quarta-feira, 30 de julho de 2014

NO ALENTEJO

O adutor Pisão/ Beja, que irá garantir a adução de água à barragem dos Cinco Reis e servir 10.700 hectares de dois blocos do Alqueva, foi inaugurado esta terça-feira, 29.

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) está contra o acordo celebrado entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre a criação do Fundo de Apoio Municipal.

O deputado do PS eleito por Beja está preocupado com as consequências da utilização dos fundos do InAlentejo e do POVT para financiar as obras finais do Alqueva.
Apesar de defender a conclusão rápida do projecto, Luís Pita Ameixa pretende “conhecer as consequências da decisão política de financiar a parte restante do projecto Alqueva Agrícola, não por fundos agrícolas, como na parte já executada, mas por fundos primacialmente concebidos e destinados a outros fins e destinatários”.

A Concelhia do Crato do PCP apresentou ontem uma queixa-crime contra o presidente do município, o socialista José Correia da Luz, no Tribunal de Portalegre. Em causa está uma alegada falsificação de “todas as deliberações” da reunião extraordinária da câmara do dia 08 de julho.

O Grupo União Sport irá defrontar o Futebol Clube Oliveira Hospital na 1ª eliminatória da taça de Portugal, sendo o jogo disputado no Estádio 1º de Maio no dia 6 de Setembro. Por sua vez o Atletico de Reguengos joga contra o Aljustrelense e o Moura desloca-se ao Praiense. (vide sexta-feira calendário completo em Página Desporto)

A Ermida de São Pedro da Ribeira em Montemor-o-Novo foi classificada como monumento de interesse público, pela Secretaria de Estado da Cultura.

A Câmara de Mora (CDU) vai interpor uma providência cautelar no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja para tentar impedir o encerramento da Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Brotas, previsto pelo Governo.

Carlos Pinto Sá (Presidente a CIMAC9 Évora) e Hortensia Menino (Presidente Camara Montemor e da CIMAC) estão contra o acordo entre o Governo e a Associação Nacional de Municipios acerca do Fundo de Apoio Municipal (FAM) 



9 comentários:

Anónimo disse...

Força Daniel tens mais pessoas contigo do que tu pensas não deixes que te deitem abaixo nem os de dentro nem os de fora

Anónimo disse...

Não quiseram o PAEL??? Agora levam com o FAM que é muito melhor!!! Mas quem se lixa é o mexilhão!!!!

Anónimo disse...

É injusto dizerem que o Daniel é que teve a culpa do chumbo do PAEL. A CDU sempre foi contra estes planos. Na mesma reunião onde isto foi votado estava o responsável do PS pela gestão ruinosa em dois mandatos sucessivos que levaram à falência da câmara. Tinha direito a dois votos e votou também contra sem tugir nem mugir. Esse é que é o verdadeiro culpado disto tudo e anda ai a rir-se destas guerras entre MUDA e CDU

Anónimo disse...

Tinha direito a dois votos????He He o que anda a tomar??? Ou é essa a noção que tem de democracia ???Deve de achar que as votações de uma cãmara são como as de um clube não?? Ai AI não há-de este pais estar como está, com gente desta "Sabido ria" toda

Anónimo disse...

Há mais de 30 anos que trabalho na câmara e nunca vi a desorganização que reina neste momento na autarquia.
Este executivo está a ser uma autêntica desilusão, os 2 vereadores então nem se fala tal é a nulidade.
Não é assim que este concelho pode sair do marasmo em que entrou

Anónimo disse...

Ou não sabe ler ou não quer ler, o que se passa é que o responsável do PS tinha dois vereadores ele e outro. Logo dois votos. Mas também não se percebe o aplauso do muda em relação à câmara ter de ir ao fam porque o vereador da cdu votou contra o pael. A questão é que o pael era optativo e recebia-se 3.9 milhoes de euros (direitos para as aguas do centro alentejo) com as contrapartidas durante 20 anos, e o fam é obrigatório a câmaras que tenham ultrapassado 3 vezes o excesso de endividamento e também é durante 20 anos e o dinheiro será encaminhado para o mesmo sitio. Há e contrapartidas é agua no máximo estipulado pela ERSAR, IMI máximo derrama máximo e todas as taxas e tarifas municipais para o máximo. E o pior disso é o despedimento de pessoal incluindo pessoal efectivo. Depois vêm mais juros porque o dinheiro não é de graça, e muitas outros aspectos negativos como a perda de autonomia da câmara etc etc. Basta ler o que diz o fam e o que dizia o pael para ver que não há grandes diferenças.
Para concluir o raciocínio das votações muda dois votos - joão grilo e joaquim galhardas ps - joão nabais e zélia santos e cdu - daniel padilha.

independente

Anónimo disse...

Francamente não me interessa PS, CDU, MUDA, etc... ou as guerras políticas para tentar de novo chegar ao poder. O que interessa é não 'esquecer' quem nos afundou em dívidas, muitas delas completamente irracionais, sem nexo, sem sentido, que mais não foram que esbanjamento e aproveitamento de dinheiros públicos em proveito próprio.

Para vos recordar, o tal que nos afundou em dívidas, o mesmo que impediu através de queixa ao tribunal que o MUDA fosse a eleições, e ainda o mesmo que tirou o poder à CDU em 2002, nas últimas eleições autárquicas onde concorreu pelo dito 'DITA', obteve a bonita quantia de 800 e tantos votos.

Há uma responsabilidade política que deve estar acima de todas as guerras políticas e não permitir novos abusos de poder...

O povo votou MUDA em 2009 e CDU em 2013, dizendo claramente o que não queria. Estas duas forças políticas têm responsabilidades acrescidas na defesa e salvaguarda do nosso concelho.

Não gastem as vossas energias em 'guerrinhas' de poder local de trazer por casa.

Em 2009 certo eleitorado comunista deslocou o seu sentido de voto para o movimento MUDA, assim como muitos Socialistas, PSD e outros.

Em 2013, na impossibilidade de o MUDA ir a eleições, eleitores que tinham votado MUDA e muitos outros de outras forças políticas, deram o seu voto à CDU dizendo novamente quem não queriam no poder.


Faço-me entender, não?...

Sobrevivente

Anónimo disse...

Concordo com o Sobrevivente, também estou lá dentro há muitos anos e nunca vi nada assim e em vês de melhorar piora, mas não é a CDU que parece que já se esqueceu de tudo?
Não foi a CDU que na primeira oportunidade começou uma guerra com o MUDA quando o MUDA estava mais que sossegado?
Não é a CDU que anda de braço dado com o outro na câmara?
Não é a CDU que promoveu as pessoas mais da confiança dele que fazem sorrisos pela frente e que pela calada vão contribuindo para a desorganização?
Não é a CDU que encostou e trata abaixo de cão tudo o que é MUDA dentro da câmara que são as pessoas sérias que os podiam ajudar?
O ódio ao MUDA é tanto por poder tirar o que deu que só pensam nisso?
Se eu vejo isto muita gente vê! Vão dar cá um estouro!

Anónimo disse...

O desnorte que há hoje na câmara faz lembrar o dos últimos tempos do nabais mau demais