quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

FUNDOS COMUNITÁRIOS - PERGUNTAR NÃO OFENDE !

Tem sido amplamente divulgado por todos os órgãos noticiosos a aprovação em Bruxelas do Novo Quadro Comunitário 2015-2020 no qual Portugal foi um dos dez países europeus com programas aprovados.

São verbas no valor de 21 mil milhões de euros, aos quais se somam cerca de 4 mil milhões de euros do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Até 2020, o PDR (Plano Desenvolvimento Rural) nacional vai ter à disposição cerca de 4,1 mil milhões de euros e foi um dos dez programas da União Europeia a ser aprovado, a par dos da Alemanha ou Finlândia, num total de 118 (nacionais e regionais). O pacote é cofinanciado através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), no montante global de 95,6 mil milhões de euros, e de fontes nacionais, regionais e privadas.
 .
Este novo quadro comunitário conta com um aumento de cerca de 26% no valor disponível  para investimento no Alentejo.

Pergunta-se:
Que projectos, que iniciativas, que candidaturas a nossa Câmara Municipal vai apresentar?
Decorre neste momento no Cine Teatro de Borba uma sessão de esclarecimento com a presença de António Costa Silva, Presidente da CCDR Alentejo, a propósito desta matéria. Alguém da nossa Autarquia vai estar presente?


Chico Manuel

14 comentários:

Anónimo disse...

Não vai estar certamente ninquem presente, pois a nossa Câmara não se interessa por o desenvolvimento do nosso concelho, pois sempre foram e querem ser a maior entidade empregadora.Basta dar uma olhadela lá para baixo onde esta situado o Parque industrial, estão la Meia Dúzia de gatos pingados, nem sei bem descrever.
Tanta terra para lavrar e o meu tractor avariado.

Anónimo disse...

preferem o Zé Povinho mal informado, não lhes interessa muito que essa informação chegue aos munícipes.

Anónimo disse...

Os comunistas são contra a união europeia. não querem fundos da auropa

Anónimo disse...

Só para informar que a 1ª sessão dessas foi realizada no concelho do Alandroal no dia 23 de Outubro na Casa do Povo de Santiago Maior e ninguém da Câmara esteve presente.

Anónimo disse...

A Senhora Presidente está mais interessada a dar exemplos como não utilizar o BMW do Município em viagens de casa para o trabalho, porque isso sim marca a diferença.
E por aqui me fico.

Anónimo disse...

Os únicos donos da verdade.
Pasme-se o comentário das 16,45:
Não vai estar presente ninguém...
A Câmara não se interessa pelo desenvolvimento do concelho...
Querem ser a maior entidade empregadora do concelho...
Ao propósito deste último parágrafo que exponho deviamos todos reflectir no seguinte: Se não fosse o TREMENDO ESFORÇO FINANCEIRO que está sendo feito, FRUTO DA FALÊNCIA premeditada "construída durante os últimos NEGROS 12 anos" da ruinosa gestão autárquica" a entidade empregadora já teria «DESPEDIDO» muitos dos seus trabalhadores ... NÃO ESTANDO AINDA ABSOLVIDA DE TER DE O FAZER.
Quantas casas de família não derrocavam FRUTO DA FALÊNCIA ... e os autores, tanto como os seus discípulos, por aí se passeiam SEM INCÓMODOS (para já aparentes).

Meditem, meditem, meditem ...

Isaías


Anónimo disse...

A Presidente é advogada.
Ela não percebe dessas coisas...
Os Vereadores, não percebem dessas coisas...
Isso são coisas de agricultores, dessa gente da pecuária... Os autarcas são políticos. Aos políticos não se pode exigir que saibam dar atenção a coisas do meio rural. Isso é outra área para a qual não têm formação e, é claro, sentem-se deslocados nesse universo embora seja um universo de muitos milhões, que vão ser aproveitados por quem percebe desses assuntos.
Vamos lá vivendo com a nossa pobreza, queixando-nos da nossa pobreza etc. e tal.
Somos obrigados a aumentar os impostos, etc. e tal. Herdamos uma situação muito complicada, etc. e tal...
Boa noite.

Anónimo disse...



OBS.


Como é evidente este aviso e alerta do Al tejo tem o maior cabimento e a maior oportunidade.

Para sermos directos: ou a Câmara Municipal do Alandroal, acorda para a possibilidade de concorrer com determinados projectos no âmbito deste novo Quadro Comunitário de Apoio Europeu, ou,então,ficará a ver navios e a queixar-se de fantasmas que não foi ou é capaz de enfrentar,projectar e aproveitar.

É uma questão de sobrevivência para o Concelho,assim como é a ultima oportunidade de fazer algo com dinheiros que, de algum modo, também são nossos.

Câmara e Vereação, vejam lá se despertam e acordam para uma situação que exige ideias e algum esforço mas não se irá repetir.

Puxem pela massa critica,façam as pessoas participar,não se fechem em posições mono-partidárias e institucionais que acabam por se tornar paralisantes do nosso necessário desenvolvimento.

Pensem, por exemplo,na criação de um amplo "Parque Verde" temático na Vila.

Acreditem no que realmente projectam e fazem porque é a melhor maneira que os Votantes têm de acreditar na v/gestão camarária.Efectivamente realizadora de coisas novas.E sem grandes lamúrias

Melhores saudações

ANBerbem

Anónimo disse...

Acreditem no que realmente projectam e fazem porque é a melhor maneira que os Votantes têm de acreditar na v/gestão camarária.Efectivamente realizadora de coisas novas.E sem grandes lamúrias

Melhores saudações

ANBerbem

18 dezembro, 2014 23:26

Caro Berbem, isto vai lá é com medidas de fundo e exemplos de rigor como poupar combustível no automóvel da sr . presidente, que não o usa para ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa, isto ao fim do ano é de tal importância que as contas do Município ficam regularizadas.
Com exemplos destes está a coisa feita, é de facto muito rigor e muita transparência.

Só no Alandroal, em mais lado nenhum, querem marcar a diferença,mas coitados, que visão tão básica, que falta de ambição e curtas metas.

Anónimo disse...

Um grande parque verde???Mas em pleno Alentejo quem precisa de mais verde??
Realmente ideias precisam-se mas não sei se serão dessas...

Anónimo disse...

"FRUTO DA FALÊNCIA premeditada "construída durante os últimos NEGROS 12 anos" da ruinosa gestão autárquica"

TEM RAZÃO, RUINOSA GESTÃO AUTÁRQUICA EM QUE TODOS TEM CULPA E RESPONSABILIDADE COMO A CDU, POR EXEMPLO NOS ÚLTIMOS 4 ANOS FOI UMA GESTÃO INDEPENDENTE E CDU, OU JÁ SE ESQUECERAM QUE FIZERAM UMA COLIGAÇÃO, E QUE FAZIAM PARTE DO EXECUTIVO QUE AO QUE AFIRMAM DUPLICOU A DIVIDA DO MUNICÍPIO. COMO TAL TAMBÉM FIZERAM PARTE INTEGRANTE DA FALÊNCIA PREMEDITADA E DOS TAIS NEGROS ANOS A QUE SE REFERE.
PENSAM QUE BASTA DIZER QUE A CULPA FOI DE TODOS OS OUTROS, E JÁ ESTÁ, O POVO É TODO BURRO.
NEM TODA A GENTE ANDA DE PUNHO ERGUIDO E MUITOS DOS QUE O ANDAM JÁ SE ESTÃO NAS TINTAS PARA O VOSSO PALEIO, VELHO, GASTO E ULTRAPASSADO.

RESPONDENDO AO COMENTADOR QUE IRONIZA E BEM COM A PRESIDENTE SER ADVOGADA E NÃO TER QUE PERCEBER DE CERTAS COISAS ASSIM COMO OS VEREADORES, É EVIDENTE QUE SÓ QUEM NÃO ENTENDE QUE OS AUTARCAS NÃO TEM OBRIGAÇÃO E NÃO É POSSÍVEL ENTENDER DE TUDO, SÃO OS PRÓPRIOS, POIS COMO FORAM AOS TRAMBOLHÕES PARA O ALTO DO POLEIRO FICARAM DESLUMBRADOS COM TAMANHA POMPA QUE SE PERDEM DE VAIDADE E DE MUITA FALTA DE DISCERNIMENTO.
EM VEZ DE TEREM AO SEU LADO GENTE QUE NÃO ENTENDE DE NADA EMBORA SEJAM DO PARTIDO OU SIMPATIZANTES, OU AMIGOS, PONHAM ESSA GENTE A ANDAR E CONTRATEM PROFISSIONAIS QUE ENTENDA DE FACTO DOS ASSUNTOS, É FÁCIL, BASTA QUEREM, NÃO RESOLVEM PORQUE NÃO QUEREM, OU SERÁ PORQUE NÃO OS DEIXAM? OU SERÁ PORQUE NÃO TEM CORAGEM? OU SERÁ PORQUE NÃO TEM CAPACIDADE?
O PROBLEMA É VOSSO CAROS AUTARCAS, ESTÃO AÍ SEM ESTAREM OBRIGADOS, ESTÃO AÍ PARA TRABALHAR E RESOLVER, POIS EMBORA O MUNICÍPIO ESTEJA NA FALÊNCIA PARA OS VOSSOS BELOS ORDENADOS HÁ SEMPRE DINHEIRO, COMO TAL JUSTIFIQUEM O MESMO, PORQUE O NÃO HÁ DINHEIRO E A CULPA FOI DOS OUTROS, E A HERANÇA É PESADA É CONVERSA DA TRETA, E OS SENHORES NÃO FORAM ELEITOS PARA SEREM QUEIXINHAS.

BOM NATAL PARA TODOS

Anónimo disse...



OBS.


Infelizmente e para quem o quiser ver o Alentejo é e está mais cinzento do que verde...

Além disso,falava de um Parque Temático,o que só por si significa vários temas susceptíveis de ser mobilizados.

Mas como é obvio percebo a sua visão conformista.O que sucede, é que não concordo com ela. Nem eu nem o nosso mais próximo futuro.

Fui claro,meu caro Interlocutore
comentador que se me dirigiu?


Bom Natal

Melhores saudações

ANBerbem

Anónimo disse...

Bom Natal para todos?

Pela prosa arrogante e emblemática que usa, ainda nos vem desejar Bom Natal? se COM O SEU VOTO contribuiu ativamente para que o Natal (e não só) de "ontens", de hoje e de amanhã correspondam aos mais escuros tempos para milhares de famílias?

Tanto obscurantismo só surte infeliz efeito nos SEIS POR CENTO de analfabetos avalizados pelos des-GOVERNANTES educacionais do País e "da quarentena".

Passe pelo vexame de todos os dias ter de ir buscar a comidinha a uma qualquer instituição e logo sentirá no pelo o que é um Bom Natal.

Amigo. Há fome no concelho, no país, na europa, no mundo. Muita fome.
Há miséria, muita miséria. Até há fome envergonhada.

Bom natal??????????????????????????

Isaías



Anónimo disse...

Bom natal??????????????????????????

Isaías

ESTE CRITICA OS OUTROS MAS FAZ O MESMO.
Ó HOMEM SE QUER SER DIFERENTE, ENTÃO UM MAU NATAL PARA TODOS.
SERÁ QUE ASSIM JÁ ESTÁ BEM ??????????
É SÓ GENTE INTELIGENTE.

Matias