem – de Palavras Cruzadas tendo como epicentro o nosso encontro e como motivo principal mais um reencontro anual.
Passando à prática das ditas Palavras Cruzadas começamos, desde já, pelas cultivadas e ilustres Horizontais:

     1) Leguminosa parecida com os tremoços; 2) participantes do almoço; 3) companheiras e filhos dos xixarados; 4) o hino dos tremoços; 5) O Que Diz (…) livro de Dinis Machado; 6) o Raposo, protagonista de “A Relíquia”, de E. de Queirós; 7) Vila alentejana onde nasceram e viveram Pêro Rodrigues e Diogo Lopes de Sequeira; 8) Cantos dos Lusíadas onde vêm citados; 9) Região que serve de cenário ao romance “ A Morgadinha dos Canaviais” de Júlio Dinis, médico (como o AC) ; 10) Ferroada, beliscadura.

         Vejamos agora as Verticais:
1)  Denominação popular dos habitantes da Vila nova de Santiago Maior; 2) Nomes de dois primos muito chegados e conhecidos em Terena; 3) Apelido de uma poetisa da sede do Concelho; 4) três nomes de presidentes que já (se) foram alusivos à fauna e flora local; 5)  (…)  Alighieri, escritor e politico italiano, autor da Divina Comédia; 6) Ruído que faz muita gente ao andar; 7) Saias de cá, património de uma agência da ONU ; 8) Dia do Parque Natural do Alandroal; 9) Dia Mundial dos Orçamentos Participativos; 10) A última palavra de “Os Lusíadas” de Luís de Camões. Dez cantos após.
 ii)
Terminado este exercício, vamos apenas acrescentar que o melhor deste nosso “Dia D” é, com certeza, a excelente oportunidade de estarmos, em conjunto, nesta iniciativa do Al tejo, revivendo e partilhando um extenso e vivido naco do presente vindo do nosso passado. Mais ou menos recente.


Com uma última passagem, por volta da meia-noite, pelo “Oráculo da Tapada das Caraças” onde perante os livros litúrgicos e sagrados das 3 religiões, se irá proceder à derradeira invocação da protecção das “cortes municipais e demiurgos locais” para o devir feliz e merecidamente radioso desta secular e abençoada Vila.

Isto, claro, porque o futuro anda cada vez mais tremido com tanta incerteza, tanta má profecia e tanta paralisia europeia e exploração nacional à nossa volta. Cercados que estamos por dentro e por fora.
E, sobretudo, tanta falta de confiança na nossa própria capacidade, social e política, de inovar e potenciar a resolução dos mais diversos problemas que, por aqui e em todas as partes deste mundo, se vão pondo e infernizando a vida das pessoas.
  Obs: tempo optimo de resolução das Palavras Cruzadas: 5 minutos.
    Melhores Saudações
     António Neves Berbem
          28/Maio/2015
   


Sem comentários: