segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A PROPÓSITO DO ÚLTIMO FILME - "VIRADOS AO AVESSO" - EXIBIDO NO ALANDROAL (Um comentário de A.N.B.)

Posso aqui dizer que já vimos "Virados do Avesso", um filme português, que nos "vira" para certas imagens de marca do cinema português: sátira, constante,humor, permanente,riso aberto,e também excelentes actores.
Além disso, posso  assegurar-vos que tem uma boa mão cheia de cenas de antologia.
No entanto, e tanto quanto posso aqui sucintamente transmitir, creio eu que perpassa em todo o filme, enquanto obra de arte, "uma certa e evidente desorientação social" que anda a varrer a sociedade portuguesa para caminhos sem um objectivo real e sem horizontes confiáveis.
Ou seja, poucas coisas, poucas empresas e poucas alternativas andam a funcionar com um sentido de futuro visível e socialmente abrangente.
Há personagens no filme completamente desorientadas para quem, da mais pequena à mais trapalhona aldrabice vale tudo...sabendo a seguir que não lhe vai valer nada.
Digamos para acabar que "Virados do Avesso" mostra-nos uma sociedade portuguesa com as características que vêm de um passado sem futuro; e agora de um presente (novamente) sem grandes alternativas de futuro.
Daí as golpadas frequentes na escritora que rouba "a pen" do livro por terminar do escritor; daqueles que vivem quase só por viver; e daqueles que vão vivendo entretidos nas mais descaradas vacuidades.
Seja como for, e sem alargar a análise para outros campos, acreditem, que é um filme português que deve ser visto. Já que mais não seja porque nos convoca para nos confrontarmos com "um espelho social" que mais do que formar e servir de orientação às pessoas...as desorienta, deixando-nos todos a pairar sobre o que está para vir e para acontecer numa sociedade,  diria eu , quase "sem rei nem roque".
Por aqui (me) fico.

Melhores saudações
António Neves Berbem 





2 comentários:

Anónimo disse...

Conterrâneo ANB permita-me escrevinhar um pouquinho sobre o seu escrito virado para o Virados do Avesso.
Escreveu o conterrâneo - seja como for, e sem alargar a analise para outros campos, acreditem - .

Acreditamos pois e sentimos, muitos e muitos nesta tenebrosa realidade que nos virou do avesso havendo porém que escrever, sob a ética doutrina da verdade - SEJA COMO FOR - quem por tais caminhos nos LUDIBRIOU até agora (lá e cá).

Escrevamos então.JUSTO. Entendidos?

Isaías

Anónimo disse...

Ó Isaías, mas o amigo vem para aqui publicar os comentários dos outro.
Não sabe escrever ? Não tem imaginação ?
Não escrevinhe, escreva.
Anda muito preocupado com o que os outros escrevem pensam e dizem, caro amigo isso é provincianismo demonstrado da pior maneira.