segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

TRANSCRIÇÃO DA HABITUAL CRÓNICA DE OPINIÃO DIARIAMENTE TRANSMITIDA NA RÁDIO DIANA/FM

                   Requalifiquem-se daqui para fora

Segunda, 19 Janeiro 2015 09:37
Muito se tem debatido sobre a liberdade de expressão nos últimos tempos. Esta corresponde ao direito inquestionável de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Não cabe no conceito de liberdade de expressão a distorção da realidade e a utilização imprópria de palavras para descrever a mesma.
O Governo PSD/CDS tem em marcha um processo aberrante de despedimento colectivo de centenas de trabalhadores da Segurança Social. Pedro Mota Soares & Companhia decidem chamar a este despedimento de “requalificação”. Ora, qualificação corresponde, em português, ao ato de qualificar, e qualificar corresponde a apreciar, avaliar, enobrecer.
Estes 700 trabalhadores não vão voltar a ser apreciados, avaliados ou enobrecidos. Vão ser, na verdade, despedidos! A grande maioria destes trabalhadores passará um ano no quadro de requalificação (em português: no limbo de pré-despedimento) a ganhar 60% do salário, para depois serem despedidos de vez.
A linguagem é opaca, o objectivo é claro: o governo quer tornar a Segurança Social num negócio privado. Tem sido essa a estratégia do governo para todos os sectores públicos essenciais à vida das pessoas: a sua destruição para justificar a privatização.
Perante esta estratégia, só pode haver uma resposta, e para que os membros da Governo percebam: A vossa requalificação é um imperativo nacional!
Até para a semana!
Bruno Martins


Sem comentários: