sexta-feira, 29 de maio de 2015

CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA RÁDIO DIANA/FM

                                              Rui Mendes - Unir a Europa

Sexta, 29 Maio 2015
O Reino Unido vai referendar a sua permanência na União Europeia. Não terá sido uma surpresa. Na última campanha foi dito pelos tories que esse seria o caminho a seguir caso vencessem as eleições.
A Grécia está numa verdadeira indefinição. A Grécia não se encontra apenas a passar por uma crise financeira, encontra-se também perante uma sensível crise politica.
A Grécia tem passado por um período negro, particularmente, devido ao seu alto endividamento, mas também porque terá sido o país mais atingido quando a moeda europeia esteve sob investidas especulativas.
Que consequências advirão da crise em que os gregos se encontram e qual virá a ser a sua posição perante a UE.
As crises no espaço europeu são uma constante, resultantes, em primeiro lugar, da divergência de interesses (económicos e políticos) que os vários países europeus têm no mundo. Daí que cada um vai falando por si, não se ouvindo politicamente a Europa a uma só voz.
Só atualmente, e que assumam relevo, vivemos várias crises.
A crise do euro, tão próxima e tão conhecida por nós portugueses.
A crise das fronteiras. Já a tivemos no passado recente nos países dos Balcãs. Temo-la presentemente na Ucrânia. Não falando das várias vontades separatistas que existem em vários países europeus, como a que aconteceu recentemente com a Escócia.
A crise dos imigrantes. Um verdadeiro drama que demora a ser resolvido.
Talvez muitos destes problemas resultem da crise de crescimento. Ao início eram seis, atualmente somos 28, amanhã seremos certamente mais.
O projeto europeu é antes de mais um projeto de paz, sustentado inicialmente numa plataforma de interesses económicos, para que esses interesses não viessem a ser razão para desentendimentos políticos.
Temos que valorizar o que tem sido construído. A custo, com cedências, com recuos e avanços, mas este espaço europeu onde estamos integrados, traz-nos a todos vantagens. Na forma como circulamos nele, como se estabelecem as trocas comerciais, na facilidade de uma moeda única, com beneficiamos dos vários programas, na aplicação a cada estado membro das diretrizes comunitários.
Mas não nos esqueçamos também que este espaço territorial tem 28 governos e nele falam-se 24 línguas.
Uma Europa culturalmente tão rica, tão igual e tão diferente.
Este território tem enormes desequilíbrios sociais e económicos, fortes assimetrias, e o projeto europeu existe também para que se criem equilíbrios.
Reconheçamos o que muito se tem conseguido.
Mas o espaço europeu não será o mesmo sem o Reino Unido. Aliás, o Reino Unido já mostrou por várias vezes, e quando foi preciso fazê-lo, assumindo a liderança da Europa.
Talvez por isso tenha a força que tem a sua política externa.
A Grécia é uma parte desta Europa, como é a Espanha, a Holanda ou qualquer outro país membro. Há que preservar esta união. É esta união que dá força e sentido ao projeto europeu.
Provavelmente haverá muito que nos une enquanto Europeus e pouco que nos separa. E as gerações mais novas bem sentem esse espírito europeu. Viveram sempre numa Europa unida, numa Europa em constante construção.
Não percamos esse enorme trabalho conseguido.
Até para a semana
Rui Mendes


Sem comentários: