sexta-feira, 8 de maio de 2015

A PROPÓSITO DO ARTIGO «ACUDAM-LHE ANTES QUE CAIA» PUBLICADO ONTEM - CONSIDERAÇÕES DE A.N.B.

OBS.
É e será sempre oportuno e necessário voltar a evidenciar o estado de destruição da Igreja da Consolação, bem como o esquecimento e a omissão que se tem feito e repetido da personagem histórica da nossa terra, chamada Diogo Lopes Sequeira.
Num caso como no outro, haverá que redescobrir e reconstruir o potencial cultural, arquitectónico e histórico associado a estes dois marcos "deveras importantes" da nação que somos e, muito particularmente, do Alandroal que tivemos e temos. Ou poderíamos vir a ter.
Com efeito, no caso de Diogo Lopes de Sequeira, estamos perante um alandroalense que foi quase tudo o que se pode ser na vida: Vice Rei, Diplomata ao serviço da Corte,Viajante e Comerciante do Mundo, na Europa, no norte de Africa e em terras mais distantes do Índico. E, por fim, Alcaide na sua terra de origem onde jaz e onde continua e há-de continuar espiritualmente entre nós.
Só por isto valeria a pena recuperar o estudo da sua vida e obra. Assim como valeria a pena associar-lhe a recuperação da Igreja onde está bem à vista a sua inscrição funerária.
O tempo em que Diogo Lopes Sequeira, andou a construir-se como uma grande personagem da nossa história, afinal, não está assim tão longe nem é apenas pré-romano. É renascentista e pertence à nossa própria (e mais criativa) época moderna. 
E mais do que isso, foi de um tempo histórico em que fomos "donos e senhores admirados de uma grande parte do mundo". Certamente à custa e por conta do muito talento dos portugueses e de um Alandroalense que viveu essas oportunidades e esses tempos. 
Um bem (e um activo) histórico que parece, aliás, que anda a escassear nos tempos que correm.
Ou não?

Por isso, é importante esta Lembrança, esta preocupação e esta postagem referente a dois símbolos bem presentes para sempre na memória dos Alandroalenses.
E mais do que uma lembrança histórica, é preciso que a um nível, digamos institucional e local, Diogo Lopes Sequeira e a Igreja da Consolação, possam ser vistos, valorizados e integrados com uma dimensão e actualidade histórica renovada que até aqui ainda não tiveram, deixando assim de estar apenas na sombra do nosso próprio passado. 
Um passado que podemos com a disponibilidade, de muitos de nós, tornar a redescobrir e a iluminar com o sentido de hoje e de amanhã.
Ou seja, com o sentido do presente e de futuro para o bem do Alandroal e que, por isso mesmo, merece ser revisto e deve ser aprofundado. 
As personagens, os Homens como Diogo Lopes Sequeira, a sua história e os seus feitos já existem. Camões assim os descreveu e assinalou. E, por mais de uma vez, em diversos cantos o foi registando. 
Basta e bastaria que agora juntássemos novas forças de intervenção cultural associativa, para os ter novamente de volta e presentes na vida da nossa terra.

Melhores saudações.
Um Abraço cheio de amizade para o AC
António Neves Berbem



2 comentários:

Anónimo disse...

Pelas sete partidas do mundo andou este alandroalense, chegando a portos e países até então desconhecidos do ocidente.
Em 1509 desbravou o caminho para Albuquerque conquistar Malaca em 1511, e em 1520, já governador da India, numa campanha militar no Mar Vermelho, levou uma embaixada à Etiópia.
Um Homem moderno e cidadão do mundo, naqueles tempos de há 500 anos.
Talvez seja possível, ainda, estudar o seu ADN e cloná-lo para próximo presidente da CMA.
Envio-te um grande abraço.
AC

Anónimo disse...

Talvez seja possível, ainda, estudar o seu ADN e cloná-lo para próximo presidente da CMA.

Pelo que se viu em 4 anos de governação MUDA & CDU, e a ver pelo que se tem por aqui passado em quase dois anos de mandato da CDU e ao que dizem o Nabais pode concorrer e até possivelmente ter o apoio do PS, tudo se encaminha para que o Nabais volte com ADN novo clonado ou não.