quinta-feira, 24 de julho de 2014

PANO - CRU - Rubrica de A.N.B.

I.
Nódoas negras na beleza singela do Pano-CRU português, tornaram-se infelizmente uma das constantes mais visíveis deste preocupante e desorientado modo de viver à portuguesa. Sempre atreito à repetição de conhecidos fadários e  casmurrices diversas.
Para dar um exemplo, pergunto se alguém percebe a anunciada e súbita fragmentação que está acontecer no Bloco de Esquerda. Justifica-se?
O Bloco, se permanecesse forte, com uma estratégia e projecto claro de alianças à esquerda numa virtuosa governação com o Partido Socialista, nas próximas legislativas, teria muito a perder ou o país teria bastante mais a ganhar?
Com tantas voltas e reviravoltas, vai manter-se como um pequeno e simples partido de protesto, à semelhança do Partido Comunista, que apenas se vai apoiando na sua velha base de apoio eleitoral, sem nunca se dispor a aceitar as responsabilidades de exercer o poder partidário, isto pese embora o seu próprio sistema e método, à   CDU, de manter e até de saber conquistar votos?

II.
 Entretanto a disputa que está em marcha à volta das primárias no Partido Socialista (com implicações óbvias à escala do Alandroal e dos seus dois conhecidosex-presidentes, expulsos atempadamente do PS) terá um desfecho que realmente se espera que vá atender aos interesses superiores dos país.  
Apresentando, desde já, a minha declaração de interesses, parece-me que sim, dado que se abriu o Partido Socialista a uma maior democraticidade externa e interna num tempo em que tudo parece andar a correr mal aos partidos.
Até aqui tudo bem.
 O que pode vir a não bater certo é a escolha do vencedor. Ou seja, há que ponderar e reparar nos debates, entre os dois candidatos, e só depois tomar uma posição eleitoral e votar.
Antes disso, parece-me prematuro. E diria mais: embora já tenha uma ideia, digamos pré-visionada, devo acrescentar que o candidato que tiver menos contas a apresentar no passado, ou sobretudo, do seu passado recente de alto responsável socialista e, sabendo que ambos os Antónios, tiveram percursos idênticos na juventude socialista, direi que será esse, enfim, o candidato que acabará como provavel vencedor.
 Seja como for, após esta longa refrega eleitoral que, tarde ou cedo tinha de acontecer, o importante e decisivo é que seja um 1º Ministro com tomates vermelhos, situado à Esquerda, bom negociador. E sobretudo, em minha opinião, que não fale adiantado nem de mais. Nem aqui nem em Bruxelas se lhes exige voluntarismos onde quem manda é o cínico realismo alemão. Há que encontrar,em atitude séria, as componentes fundamentais de uma Carta contra esta Austeridade cega que anda a destruir-nos. Sem mais colagens ao memorando da Troika e/ou sem que apareçam personagens e uns tantos barões que rapidamente esperam  apoiar o vencedor…

III.
 Vamos terminar com o problema da fraquíssima natalidade, em Portugal, que é tão grave que qualquer dia se tornará existencial. Ou seja, com mais duas ou três décadas sem phoder, em quantidade e em qualidade, o país e o Alqueva será apenas uma reserva de férias da Europa rica com meia dúzia de campos de férias e dezenas de hotéis de luxo.
Quanto ao Alandroal, o n/destino demográfico, é em tudo semelhante ao do país, só a escala é que poderá ser diferente. Vamos ser uma “mini-reserva” de índios e índias alandroalenses que, em tempos e até aos finais do século XX, viviam numa vila que ainda tinha pouca gente  e até tinha um Castelo e uma Torre do Relógio alta e grandiosa que se prestava ao avistamento nocturno e aos enfeites festivos pré-clássicos e pré-cristãos do Endovélico. 
Se mesmo assim, ainda não acreditam nisto, olhem para os números, analisem, espremam-nos, façam-lhes o que quiserem porque, na minha opinião, tão importantes e reais são os dados demográficos à vista, quanto é o medo compreensivo “dos homens phodilhões e das mulheres grávidas” estarem a produzir filhos unicamente para o imprevisível, para o desconhecido e para exportação. Isto para não falar noutros problemas.
 E pronto, este pano-cru singelo, curto e macio estendeu-se, por hoje, até      aqui.
Melhores Saudações

     António Neves Berbem

     (24/ de Julho/2014)

13 comentários:

Anónimo disse...

O Senhor Berbém refere-se aos dois ex-Presidentes do Município de Alandroal, como ambos tivessem sido expulsos do Partido Socialista.
Que se saiba um foi expulso ( Ex-Presidente Grilo). O outro (Ex-Presidente Nabais)foi ele que pediu a demissão do Partido. Se o senhor é PS ou diz ser do PS, TINHA OBRIGAÇÃO DE SABER.
Informe-se antes de escrever.

Anónimo disse...

Vamos ver se nos entendemos.
O Ex-Presidente Grilo foi expulso.
O Ex-Presidente Nabais pediu a demissão de militante do PS.
E o caro Berbem tinha obrigação de o saber.
Isto, o que o senhor diz, é má informação.
Cuidado com o que se quer vender.

Anónimo disse...

Perdidos neste emaranhado de sensações e sentimentos com dores de cabeça continuadas pelo fato da democracia estar a dar oportunidades a tubarões com dentes afilados a tentar prender as presas.
Entre a inercia comunista e a vontade devoradora dos dois tubarões (socialistas?) vivemos num lugar com passado e sem futuro ... Não há santo que nos valha neste canto cada vez mais virado ao secretismo do culto endovelico à mercê de interesses tão egoistas que não vale a pena sequer apelar àquela que velou durante anos seguidos por todos nós : a sra da boanova a quem demos anos e anos a nossa fé, o seu nome às nossas filhas e a confiança da esperança de um milagre ...

Anónimo disse...

Pois eu vejo o PS a namorar um pelo bom trabalho que fez e a querer livrar-se de vez da má fama que o outro dá. O Grilo no PS era bom para o PS mas não sei se era bom para o Grilo.

Anónimo disse...

Sou PS desde sempre e vejo que o ex-presidente Grilo era de longe a melhor opção para voltar a dar categoria e seriedade ao partido no nosso concelho e tirar de lá esta gente. Eu dava a cara por ele e a minha família também e ando afastado de tudo há muito tempo. Se me aparecem outra vez com gente que já mostrou que não vale nada e só nos tem envergonhado nunca mais me apanham o voto e é a morte do partido no concelho.

Anónimo disse...

Pediu a demissão porque estava a adivinhar a expulsão, olha olha!

Anónimo disse...

" Se me aparecem outra vez com gente que já mostrou que não vale nada e só nos tem envergonhado nunca mais me apanham o voto e é a morte do partido no concelho"

Esta é forte!!!
Quem será assim tão importante, que se o contrariarem, vai ao ponto de matar o PS no concelho?

Poderá ter influência sobre a sua família nas questões partidárias, mas para mim e muitos como eu, a sua influência é absolutamente nula...

Anónimo disse...

Sou tão importante como outro qualquer mas tenho família e amigos e falo com muita gente. Voto pela PESSOA e cada vez mais gente faz o mesmo, não se iludam. Os partidos já não impingem quem querem de qualquer maneira. O povo já sabe fazer escolhas e se o partido não as souber fazer a resposta está à vista. Basta ver o que aconteceu ao PS as últimas eleições cá no concelho. Mesmo sem Muda não convenceram as pessoas.

Anónimo disse...

Carissimo A.N.B.!!!
No nºI, terceiro parágrafo do teu texo, dizes;NUMA VIRTUOSA GOVERNAÇÃO COM O PARTIDO SOCIALISTA...oh!! meu AMIGO, então tu, nesta altura do campeonato, vendo e ouvindo aquilo que se passa á nossa volta,proveniente dos acontecimentos,falatório,acções tomadas,por toda a corja POLITICA, que nos suga o suor do nosso trabalho, que nada fazem senão governarem-se ELES, ainda acreditas no PAI NATAL ?? tenho-te por tudo, menos por ingénuo !!! Infelizmente para nós, não há virtuosismos governativos que nos valham,mais não temos, do que aquilo que deixámos criar !!! e, quando assim é, temos que convir; QUANDO A CABEÇA NÃO TEM JUIZO, QUEM PAGA É O CORPO !!!!...Creio,se o meu sentir não me engana, que o nosso futuro terá que passar por algo NOVO, os sistemas politicos actuais estão esgotados...
Aquele abraço,
Manel Augusto

Anónimo disse...

O ex-Presidente Grilo no PS?
Mas desde quando um militante que foi expulso pode voltar ao partido?
Já fez mal de mais ao ps e ao concelho.
Fique lá com o seu MUDA que já não é mau.

Anónimo disse...

Se era militante, foi expulso e o partido o quer de volta por alguma coisa há-de ser! Eu no lugar dele é que os mandava dar uma curva!!!
O ex-presidente Grilo foi expulso por um acto de coragem libertou o concelho do caminho do abismo e da destruição total. Isso tem muito valor!!!

Anónimo disse...



OBS.

Agradeço todos os comentários que foram sendo feitos a esta minha postagem.

Permito-me, no entanto, salientar o do Manuel Augusto pelo seu tom um tanto realista. Um tanto ceptico.

Acrescento, por isso, que e muito embora não o pareça, sem utopias e sem os sonhos a comandar a vida, o Mundo não existiria e jamais será possível qualquer avanço na vida das sociedades.

Imagina, Manuel Augusto, o que era este mesmo Mundo na Idade Média ou Antiga dos senhores feudais e dos servos da gleba?

Não achas que aqueles que nessa altura íam pensando o Mundo também, de algum modo estavam a pensar e a projectar, por exemplo, o sindicalismo livre com a pujança este que teve ao longo do Século XX e que, de certa maneira ainda hoje tem?


UM abraço forte para TI


ANBerbem

Anónimo disse...

A técnica usada por algumas pessoas hoje em dia, não tem nada de novo. Já na antiguidade assim era. Na tentativa de fazer esquecer ao povo o mal que se lhe fez, metem tudo no mesmo saco como se as pessoas fossem todas iguais e capazes de cometer os mesmos erros. Toda a gente sabe que há grandes diferenças, mas há uns quantos que isso não lhes dá jeito. Pretendem juntar maçãs podres com aquelas que estão sadias, mas há maçãs que são resistentes e não se deixam apodrecer.