segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE NA DIANA/FM


                                           Vemo-nos gregos

Segunda, 16 Fevereiro 2015 10:36
A semana passada foi histórica: pela primeira vez os interesses de Portugal foram defendidos no Conselho Europeu.
Pena não terem sido pelo primeiro-ministro de Portugal, mas antes pelo da Grécia. De facto, só quem sofre de um imenso fanatismo ideológico não vê, ou não quer ver, que qualquer avanço da Grécia nas negociações com o FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia iria beneficiar Portugal.
Passos Coelho fez o esperado: volta a ajoelhar-se perante a Alemanha e os credores abutres. Ele sabe, melhor do que ninguém, que ao aliar-se à Grécia iria dar uma força imensa à política anti-austeridade, algo que não lhe convém. A política do aluno certinho perante os credores sempre foi a desculpa perfeita para aplicar a política que está na base dos seus valores: desvalorizar o valor do trabalho, aumentar o fosso entre os mais ricos e os mais pobres, privatizar os sectores estratégicos do Estado, destruir o Estado Social e beneficiar as grandes empresas e empresários.
Cavaco depressa vem em socorro do Governo, lembrando que Portugal também é credor da Grécia. Uma atitude ridícula, de quem quer governar um povo de joelhos e sem esperança. Cavaco nunca foi o Presidente dos portugueses, sempre foi o padrinho do Governo, um ser indigno que se ajoelha perante aqueles que considera mais fortes, e que faz peito àqueles que considera mais fracos. Quer passar a imagem de que o Governo é um aluno certinho, e que o Governo Grego é o aluno mal-comportado. O problema é que nesta metáfora o avaliador é a usura…
Mas, sim, há quem combata a política austeritária e defenda os portugueses… Obrigado Tsipras!
Até para a semana.
Bruno Martins


Sem comentários: