quarta-feira, 20 de agosto de 2014

DIVAGANDO SOBRE A FESTA DE SETEMBRO

Por intermédio de vários comentários enviados, vamos tomando conhecimento do andamento da nossa secular e tradicional Festa em Honra da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, ou Festa de Setembro como vulgarmente é designada.
Desde comentários que colocam em dúvida a realização da mesma, outros que põem em causa o secretismo que as envolve, ainda o atraso do anuncio das mesmas, e o que se tornou um habito de longa data “dizer mal antes da concretização” todos ou quase todos têm uma palavra a dizer, o que demonstra que os Alandroalenses não são indiferentes quer ao culto da Virgem, quer às diversões que nesses dias festivos lhes são proporcionadas.
No entanto uma tecla tem por demais sido debatida: a entrega da realização das mesmas a organizações sócio culturais existentes no Concelho.
Compreendemos perfeitamente que a grave crise financeira herdada e que se estende a todos nós não permita grandes voos à Autarquia para que a mesma se possa abalançar em projectos de certa monta, pelo menos com a grandiosidade de outrora. No entanto nunca poderá a Autarquia fugir aos anseios de uma população que aguarda durante um ano por uns merecidos dias de menores preocupações, em que momentaneamente se esqueçam as amarguras do dia-a-dia, assim como mostrar às centenas de visitantes, muitos deles oriundos da terra, que o Alandroal não regride.
Não duvidamos que a medida preconizada de envolver as Associações em projectos desta natureza é louvável, mas duvidamos que seja viável sem um empenhamento não só humano, mas acima de tudo monetário da Autarquia.
Vivemos essa experiência, quando, metemos ombros à tarefa de organizar a Festa, não só envolvendo a Sociedade Artística, como os Bombeiros.
A ajuda da Câmara, na altura, limitava-se à cedência da iluminação elétrica no arraial e tão pouco no aspecto de mão-de-obra nos eram facultados funcionários da autarquia. E para aqueles, que agora põem em causa a presença de responsáveis por se deslocarem à Festa do Avante é bom que saibam que nessa altura era tradição a Banda ir cumprimentar aos Paços do Concelho as Autoridades Locais e que nunca compareceu ninguém para receber os respectivos cumprimentos, ficando a Banda a tocar para uma porta que nunca se abriu. Motivo: a ausência do Presidente ocupado na Festa Comunista.
Adiante:
Há, ou havia três “coisas” que logo à cabeça se tem que contar e que não têm qualquer retorno monetário: A iluminação elétrica, a Banda, e na altura o fogo-de-artifício. Como se ia “buscar” dinheiro para essas despesas? Calcorreando montes e vales, durante vários fins-de-semana, indo de porta a porta, fazendo o que na altura se chamava de peditório, rifas de géneros (galinhas, leitões), noites inteiras durante a Festa “explorado” a tombola não só com as famosas garrafas de anis, como com os produtos doados. Presentemente alguém se dispõe a ir de monte em monte de aldeia em aldeia? Alguém dá algo para a Festa? Alguém gasta dinheiro em tombolas?
Depois haviam as famosas touradas sempre a abarrotar, a actuação dos artistas, os bailes com entradas pagas, o que deixava dinheiro para as chamadas despesas sem retorno.
Agora, alguém pode pensar em cobrar algo por qualquer espectáculo? O povo contenta-se com qualquer artista?
Nem pensar!...
Certo é que até à data deste escrito apenas se sabe que está programada uma Tourada e um Concurso de Pesca. Qualquer destes eventos pode ter a colaboração de Organizações alheias à Camara Forcados, ou até mesmo particular que queira arriscar no que concerne a tourada. Clube de pesca à linha (Marujos) no que diz respeito a Concurso de Pesca. No entanto quem meter ombros a tal tarefa terá sempre que contar com a colaboração da Autarquia.
Tal como eu, muitos Alandroalenses aguardam com ansiedade serem a qualquer hora surpreendidos com um programa condigno que não deixe de seguir as tradições alandroalenses e pese embora os constrangimentos financeiros a Autarquia não deixe de realizar e apoiar todas as iniciativas que possam contribuir para o engrandecimento da nossa terra.
Aguardemos

Chico Manuel – Agosto, 20, 2014

20 comentários:

Anónimo disse...

Tem toda a razão caro Xico, e tenho para mim que este executivo o que quer é sacudir a água do capote e mandar para a frente do touro outras caras para que sofram as marradas.
Dinheiro não há "dizem " e já se viu que este executivo não sabe organizar e sem dinheiro então é que a coisa fica impossível, por isso mais vale dar uns trocos às associações, ficam bem vistos e descartam-se de responsabilidades.
Há de facto muitas formas de fazer politica e de governar, neste caso não me parece a mim a mais correta denotando este executivo muita incompetência, muita desorganização, e pouca capacidade de fazer.
Chama-se a estas velhas práticas políticas de fugir com o rabo á seringa e ficar de bem com Deus e com o Diabo, entre muitas outras coisas, cobardia, e falta de coragem de quem a devia ter.

BOAS FESTAS PARA TODOS

Anónimo disse...

Bom dia,
Este tema é um pau com dois bicos, muitos querem a Autarquia a realizar as festas outros as Associações. Pois, salvo a minha opinião, devia ser as associações a realizar as festividades em todo o concelho. Não a câmara fazer no Alandroal e o resto do concelho ser as comissões, não é justo, o direito de igualdade é lesado. Assim, a Autarquia dando o justo valor e algum apoio logístico para as associações realizarem as festas tradicionais e marcando a sua presença nelas. Bem como, pedir a apresentação das contas e ser divulgada à população em questão, não podendo a Autarquia fazer papel de fiscalizadora, mas apelar aos membros organizadores para o fazer com zelo. Acabar com as desconfianças dessas organizações que por sua vez são peça fundamental na identidade de um Povo, é nessas festividades que muitas famílias se reúnem, vão relembrando outros tempos…

Anónimo disse...

E depois vêm para aqui queixar-se de que a cãmara não arranja caminhos, que a agua nas aldeias é um vergonha, que não limpam as ruas etc etc Mas afinal o que querem???Aonde é que diz na lei das autarquias locais que é uma das funções da cãmara organizar festas???Vão mandar trampa para a ventoinha para outro lado SFF

Anónimo disse...

É TUDO MUITO BONITO, MAS A QUE ASSOCIAÇÕES SE DEVEM ENTREGAR A REALIZAÇÃO DAS FESTAS E A QUANTAS?

E QUE VERBAS DEVE DAR O MUNICÍPIO A CADA UMA E SE DE IGUAL VALOR?

E DEPOIS QUAL O CRITÉRIO, VAMOS TER UNS A QUEREREM PIMBAS E BAILARINAS A MOSTRAR AS CUECAS E OUTROS A QUEREREM
O RODRIGO LEÃO, COMO FAZER?

CARO AMIGO SE A AUTARQUIA TEM QUE APOIAR E DAR DINHEIRO TEM QUE FISCALIZAR COMO O MESMO É UTILIZADO, OU ENTÃO VOLTA TUDO À MESMA.

DEIXO SÓ AQUI UMA INFORMAÇÃO E AO MESMO TEMPO UMA PERGUNTA.

O MUNICÍPIO DO REDONDO ENVOLVE AS ASSOCIAÇÕES PRINCIPALMENTE EM ANOS DE RUAS FLORIDAS, MAS ORGANIZA E COORDENA TODAS AS COISAS.

O MUNICÍPIO DE REGUENGOS TAMBÉM ENVOLVE EM ALGUNS DOS SEU CERTAMES AS ASSOCIAÇÕES LOCAIS, MAS É O MUNICÍPIO QUE ORGANIZA E COORDENA TUDO.

AS FESTAS DOS CAPUCHOS E AGORA DA JUVENTUDE EM VILA VIÇOSA SÃO ORGANIZADAS PELO MUNICÍPIO.

EM BORBA AS FESTAS DE AGOSTO E A FEIRA DO VINHO E DA VINHA SÃO ORGANIZADOS PELO MUNICÍPIO.

EM ELVAS É O MUNICÍPIO QUE TUDO ORGANIZA E COORDENA.

EM MONTEMOR A FEIRA DA LUZ E OUTROS EVENTOS SÃO ORGANIZADOS PELO MUNICÍPIO COM PARCERIAS COM ASSOCIAÇÕES, AUTARQUIAS, MAS COM ORIENTAÇÃO DO MUNICÍPIO.

E ESTES SÃO SÓ AQUI OS DO LADO PORQUE A MAIORIA ESMAGADORA DAS FESTAS MAIS IMPORTANTES DE UM CONCELHO SÃO DE NORTE A SUL ORGANIZADAS E ORIENTADAS PELOS MUNICÍPIOS.

E AGORA PERGUNTO, NO ALANDROAL TEM QUE SER DIFERENTE PORQUÊ???????

Anónimo disse...

Porque haveria a camara de fazer a festa no alandroal, se não faz nas outras freguesias? tenham dó, a camara até pode apoiar, mas fazer? Entao também faz as dos marmelos, que são este fim de semana? faz de Nª Srª da Boanova? Ninguem tem juizo

Anónimo disse...

As associações podem e devem ajudar agora dar dinheiro a estas para que entre todas contratem por exemplo o Quim Barreiros, então que o contrate o Município que torna tudo mais fácil e vai dar no mesmo e com menos chatices.
No meio está a virtude, Município, Juntas de Freguesia e Associações devem trabalhar em conjunto, com um orientador que só pode e deve ser o Município que na maioria dos casos é quem desembolsa.
Que as associações precisem de dinheiro que dá jeito a todos e a alguns em especial, tudo bem, agora que o queiram arranjar ás custas das festas, não.
O dinheiro das festas tem que ser para as festas e não para outra qualquer coisa.
E pergunto, quem controla isso?
Como é que nestes casos a CDU vai controlar a tal TRANSPARÊNCIA???

Anónimo disse...

Mas qual é a transparência da Cdu???????????

Anónimo disse...

Se possível com direito a divulgação.

Sr, Francisco Manuel,
Vivo no Concelho do Alandroal há já 20 anos, não sou português mas fiz deste local do Alentejo a minha casa o que muito gosto e não estou de todo arrependido.
O que com o meu mau português venho aqui denunciar é o seguinte.
Tive um problema com um tubo da piscina do monte, e fiquei sem água na piscina, ponderei se devia pedir um autotanque dos bombeiros ou encher com agua da rede publica, e acabei por me dissidir pela água da rede publica.
Mangueira para a piscina cerca de dois dias a correr , e qual foi o espanto que a água estava verde.
Chamei um técnico pois pensava ser um problema de bactérias, mas não. O problema é que a água da rede vem verde tal como comprovamos com uma garrafa de água de litro cheia.
Tenho despejar e ver se mando encher de água digna do nome, é claro que vou pagar uma conta de água grande ao Município, mas pergunto que água é esta, bebemos esta porcaria e pagamos por esta coisa suja a quem chamam água que para o ser tem que ser limpa e transparente.
É assim que se vive atualmente neste Concelho em que o bem mais essencial ou não há e quando há não tem qualidade, é verde.
Acho que já aqui se queixaram do mesmo, há que fazer urgentemente analises a esta porcaria que chamam água e responsabilizar esta gente de incompetência ,e facilitismo raro.

Uma boa noite e tenham cuidado com o que bebem e lavam alimentos.

Anónimo disse...

E NO REINADO DO PRESIDENTE GRILO,PRQUE SABIAM A VERBA QUE IRIAM RECEBER QUANTAS ASSOCICIAÇÕS FORAM CRIADAS^?
BASTA VER AS HORTINHAS? E MARMELOS?
SUBSIDIOS DE 3OOO/4OOO euros,QUALQUER UM CRIAVA UMA ASSOCIAÇAO.
E OS RESULTADOS? É TUDO SEM FINS LUCRATIVOS. Só no papel.
A CAMÂRA AJUDE OK. MAS QUE SE APRESENTEM OS RESULTADOS.
E FICAMOS HOJE POR AQUI.
SE NECESSÁRIO, SE DESCOBRIRÁ MAIS ALGUMA COISA.

SÓ EU. SEMPRE EU, OS OUTROS DESCONFIAM.

CUIDADO.

francisco tátá disse...

Embora fora do contexto da postagem, o comentário enviado por quem se queixa da qualidade da água, merece ser publicado porque comprovado, e na medida em que poderá servir de alerta para remediar situações identicas. Aliás o problema com a distribuição de água, taxas cobradas, qualidade duvidosa e acima de tudo falta da mesma merece ser objecto de ponderação.
Chico Manuel

Anónimo disse...

Essa da água da piscina É DE MESTRE.
Chamou um técnico analista...para SUPERIORMENTE analisar, acrescenta - mais ou menos!!!!
Fundamente «documentalmente» as provas junto da Autarquia; sustente a credibilidade do Laboratório que as elaborou; e o nome DO TÉCNICO RESPONSÁVEL.
Todos agradecemos...porque perante o GRAVÍSSIMO PROBLEMA DA ÁGUA VERDE estamos eminentemente dependentes de uma MORTALIDADE aterradora...nem no Iraque se passa igual???

E, já agora, porque o seu comentário se esconde num cretino e desprezível ataque político, sem qualquer veracidade:
INTENTE PROCESSO JUDICIAL CONTRA A EMPRESA "ÁGUAS DE PORTUGAL" a quem (sem o conhecimento da população do concelho)foi cedida a TENEBROSA negociata.

Por fim: Não se esqueça de que só para "encher" a sua piscina consome (do que é de todos nós) tanta água quanta a que é devida a muitas dezenas de seres humanos, que dela necessitam para beber, para cozinhar e para se higienizar.

Consegue perceber a simplicidade altruísta e humanista desta pequena prosa?

TEM O MESMO DIREITO QUE O(A) SENHOR(A).

Ao que isto (o SISTEMA!!!) chegou...

Tenha uma boa noite e...banhe-se na Ribeira, é mais saudável e gratuito.

Techau

Anónimo disse...

OLHA UM COM A INVEJA DE NÃO TER PISCINA, A PESSOA ENCHE MAS PAGA AO CONTRARIO DE ALGUNS ESQUERDISTAS CONVICTOS QUE A ENCHIAM SEM A PAGAR.
OU HÁ POR ACASO ALGUMA LEI QUE PROÍBA TER PISCINAS?
PERDEU UMA BOA OCASIÃO PARA ESTAR CALADO, NÃO SEJA INVEJOSO NEM COBICE O ALHEIO, É FEIO.
SABE QUE MAIS NÃO SE LAVE NEM BEBA PARA NÃO GASTAR ÁGUA.
TANTA ESTUPIDEZ.

TCHU

Anónimo disse...

Caro (a) Comentador de 20/08/14 às 16:37

Estes concelhos que relatou, fazem no sentido de “caça ao voto”, porque as sedes de concelho tem maior percentagem de voto, querem mostrar a sua vaidade e, nas terras mais pequenas que se dane. No Alandroal há uma Freguesia que tem mais eleitores que a sua sede. A realidade é muito diferente, tem uma enorme extensão de área e povoados muito deslocados… Porque não criar uma rede de entre ajuda / grupo de trabalho para realizar as festividades, envolvendo os trabalhadores das Autarquias e colaboradores das entidades do concelho? Não podemos descriminar o trabalho de algumas associações, há quem faça por gosto e certinho. Ver que uma por outra tem mais anos de vida que nós, e sempre souberam ultrapassar os seus problemas e viveram em alturas muito más. As associações são um pilar fundamental na liberdade, cultura, desporto…. Que seria de uma aldeia sem a sua coletividade, é de rever bem a importância das mesmas, os bailaricos que se conhecem quem os organiza? Ou queremos entregar como se fez às Escolas Primárias… A Autarquia pode fazer protocolos e tem uma comissão de ação à correpção na sua área geográfica…. Somos todos importantes numa sociedade e para tal, temos de colaborar porque sem uma sociedade mais justa podemos perder algo como a Liberdade…. Olhar do mesmo jeito para todas as pessoas…
Bom Almoço!

Anónimo disse...

Com tanta piscina e tanto "furo" pode acontecer, NÃO TÃO LONGE NO TEMPO!!!, que a água escasseie OU FALTE.
Sobejam estudos credíveis e ALARMANTES indiciadores da fatal causa/efeito.
Dá que pensar. Seriamente. ONTEM/AGORA.
Desatenções aos bens essenciais da vida?

CUIDADO

Anónimo disse...

As voltas que esta gente dá para desculpar quem não tem desculpa e que também é responsável pelo bom bom ou mau estado da água publica.

Tivemos mais de mês com cortes de agua diários e quando havia água mal corria na torneira, depois de tanta espera pelo que afinal foi resolvido quando quiseram em 2 dias, que foi comprar uma bomba nova e montagem, temos agora água castanha meio verde.
Ao que parece e segundo dizem por aqui porque este executivo não mandou limpar umas condutas que pelos vistos eram limpas regularmente pelos outros executivos, se calhar para poupar ou então por falta de competência e conhecimento de quem manda nessa ária.
E assim vivemos a tomar banho e a beber água suja, e pelos vistos a responsabilidade não é de ninguém, acho mesmo que é minha e de muitos Munícipes principalmente os que tem piscinas já que ninguém se acusa pois os responsáveis trabalham sempre depois dos problemas acontecerem, é tudo até à ultima e ainda há quem defenda esta total incompetência.

Agora até ter piscinas é crime já ser responsável pela população ter água impropria para consumo é coisa de aplaudir.

AVANTE CAMARADAS

Anónimo disse...

JÁ QUE O XICO NÃO PUBLICOU O MEU COMENTÁRIO QUE NÃO DIZ MENTIRA NENHUMA E O XICO SABE, AQUI VAI MAIS SUAVE E SEM QUERER OFENDER, TODA A GENTE BRINCA COM O PORTAS, COM O COELHO, COM O CAVACO, DECERTO TAMBÉM SE PODE BRINCAR COM GENTE MENOS "IMPORTANTE", OU HÁ INTOCÁVEIS????????

EM RELAÇÃO ÀS PISCINAS HÁ QUEM AS TENHA E QUEM NÃO TENHA, MAS SEMPRE PAGUEI A ÁGUA QUE LHE METO DENTRO AO CONTRÁRIO DE OUTRAS PESSOAS.
A MINHA É DAQUELAS DE BRINCAR PORQUE DAS BOAS INFELIZMENTE NÃO TENHO DINHEIRO, MAS GOSTAVA, QUEM NÃO GOSTA DE UM BOM BANHINHO NOS DIAS DE CALOR DO NOSSO ALENTEJO, SÓ OS HIPÓCRITAS E ALDRABÕES OU OS QUE SE PREOCUPAM TANTO COM A FALTA DE ÁGUA QUE NÃO TOMAM BANHO E QUE LÁ EM CASA NÃO PUXAM O AUTOCLISMO E É UM CHEIRO QUE NÃO SE PODE.
TENHAM É VERGONHA E ASSUMAM AS VOSSA RESPONSABILIDADES, TEMOS DIREITO A TER ÁGUA DIGNA E COM QUALIDADE, DEIXEM-SE DE TRETAS E RESOLVAM O PROBLEMA, JÁ…

Anónimo disse...

Estou solidário com todos aqueles que se queixam da qualidade da água, e só não estará quem não sofre na pele o problema, a minha mulher lavou roupa branca e ficou toda castanha, lá teve coitada de meter a roupa em lexivia com água do garrafão.
Mas ainda há quem defenda um executivo, que ou não nos dá água e quando dá vem suja.

Mas já que o assunto é sobre as festas de Setembro, gostaria de dizer o que me vai na alma sobre este tema.


Isto de o Município ter sacudido a água do capote e deixar a festa a ser organizada por terceiros é claro como a água que foi de interesse do mesmo que assim acontecesse, se o queria fazer de forma sustentada e séria, já o devia ter feito em tempo útil para que essas associações pudessem ter tido tempo suficiente para se organizar e soubessem atempadamente com o apoio que iriam ter, para que as mesmas pudessem ter tipo tempo de trabalho e fazer o melhor possível, mas não, foi tudo feito em cima do joelho quase em vésperas de festa, e depressa e bem não há quem.
As coisa estão difíceis mas convínhamos, é notório a falta de interesse da parte deste executivo pela nossa festa secular, pois se até o novíssimo Endovélico teve um espetáculo patrocinado a 100% pelo Município não se entende como não é possível ter nas nossa festas pelo menos numa das noites alguma coisa com mais qualidade e que dignificasse a nossa festa, não era preciso gastar muito dinheiro porque nem sempre o que é caro é bom, afinal trata-se da festa principal do Concelho e isto é vergonhoso para a Terra e para o Município e para este Executivo, que me parece mais preocupado com outra festa no mesmo fim-de-semana, digo mesmo só está focado nesse tal evento, como trabalho no Município ouvi várias vezes vereadores presidente referirem-se a essa magnifica festa e nunca os lhes ouvi um palavra sobre a nossa festa, ou estaca no local errado à hora errada ou então é muita coincidência.


E por aqui me fico, para bons entendedores…

Anónimo disse...

Andaram com problemas de quais dos três não iria ao Avante e teria que ficar a representar o Município nem que fosse num só dia em que a Câmara oferecesse um espetáculo, coisa que se fazia no antigo tempo da CDU quando as associações como os Bombeiros organizavam, havia sempre um dia em que o espetáculo principal era da organização e pago pelo Município.
Mas nem isso mantiveram, FOI DESCARTE TOTAL, e lá está, assim já nenhum dos elementos do executivo tem que faltar a festinha do ano e deixar de cantar o Avante Camarada.
Parece anedota, parece brincadeira, mas é tudo menos isso, infelizmente é a verdade e mostra bem o calibre dos nossos governantes.

TAMBEM POR AQUI ME FICO.

25 DE ABRIL SEMPRE MAS COM OUTRO TIPO DE GENTE.

Anónimo disse...

Isto já não são comentários Sr. Francisco.

Parecem atos de cartomância.

Porra...Já tive problemas com a água da minha piscina e resolvi-o com quem é responsável pelo NEGÓCIO da água, a Empresa ÁGUAS DO ALENTEJO CENTRAL.

Alguém da Câmara LHA vendeu e, contratualmente, "não pode interferir".

Mas (porra outra vez) alguém da Câmara ficou a dever á ÁGUAS DO ALENTEJO CENTRAL alguns milhões.

Dá para entender ou querem continuar com o jogo de cartas, perdido?

Melhores banhos no Lucifecit

francisco tátá disse...

Vamos lá acabar com isto de vez.
Se reparar bem eu logo que apareceu o comentário sobre a água tive o cuidado de escrever que aqui estava fora do contexto.
No entanto e como me pareceu um assunto de certa gravidade e que poderia atentar contra a saude publica fiz averiguações e cheguei à conclusão, porque pessoas idóneas e de toda a confiança me confirmaram ser o facto verdadeiro. Como tal e pelas as razões que já mencionei coloquei o comentário. Logo de seguida se reparar bem um outro comentário foi esclarecedor e alem de confirmar o facto, especificou o local ( apenas se verifica numa parte do Concelho) e os motivos porque tal vinha sucedendo. Assim parece-me que o blogue e o comentário serviram se mais não fosse para que alguem responsável desse solução adequada para remediar o sucedido.
Quanto ao assunto da divida à Camara foi um facto comprovado e como sempre os "profissionais" da politica baixa, muito em voga no Alandroal desde que "dividido",aproveitaram e como já vem sendo hábito desataram a ofender-se. São anónimos, não os conheço e como tal como já por várias vezes aqui o escrevi estou-me nas tintas que se ofendam ou não. Já com conhecidos e amigos pia mais fino.
Obrigado pelo comentário
Chico Manuel