segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

ORELHUDOS DO CARAÇAS - Uma rubrica de A.N.B.

Serão ainda hoje muitos os que recordam o Forma das Caraças.  Sou um dos que o recordam com saudade,dado que era visita habitual na casa dos meus pais, onde ao redor da chaminé,  o lume de chão nos aquecia, e se passavam bons serões entre conversas e piadas nas quais o Mestre João era eximnio. Foi das mãos dele que saiu, e que ainda hoje guardo, uma moldura feita propositadamente para guardar as fotografias da festa do final do ensino primário quer de mim quer da minha irmã.
Mas a faceta mais conhecida do Forma seria talvez as brincadeiras carnavalescas que organizava por altura desta quadra, principalmente o "enterro do Carnaval" que lhe valeu em determinada altura uma noite na "choldra", por se ter atrevido a travestir-se de Padre, para "encomendar " as rezas por alma do defunto Carnaval. Era perigoso na altura brincar com o Clero.
É a esta personagem que hoje segundo dia de Carnaval, o nosso colaborador António Berbem dedica o seu já habitual espaço «ORELHUDOS DO CARAÇAS»
Chico Manuel




                                              “Facetas do Forma das Caraças”

1   Já perguntaram para o Al tejo e até aqui para Os Orelhudos afinal quem foi, quando foi, e como era esse tal “Forma das Caraças” e se o Oráculo ainda existe na Tapada? Ou pelo menos parte dos seus históricos vestígios?
Vamos já dar uma resposta, dividindo o seu retrato em duas partes. Na I parte, trataremos do seu “ar exterior”. E na II parte invocaremos o “seus dons interiores” envoltos em muitos mistérios. Para crianças e graúdos.
Claro que o Oráculo ainda existe. Espiritualmente é, aliás, um dos lugares mais antigos, mitificado e invocado do Alandroal.

I Parte
Era assim: uma figura e um tipo  mais alto do que baixo. Era mais magro do que gordo. Era algo franzino sem ser um franganote. Era do Benfica. Morava na rua principal. Mas trabalhava em Santo António. Falava com finura e baixo. Nunca pelos cotovelos. Raramente fazia asneiras tanto mais que não se casou. Bebia não se embubedava. Não discutia, debatia. Fumava por vezes definitivos provisoriamente.

 II Parte
Adorava o Carnaval. Era brincalhão. Era um imaginativo. Era um criativo. Era em suma, “um democrata conformista. Um bom candidato para a Assembleia Municipal…tal como está.
Aos domingos enfatiava-se. Durante a semana asseava-se e escanhoava-se. Era trabalhador. Não era incansável. Não ía à missa. Não jogava à bola. Não era faltoso. Era acima de tudo um habilidoso profissional em Oficina de Ferreiro (M. Luís). Era um artista. Metia a cabeça onde metia as mãos.
Era com toda a certeza MUITO HOMEM!
Era uma Estrela no planeta do Alandroal. Apenas não era bonito e tinha um nariz assaz curto e de, alto a baixo, quase espalmado. Para ser mais exacto, era assim mais para o feiote.
Em conclusão: do “Forma das Caraças” ficou-nos uma herança tanto mais forte quanto o tempo longo vai passando. Tinha muito valor e tinha vários valores inamovíveis que o guiavam. No Alandroal conheciam-no bem. E por bem.
Mexia-se a partir do seu lugar na vida e das suas várias formas de estar na vida com uma orientação que, dava à sua vida, uma qualidade bastante superior.
Percorrendo a partir do seu sagrado “Oráculo das Caraças” um caminho que, para mim, constitui, ainda hoje um grande enigma para aprendizes e seus companheiros.
Era, no fundo, mais um assombroso homem deste grande Alandroal! Peça humana de grande valia. Uma potência humana não finalizável. Como ele próprio supôs e desejaria!
GOSTAVA-SE DELE e estou agora mesmo a lembrar-me que para adensar os seus mistérios, à noite, vestia-se em pele branca, alvíssima, imaculada e lá seguia, Tapada abaixo, acompanhado de uma lanterna brilhante, banhada a prata, dando sempre, à sua volta, mais luz à escuridão dos seus tempos com grandes e entusiasmantes pontos de luz. Naqueles  tempos antigos e sempre habituais na Vila.
Muito provavelmente ainda haverá fragmentos da sua vida espalhados por aquela sua tão estimada,endeusada  e bem-amada Tapada.
Escolham pois e precisamente nesta quadra carnavalesca a faceta do “Forma das Caraças” que mais vos agradar e corresponder aos vossos desejos. Sigam-no. Imitem-no.
Podem ter a seguir uma ou mais iluminações nas vossas vidas. Satíricas, burlescas, engenhosas. Ou, simplesmente, brincalhonas e carnavalescas. Se possível, com muita música. Porque o “Forma das Caraças” também foi um bom músico.Embora não me lembre o instrumento que tocava.
Podem ajudar?

 Melhores saudações
António Neves Berbem
(16/02/2015

    



       

Sem comentários: