domingo, 5 de abril de 2015

PORQUE HOJE É DOMINGO DE PÁSCOA

8 comentários:

Anónimo disse...

porque hoje é Pascoa... Aqui por Terena a Pascoa é sinonimo de fim de semana antes da Festa e como tal tem uma importância menor do que para as freguesias e concelhos ao redor, mas por esta altura e desde que há Barragem do Lucefecit é ver as margens da mesma cheias principalmente da libatos, esta "invasão" anual para a economia local serve como de um balão extra de oxigénio. Lamento ainda que por parte da junta e da Camara não aja sensibilidade para proporcionar às centenas de pessoas que visitam a Barragem um mínimo de condições, pelo menos poderiam tapar umas crateras que há na estrada que faz o acesso ao paredão principal e se não fosse pedir muito aumentar o nº de caixotes do lixo para não suceder os da Vila ficarem a transbordar pelo sabado.
e já agora porque não um pouco mais de equidade e respeito por uma Festa que para dor de barriga de alguns ainda movimenta através da fé e da tradição milhares de pessoas, não se estranhando que o feriado municipal seja o dia maior da festa da Boa Nova. É também lamentável a discrepância dos apoios dados pela camara e ou apoiam de modo igual todas as festas do concelho ou deixem de subsidiar encapotadamente as festas da vila do Alandroal.

Anónimo disse...

Os "libatos" como o senhor ou a senhora apelida (a meu ver ofensivamente) os Calipolenses, reúnem-se de forma amistosa desde à muito anos junto à Barragem da Ribeira de Lucifécit por razões óbvias porque, tradicionalmente mantendo relações amistosas com famílias de Terena, também por razões mais que óbvias e perceptíveis se não deslocam para próximo do Santuário da Boa Nova.

Era corajosamente interessante que o sr. ou sra. despoletassem públicamente, junto dos responsáveis pela organização das Festas da Boa Nova (as Confrarias), saber onde se encontram depositados e/ou investidos "os milhares de esmolas?" auferidas durante largas décadas.

FMI's para festas? NÃO.

Lembro ao Sr. ou Sra. que em 1991 se recolheram no Alandroal alguns "largos milhares" de contos para COMBATER A POBREZA no concelho e que, volvidos 24 anos, o Povo está com fome.

Espero bem que com este pequeno contributo possa alertar algumas consciências sobre os reflexos passivos e activos.

Que todos vivam e convivam nas FESTAS de Nª. Sª. da BOA NOVA de maneira acessível e possível.

De Corroios, com mágoa pela ausência.

JAFP

Anónimo disse...

De forma alguma utilizei o termo libatos ofensivamente, assim como utilizo sacaios ou marroquinos ou ferrugentos.
Como me parece conhecedor da realidade da festa deve saber que a confraria de há já alguns anos a esta parte presta contas em assembleia a todos os confrades, com as despesas e as receitas auferidas não só durante a festa mas também do restante ano, pois deixe-me elucidar que as confrarias não só fazem a festa mas também zelam pelo património da mesma e isso implica despesas anuais bastante avultadas, não tenho duvidas de que as receitas caíram muito enquanto as despesas aumentaram bastante tentando-se sempre manter um determinado nível de qualidade nos festejos o que levou ao estado actual.
Não estava a npedir intervenção do fmi para a festa dos prazeres, estava isso sim a exigir equidade no tratamento por parte da camara em relação a todas as festas do concelho para que (e utilizando um termo muito na moda la para os lados de alvalade) a verdade venha ao de cima.
Deixem-me deixar aqui uma palavra de apreço por todos aqueles que têem mantido esta tradição ao longo dos anos.

Anónimo disse...

É ofensivo, sim senhor(a).

Em meus percursos filantrópicos (ex: Dr. e Prof. Torrinha) assim se consideravam os "epítetos".

Calipolenses, sim. Sem ofensa e com as minhas "analfabéticas" desculpas.

E, mais não comentarei.

Boa noite

Anónimo disse...

É uma pena que a câmara, já de há muitos anos, não tenha percebido a importância da Festa de Nossa Senhora da Boa Nova…

A câmara deve muito dinheiro à Confraria e isto é que é preciso ser dito.

Noutros tempos foram reconstruídos muros à “conta” da confraria, que a própria confraria adiantou o dinheiro e que até hoje ainda “mora” na Câmara.

Noutros tempos mais recentes foram “atribuídos” subsídios que não chegaram a ser pagos… etc, etc etc…

Poderiam –se enumerar muitas situações mas acho que é tempo perdido.

Isto para dizer que o município apostou mais em endovelicos, atualmente em saias (????) e nunca apostaram naquele que é o maior “chamariz” de pessoas ao Concelho!

Anónimo disse...

Muitas opiniões e concordo de facto com algumas como a do comentador de 08 Abril, 2015 15:16, eu que não sou nem nunca fui de politicas, como munícipe do Concelho do Alandroal nascido e criado em Terena, o que vejo e me interessa é que a festa DA BOA NOVA tem vindo a piorar de ano para ano, para alem da parte religiosa que continua intacta e é essa que trás ainda milhares de pessoas a Terena, o resto é um degradação que em nada prestigia a Santa e o Concelho. Transformaram a festa num circo pimba do mais deprimente que há, e não é só por haver ou não haver dinheiro, trata-se de maus critérios, falta de visão e muita falta de gosto e sentido cultural e o resultado de anos e anos destas gestões até honestas mas vazias de ideias e sem visão de futuro,foleiras e de um tremendo mau gosto a todos os níveis, está à vista, é a pobreza que se vê e se sente.

Boa Festa Para todos.

Anónimo disse...

A pobreza que se vê e sente não é de festas, é de outra coisa bem mais triste. Enfim...

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
A pobreza que se vê e sente não é de festas, é de outra coisa bem mais triste. Enfim...

09 abril, 2015 12:55

TEM RAZÃO, MAS AQUI O TEMA É A FESTA DA BOA NOVA, QUER O COMENTADOR OU A COMENTADORA QUE DE REPENTE SE COMENTE SOBRE OUTRAS POBREZAS, QUANDO SE FALA DE ALHOS NÃO SE FALA DE BUGALHOS.
O QUE NÃO FALTA POR AQUI É TEMAS E POBREZAS VÁRIAS PARA SE COMENTAREM, DEIXE LÁ QUE SE FALE DA FESTA DA BOA NOVA E DE OUTRAS QUE SÃO COISAS QUE TAMBÉM FAZEM PARTE DAS NOSSAS VIDAS.
PELOS VISTOS FESTAS NÃO É CONSIGO, FIQUE LÁ COM AS AMARGURAS DA VIDA E OUTROS PROBLEMAS E DEIXE OS OUTROS FALAREM DE FESTAS E DO QUE LHES APETECE.
ISTO HÁ CADA UM, É SÓ GENTE TRISTE.ENFIM............