segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O BORDA D´ÁGUA NO MUNDO RURAL - Conselhos do Borda d´água sugeridos pelo Tói da Dadinha


« SE NAS CANDEIAS CHORA, ESTÁ O INVERNO FORA. SE RI, ESTÁ P'RA VIR »

                               AGRICULTURA – HORTA – JARDINAGEM – ANIMAIS

AGRICULTURA – As terras para sementeira de Primavera devem estar lavradas. Semear abóbora, cenoura, couves, ervilha, pimento, feijão, nabiça, pepino, tomate e melancia. Transplantar as cebolas a colher em Maio-Junho e as couves semeadas em Dezembro  a colher em Junho-Julho (repolhos); colher os espinafres, couve-flor e brócolos; plantar batata (a colher em Junho). Podar no Minguante (dia 12), menos damasqueiros e morangueiros. Tratamento das macieiras, pereiras e pessegueiros. Iniciar a enxertia. Plantar árvores e semear pinheiro-bravo, no Crescente (dia 25). Trasfegar o vinho se ainda o não fez. Face à geada, a rega melhora a resistência das plantas.

HORTA – Semear alho-francês, beterraba, cebola, cenoura,coentro, couve-flor de grelo, nabo, espargos, ervilha, espinafre, fava, feijão, melancia, nabiça, pimento, rabanete, repolho, salsa e tomate.

JARDIM – Proteger os pés-mães de crisântemos com palha miúda para se obter mais estacas. Semear as flores anuais como ervilhas-de-cheiro, gipsólias, manjericos, ciclames, cólios, sécias, etc.. Colher amores-perfeitos, violetas, etc. (Não colham as violetas todas. Algumas farão falta a quem vai organizar o Baile da Pinha”)

ANIMAIS – Fornecer às vacas leiteiras suplementos de farinha, amendoim e linhaça.

 Despeço-me com amizade

 Tói da Dadinha 





2015.01.31

5 comentários:

Anónimo disse...

Xico , então os conselhos do Borda de Agua de 2014 também servem para 2015?
Abraço

Francisco Tata disse...

Claro que servem! Os bons conselhos não têm idade. Servem para sempre.
Chico

Anónimo disse...



OBS.

É caso para dizer ( oh Tói da Dadinha e Oh-responsável senior- Chico Manel) que os conselhos do «Borda d`Água» ou são e se tornaram agora plenamente intemporais;
ou, então, o clima muda muito, mas mesmo muito mais lentamente do que aquilo que nele vamos olhando e dele percebendo.

O que é, aliás, cientificamente, uma (en)cantada verdade feita "património da humanidade".

Daí que me pareça que têm os dois razão; um com o registo recuado e pré-datado e o outro usando o registo pós datado.

Se bem que estejam (adianto eu) numa de alguma interpretação descuidada de que todos os conselhos fazem bem... se mal não vierem a fazer.
Mais mês menos ano. Mais ou menos assim, né?...

O que nem sempre acontece mas é capaz de ser "uma coisa sábia" da V/parte embora bastante desprovida de atenção aos calendários da nossa agricultura, às chuvas, ao granizo, às 4 luas,aos ventos, ao Sol, às secas alentejanas),aos tempos certos de sementeiras, à florestação das arvores e ao desabrochar «em flor das flores».
ETC,ETC.

Abraço-vos


Antonio Neves Berbem

Anónimo disse...

Ao Tozé e anónimo.
Vocês não deixam passar nada.
Eu, com mil cuidados mensais no envio dos aconselhamentos, porque raro é o mês que não confirmo com o Chico se recebeu em condições (uma desgraça nas informáticas).
O nosso amigo Chico que se aprimorou e me surpreendeu com as ilustrações, logo haveria de postar uma capa que, sinceramente, tão contente fiquei com o cenário "das terras amanhadas", que não me apercebi ser de 2014.

Aos amigos que nos leram as nossas desculpas e, a promessa de maiores cuidados nas edições seguintes.

Abraços

Tói da Dadinha




Francisco Tata disse...

Eh pá ! Agora é que eu dei onde vocês queriam chegar!
A foto do Borda é a que tenho guardada, conjuntamente com outras que costumam ilustrar as rubricas certas. No mês passado (Janeiro) não coloquei foto. Este mês (Fevereiro) coloquei. Nem reparei que estava lá o ano 2014.
Vou já apagar e lá tenho que arrajar o borda deste ano.
A outra foto representa o trabalho árduo do Zé Manel e demonstra que por ali se seguem os conselhos do Borda de Água e do amigo Tói.
Um abraço e haja agricultura
Chico