sexta-feira, 1 de agosto de 2014

DIREITO Á OPINIÃO

                                                    COMO VAMOS DE FAM?

Tem sido amplamente divulgado na imprensa regional a rejeição por parte dos Autarcas do Distrito de Évora das condições acordadas entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios para a concessão do Fundo de Apoio Municipal (FAM). Ainda hoje se fazia eco da recusa dos autarcas CDU em aceitarem as condições impostas.
Compreende-se perfeitamente a contestação das autarquias, sabendo-se de antemão as contrapartidas exigidas pelo Governo para a concessão, mormente no que toca a aumento de taxas, e movimentação de pessoal.
Mas perguntamos nós:
Estará a Camara do Alandroal em condições de poder rejeitar o acordo FAM?
É que segundo Poiares Maduro a adesão ao FAM é obrigatória para os municipios em sérias dificuldades, caso do Alandroal em acentuada rotura financeira. 
Ainda, segundo as directrizes governamentais, as Câmaras em rotura financeira que recusem assinar o contrato sujeitam-se a que os seus eleitos sejam destituídos do cargo, proceder-se a novas Eleições, até que haja uma força política que aceite as condições impostas.
Um "bico-de-obra" de dificil resolução, que vai exigir muita ponderação, muita coragem, muito poder reevindicativo por parte de quem de direito, mais a mais sabendo-se que as Águas do Alentejo (credores de uma divida monumental), serão as primeiras e talvez unicas a beneficiar de qualquer verba supostamente negociada.

Vejamos o que espera o Concelho do Alandroal ....

Chico Manuel 
Agosto, 01, 2014













18 comentários:

Anónimo disse...

Jose Rasteiro Rasteiro Sem dúvida que a Srª Presidente da Câmara de Alandroal volta a explicar de forma a que todos percebam a dívida efetiva do Município, assim como, o seu passivo. Os responsáveis desta tragédia, são conhecidos dos munícipes. Estamos perante uma dívida insustentável e o desenvolvimento do concelho comprometido por mais de 30 anos. O Sr. João Nabais PS e o Sr. Dr. João Grilo PS/ e MUDA que geriram o concelho nesses 12 anos, ficam na história do Alandroal pela difícil e insustentável situação política e social criada às pessoas. Uns dizem agora que o PAEL era a solução, outros aguardavam o FAM, como solução milagrosa. Qualquer destes famigerados programas tem a mão do PSD/CDS, inimigo do poder local democrático e autónomo. Qualquer destes programas se fosse aplicado ao Alandroal, aumentaria todas as taxas e impostos no concelho para o máximo, nos próximos 30 anos, retiraria todo o poder aos eleitos e colocaria os trabalhadores do município numa situação extremamente difícil. A CDU deve constituir uma frente de luta, com todos os que estiverem disponíveis e solidários com as pessoas do Alandroal, denunciando este pacote suplementar de austeridade e, denunciando os responsáveis, pelos desvarios e pela tragédia social, implementada no concelho.

Anónimo disse...

Os remédios prescritos pelo governo são dos tais que matam o doente.
Morrer por morrer eu não o tomava.
Porque será que o procedimento dos governos para com os bancos falidos é diferente?
O primeiro ministro disse que o seu governo não punha os contribuintes a salvar o BES.
Veremos até que ponto o primeiro ministro cumpre a palavra. O Banco de Portugal já admitiu que o Governo tinha que o fazer...

Anónimo disse...

Sopas depois d'almoço....

Anónimo disse...

Anónimo Anónimo disse...
Jose Rasteiro Rasteiro Sem dúvida que a Srª Presidente da Câmara de Alandroal volta a explicar de forma a que todos percebam a dívida efetiva do Município, assim como, o seu passivo. Os responsáveis desta tragédia, são conhecidos dos munícipes. Estamos perante uma dívida insustentável e o desenvolvimento do concelho comprometido por mais de 30 anos


NÃO TEM CAPACIDADE OU NÃO HÁ MESMO VOLTA A DAR, UNIFIQUEM O MUNICÍPIO A CONCELHOS VIZINHOS COM DINHEIRO, COMO É O CASO DO REDONDO E ELVAS PARA VER SE NÃO ANDAMOS 30 ANOS COM UM MUNICÍPIO QUE A ÚNICA COISA QUE FAZ E PODE É MANTER OS EMPREGADOS.
É QUE ISSO É MUITO SOLIDÁRIO MAS NÃO SERVE O CONCELHO NEM AS PESSOAS QUE NELE VIVEM.
NEM TODA AGENTE TRABALHA NO MUNICÍPIO E TAMBÉM TEM QUE TER RETORNOS DO MESMO, NÃO SÃO SÓ OS EMPREGADOS COM TODO O RESPEITO PELOS MESMOS, QUE TEM QUE TER BENEFÍCIOS DO MESMO.
SERÁ QUE O MUNICÍPIO DO ALANDROAL AGORA É A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA, SÓ SERVE PARA MANTER POSTOS DE TRABALHO,E O RESTO???

VAMOS PASSAR 30 ANOS COM UM MUNICÍPIO QUE NÃO PASSA DE MAIS UM CENTRO DE EMPREGO?

Anónimo disse...

Andaram anos e anos em festa, agora querem o quê?! Continuar em festa a resposta é óbvia...Mas para isso têm de ser vocês a pagar!

Anónimo disse...

Uma pergunta: Na dívida actual município há ou não há dívida do tempo da CDU? Há ou não há dívida do tempo em que o comentador era vereador?
Esclareça lá.
FAM e PAEL obrigam a aplicação taxas máximas nos impostos.
Já temos as taxas quase máximas que já foram aplicadas este ano com os votos foráveis da CDU e ainda não há FAM.

Anónimo disse...

Atão mas a CDU não esteve 4 anos com o MUDA na câmara??? A aprovar as contas todas??? Nunca os ouvi dizer ou avisar o povo que a dívida estava a aumentar!!!! Até diziam em todo o lado que se estava a pagar a do tempo do Nabais!!! Porque que é que mudaram de conversa??? Devem pensar que somos todos parvos!!!!

Anónimo disse...

E assim o fam e obrigatorio agora. Que remedio. E isto porque a divida ultrapassou os limites dos limites. Todos temos de pagar as nossas dividas. Pena e não serem os que as fizeram a pagar . Sejam eles quem forem . Na minha humilde opiniao não estaria em NENHUM lugar de poder quem fizesse dividas publicas e que não as consegisse pagar. Primeira regra de quem pede emprestado: tem de se pagar. Não é só pedir e gastar. Vejam onde isso nos levou.Quem devia pagar nao paga nada e nós nem um euro podemos ficar a dever mesmo que seja para alimentar a familia. Temos de recorrer à misericordia e anda esta gente a falar em mais milhoes menos milhoes a acusar este ou aquele.Só falam e falam e falam e enquanto estiveram la gastaram sem pensar . Que raios entao estiveram la a fazer? E ainda querem mais ... Ir pra la para continuar a alimentar a familia politica e mais nada. Agora querem milagres, juntar o concelho a outros e outras parvoices iguais ... Irra ponham a pagar quem fez a divida e quem a aumentou e ja resolvem uma parte do problema. Que diacho ...

Anónimo disse...

NÃO TEM CAPACIDADE OU NÃO HÁ MESMO VOLTA A DAR, UNIFIQUEM O MUNICÍPIO A CONCELHOS VIZINHOS COM DINHEIRO, COMO É O CASO DO REDONDO E ELVAS PARA VER SE NÃO ANDAMOS 30 ANOS COM UM MUNICÍPIO QUE A ÚNICA COISA QUE FAZ E PODE É MANTER OS EMPREGADOS.


a este comentario que ainda extenso que ele era apenas dei me ao trabalho de copiar so o que esta em cima.....oh meu caro hoje em dia quem tem um trabalho pode meter pao na mesa e a quem ande neste concelho a passar fome e muitas destas pessoas voçe deve desconhecer porque caem algumas no anonimato mas olhe pelo menos aqui na aldeia onde moro a muita pobreza e ha casos que estao os 2 em casa e com filhos e como podem suportar despesas? sinceramente ha gente que tem mais olhos que barriga e olhe que muitos que estao na camara foram so tachos tachinhos e panelas de persao .....e acabaram por ficarem efetivos e agora os desgraçados que queiram alguma coisa nao ha porque os estagios profissionais estao fechados os chamados pocs sao o que sao e mesmo assim se esta minha gente tivesse um poc de certeza que se sentiria mais feliz a dar melhores condiçoes aos seus filhos....e voçe vem me falar que a camara so o que faz é manter os empregados???haja sem duvida um pouco de respeito por quem quer trabalhar e nao estou a defender partido nenhum mas sim o trabalho que tanto se quer e nao ha ......o resto meu caro amigo é secundario

boa noite e durma bem

Anónimo disse...

".o resto meu caro amigo é secundario

boa noite e durma bem "


Não meu caro amigo ou amiga, o resto não é de todo secundário, porque os Municípios existem para servir as pessoas " todas " e desenvolver o Concelho, existem para tratar de acessos,dos esgotos, da água, pavimentos de rua, desenvolver o turismo e a cultura,apoiar comercio e industria local, etc, etc.
Uma coisa tenho a certeza, não existem de todo para terem trabalhadores que nada podem fazer e ser só função de um município arranjar dinheiro para pagar aos ditos.
É que o comentador fala, mas a minha família e outras deste concelho ainda tem que fazer estrada de terra para chegarmos a casa, pó por todo o lado no verão e lama com fartura no inverno e se o nosso Município durante os próximos 30 anos não consegue resolver isto e outras coisas prioritárias para as vidas das pessoas então para que serve????????
Quando se fala com o encarregado do Município e o mesmo nos diz que não pode fazer nada em relação aos caminhos porque não tem material nem maquinas para o fazer, serve o Município nesta ária para quê? Para pagar ordenados a gente que nada pode fazer, e está parada.

Vamos andar todos a alimentar e a pagar uma empresa que não produz ????
muito bem, as pessoas que trabalham no Município tem que viver, e as outras vivem como ???

Posso não concordar na totalidade com o comentador de 02 Agosto, 2014 11:20, mas tem razão em algumas coisas que diz, principalmente que este este Município não pode nem deve ser só uma espécie de centro de emprego, coisa que praticamente já o é e à muito tempo, pois nada se faz.

Velho Reformado e Doente.

Anónimo disse...

Então se o saneamento financeiro que ficou aprovado tivesse sido cumprido teriamos chegado a isto?
Pergunto para me esclarecer só isso.

Anónimo disse...

Então se o saneamento financeiro que ficou aprovado tivesse sido cumprido teriamos chegado a isto?

Não há saneamento que nos valha enquanto não sanearmos estes fracos políticos e governantes.
Falo dos que tivemos nos últimos anos e que foram uma desgraça como se vê, mas que ainda tem o desplante de querer de novo ocupar o reinado, e falo também dos actuais, tudo gente sem qualquer preparação que os cargos exigem, porque governar um Concelho não é para todos.
Tem tido a nossa terra muito azar, é só aprendizes de feiticeiros que se julgam políticos, com todo o respeito, tudo gente com falta de sabedoria da vida, e com pouca cultura, principalmente a que não se aprende nas escolas.

Anónimo disse...

depois de ler os comentários do comentador de 2 agosto das 11:20, compartilho completamente com as suas ideias e me dão que pensar, não posso também deixar de concordar com as criticas do comentador de 4 de agosto às 10:00h.

Continuem expondo as vossa ideias por são bastante válidas...

Anónimo disse...

".o resto meu caro amigo é secundario

boa noite e durma bem "


Não meu caro amigo ou amiga, o resto não é de todo secundário, porque os Municípios existem para servir as pessoas " todas " e desenvolver o Concelho, existem para tratar de acessos,dos esgotos, da água, pavimentos de rua, desenvolver o turismo e a cultura,apoiar comercio e industria local, etc, etc.
Uma coisa tenho a certeza, não existem de todo para terem trabalhadores que nada podem fazer e ser só função de um município arranjar dinheiro para pagar aos ditos.
É que o comentador fala, mas a minha família e outras deste concelho ainda tem que fazer estrada de terra para chegarmos a casa, pó por todo o lado no verão e lama com fartura no inverno e se o nosso Município durante os próximos 30 anos não consegue resolver isto e outras coisas prioritárias para as vidas das pessoas então para que serve????????
Quando se fala com o encarregado do Município e o mesmo nos diz que não pode fazer nada em relação aos caminhos porque não tem material nem maquinas para o fazer, serve o Município nesta ária para quê? Para pagar ordenados a gente que nada pode fazer, e está parada.

Vamos andar todos a alimentar e a pagar uma empresa que não produz ????
muito bem, as pessoas que trabalham no Município tem que viver, e as outras vivem como ???

Posso não concordar na totalidade com o comentador de 02 Agosto, 2014 11:20, mas tem razão em algumas coisas que diz, principalmente que este este Município não pode nem deve ser só uma espécie de centro de emprego, coisa que praticamente já o é e à muito tempo, pois nada se faz.

Velho Reformado e Doente.


MEU CARO "VELHOTE" REFORMADO E DOENTE

EU TAMBEM NAO TRABALHO NO CONCELHO TAMBEM ANDO POR ESTAS ESTRADAS TODOS DIAS COM CHUVA LAMA E RAIOS DE SOL E FAÇO TODOS DIAS E IR E VIR 120 KM E OLHE SOU EU QUE PAGO A GASOLINA AS REFEIÇOES E TODAS AS DESPESAS E AGORA QUER FAZER O QUE? ANDAR A BRIGA VOÇE NAO VE QUE AGORA SAO ESTES OS MAS OS OUTROS ERAM UNS SANTOS A QUESTAO É QUE FAÇA O SEGUINTE TESTE EXPERIMENTE ABRIR A PORTA DA SUA CASA E NAO A FECHAR DEPOIS ENTRA O SEU VIZINHO E A MESMA CONTINUA ABERTA DEPOIS APARECE UM TIO E CONTINUA NA MESMA DEPOIS VEM A FILHA E ASSIM SUCESSIVAMENTE E VOÇE VAI VER QUE A PORTA NINGUEM A FECHOU PORQUE SERA? NAO ACHA QUE ESTAO SEMPRE A ESPERA DE ENQUANTO ESTAO NO POLEIRO FAZEM OS DESPERDIÇIOS TODOS A ESPERA QUE DEPOIS OS QUE VEM RESOLVAM FAÇA UM TESTE E DEPOIS VEJA SE NAO É ASSIM

AGORA NAO HA DINHEIRO NAO HA PALHAÇOS

BOM ALMOÇO

Anónimo disse...

O comentário de "04 Agosto, 2014 10:00"

Este comentário diz tudo.

De modo frio, sem rancores, sem influências partidárias, é um espelho da verdade nua e crua dos males que têm provocado o nosso mal estar, o qual irá prolongar-se por muito tempo sem um fim à vista.
Este sistema manhoso, disfarçado de democracia é o caminho certo para aquilo que não desejamos: uma ditadura.
Nós queremos uma democracia!
Mas uma democracia de verdade. Responsável. Onde os oportunistas não tenham cabimento. Queremos pessoas competentes a gerir os cargos a favor do povo e não dos seus interesses pessoais ou partidários.
Estamos fartos de promessas mentirosas.
Isto está muito mais complicado do que muita gente pensa.
O povo tem que abrir os olhos. Se continuarmos ingénuos e submissos, nunca mais saímos do atoleiro em que nos meteram.
E se fosse só aqui no Alandroal, seria do mal o menos. Porém isto está instalado em todo o país e a todos os níveis governamentais.
Reparem só agora no procedimento vergonhoso do governo, que mais uma vez, para salvar um banco falido devido a fraudulências, coloca mais uma vez o povo a pagar os desmandos de quem se porta mal.
Estamos feitos ao bife.

Anónimo disse...

"AGORA NAO HA DINHEIRO NAO HA PALHAÇOS"

Pelos vistos há e tem que ir à escola aprender a escrever.

Anónimo disse...

"tem que ir à escola aprender a escrever."

Que conversa parva...
Estamos aqui a ser sujeitos a algum exame de português?
Eu e de certo todos perceberam o que a pessoa escreveu.

Anónimo disse...

"""""""Eu e de certo todos perceberam o que a pessoa escreveu.

04 Agosto, 2014 17:53 """"""

O Sr. percebeu, já eu acho que o comentário é tão confuso que nem quem o escreveu o entende.
Mas nem toda a gente tem conhecimentos e sabedoria para entender uma coisa daquelas, isso só para génios como é o seu caso.

Já agora conversa inteligente é dizer a toda a gente que escreva com erros, que se lixe o português.



"AGORA NAO HA DINHEIRO NAO HA PALHAÇOS"

Acrescentando ao que dizem acima,digo.

Palhaços há muitos por aqui,e pelos vistos uns escrevem mal e outros escrevem bem.

Com todo o respeito para os palhaços a sério que tem uma profissão nobre e difícil.