sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CRÓNICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA PELA RÁDIO DIANA/FM

                                                           http://www.dianafm.com

                            A competitividade de Portugal

Sexta, 19 Setembro 2014 09:08
Soubemos recentemente que Portugal subiu 15 lugares no ranking mundial da competitividade. Somos agora o 36º país mais competitivo num total de 144 países.
O índice global da competitividade do Fórum Económico Mundial faz a avaliação das diferentes economias através de um conjunto de fatores que determinam a produtividade e prosperidade dos países.
A Europa tem 6 países nas 10 primeiras posições. Senda a liderança assumida pela Suíça pelo sexto ano consecutivo, a Finlândia na 4ª posição, a Alemanha (5º), a Holanda (8º), o Reino Unido (9º) e a Suécia (10º). A Espanha está posicionada na 35ª posição mantendo assim a posição conseguida no ano anterior.
Esta subida de 15 lugares é particularmente importante para Portugal. Ela é certamente o resultado de um conjunto de reformas estruturais entretanto implementadas. Ela mostra a competitividade do país. Ela indica que somos competitivos e que poderemos melhorar a nossa competitividade, especialmente quando conseguirmos resolver problemas tais como o endividamento da país, o seu excessivo deficit, pese embora este apresente hoje uma taxa abaixo dos 5%, 4,9% em 2013 e será expectável atingir os 4% em 2014, e também a resolução dos problemas existentes no sector financeiro. Contudo, Portugal melhora em praticamente todos os fatores, e apresenta posições cimeiras nas infraestruturas (estradas, portos e aeroportos), na inovação e na qualificação dos recursos humanos.
A estabilidade governativa que se conseguiu num período particularmente difícil para o país, também é algo que importa sublinhar, porquanto dela depende, em muito, a posição conseguida neste ranking. Governar sob um programa de assistência não é o mesmo do que governar sem ele.
É certo que no passado, e neste mesmo índice, Portugal já esteve na 22ª posição. Contudo não poderemos e não devemos desvalorizar a posição agora ganha. Queremos um país mais competitivo, mais produtivo e mais justo e tudo o que conseguirmos para o atingir é positivo.
A competitividade favorece o investimento e será com mais investimento que iremos reduzir aquele que é o nosso principal
problema e para o qual deveremos dedicar os nossos esforços, pois é imperioso continuar a reduzir a taxa de desemprego.
Sou positivo e será com persistência e positividade que Portugal conseguirá ultrapassar uma fase que todos certamente queremos não voltar a recordar.
Rui Mendes

Sem comentários: