sexta-feira, 26 de julho de 2013

PAPUÇAS & CARAPUÇAS - Rubrica de A.N.B.

I.      O Al tejo é testemunha  que as férias por aqui  agora deram nisto.
Acordar tarde. Dormir uma sesta. Eiriceirar. Ler e despir a camisa de Vénus. Mas em compensação, ter tempo para recordar que a primeira vez que saí a sério para o estrangeiro com as divisas contadas, tive muitas saudades de três coisas: do café, do Alentejo e das praias e mar português.
Salvou-me, dessas 3 angústias, o cruzamento com uma jugoslava cintilante e sérvia com olhos da cor do sporting e com quem atinei, desatinei e curvei a pontos de quase ter perdido a nacionalidade portuguesa.
Foi bom o pecado, foi por um triz, mas teria sido  um erro porque se lá continuasse depois caía na guerra. E, se calhar, sérvio, bósnio ou croata  teria mesmo embrulhado. Chamava-se Francine e tinha um apelido de leste muito complicado. De modo que para mim, ficou sempre a Francine - Francine ponto final.
Por isso.
Enquanto português tenho aqui à mão uma dúzia de coisas bem mais importantes que não convém esquecer e às quais devemos estar atentos.
Ora vejam lá:
- A ZEE, Zona Económica Exclusiva (marítima) é a maior da União Europeia e a terceira do Mundo; temos novamente mais mar cobiçado do que a terra que somos; Vasco da Gama tinha razão; três vezes foi à Índia e lá se apresentou sucessivamente como descobridor, capitão e embaixador uma vez decidida a aventura em família e a epopeia camoniana do Rei mandante aqui bem  por perto em Estremoz;
- Inventámos o “1 Minuto de Silêncio” que, ao principio, se estendia por meia hora; mas como o tempo era longo logo o encurtaram para os parcos 60 segundos conhecidos do mundo inteiro;
- Mau grado algum ilusionismo histórico, a verdade é que tivemos todas as revoluções que os outros países europeus foram tendo; se bem que sempre atrasadamente. É isto que dura há quase nove séculos e se reactivou com a Revolução Francesa seguida da nossa revolução burguesa de 1820.Mas quanto tempo vai isto durar mais?...
- Parece que agora temos novamente minas de ouro lá para os lados do Sr. Francisco Manuel; se assim for vamos poder aumentar as nossas  reservas de ouro e continuar a vendê-las a bom preço; antes vender do que hipotecar não acham?...
- Temos a maior mancha de sobreiros do mundo essa árvore magnifica que não pede nada e, em troca, dá-nos tudo: solidão, sombra, cantares, cortiça, bolota, porcos, alimentação, vida e lenha;
- Assim como temos uma das maiores manchas mediterrânicas de oliveira e azeite, um dos produtos de excelência das nossas exportações;   
- Somos o país mais ensolarado da Europa;
- O Alentejo é maior do que a Bélgica; é maior do que a Holanda; é muito maior do que o Luxemburgo e nem chega a ter meio milhão de Alentejanos; deixámos de saber phoder? Médicos  e os sociólogos têm uma explicação para isto assim à mão?
- O Alqueva é simplesmente, em toda a sua grandeza, o maior lago artificial da Europa, porra;
- O Alandroal não teve com meias medidas e só à sua conta reúne três Castelos; foi obra;
- O Alandroal tirando Évora é o Concelho com a maior dívida financeira; ou seja, é o que mais deve e o que menos tem com que pagar;
- O concelho do Alandroal é agora um dos que tem mais movimentos independentes com apetites eleitorais fantasiosos. E esta, hein?...
II.          Uma Mão cheia de Coisas que Convém em seguida lembrar
- Os  Movimentos Independentes dependem de si mesmos? Ou dependem realmente dos votantes do  Alandroal?
- Se G deriva de N e  N+G  derivaram de A. afinal quem é que melhor se serviu e vem aproveitando de A.?
-Estando o Elevador da Torre do Relógio  avariado, sem subir e fora de circuito turístico local, será que temos novos problemas na estação com vista para  S. Bento?
Agora por isso.
- Consta que os dois nomes definitivos  deste Governo e que já tomaram posse são os dos Drs. Pedro Portas e  Paulo Passos Coelho? Será que se fundiram?
Por fim. Em duas semanas seguidas, Cavaco Silva fez dois discursos à Nação. Pois bem, já houve quem lhe chamasse o discurso AC e o discurso DC. Isto é, os discursos antes e depois de um copo de água pelo meio.
Pela nossa parte, aqui expressa no Al tejo, arriscamos uma segunda interpretação: será que o primeiro discurso na parte que pretendia ser original não foi inovador? E o segundo discurso na parte que foi inovador afinal não foi original?
 Dá para perceber que os pontos fortes dos dois discursos são os pontos fracos de um presidencialismo que tomou  o poder  mantendo-se em venenosa rota de colisão com o país e o maior partido alternativo da Oposição?
Estes quinze dias de crise deram para perceber que o PR não pode fazer aquilo que disse que não queria fazer há quinze dias e sustentar a seguir mais uma vez um Governo social e politicamente incapaz?
As Instituições andam apenas numa de se esvaziarem umas às outras? (Des)acordos assim são um caminho sustentável? Ou vale mais ser coerente e marcar uma posição firme do principio até ao fim naquele género de negociações?
O “Velho” Mário Soares com fundadas razões socialistas e europeias bateu-se mais uma vez  pelo seu país comprometendo-se à esquerda para não ficar tudo na mesma?

  ANB

   (26/7/2013)

38 comentários:

Anónimo disse...

Perguntas...
Muitas perguntas.

Também eu me interrogo.
Também eu estou apreensivo.
E..........
Pronto: quem souber que responda.

Eu estou só a pensar... E as minhas férias!...
As férias a que eu tenho direito?
Nem que seja lá nas Ilhas Selvagens, com as cagarras como companhia.
Ali não deve ser caro.
Espera... Mas há as deslocações.
Mil quilómetro de barco...

Tenho que deixar de sonhar, acordado.
Bom, assim, vou mas é dormir a sesta e, queira Deus que não continue a sonhar.

Anónimo disse...

O dito "acordo de salvação nacional" não era nada disso.
O Cavaco pensou-a bem: deixa lá ver como é que eu safo estes idiotas (governo) desta grande embrulhada e seguro o outro idiota (Seguro) na desembrulhada.
Seguro quando ouviu da boca de Cavaco eleições em 2014, combinou logo com o Rosa & Teixeira catorze fatos novos para a residencial de S. Bento.
Entretanto, o patrão dos patrões do PS, o velho Mário, muito agastado, disse: "não pode haver acordo, é impensável, haverá cisões no PS". O Cavaco aplaudiu, em pé, durante meia hora.
Claro que o acordo foi-se e ao Seguro veio uma cólica intestinal difícil de debelar.

Epílogo: e na residencial de S. Bento continuam os mestres do ilusionismo "Paulo Passos e Pedro Portas" - com a apresentação do espetáculo: "dois siameses virtuais" (espere para ver qual deles come a cabeça do outro).

Ainda assim, pergunto-me se não terias ficado melhor com a Francine (belo nome), num idílio balcânico, entre o troar dos canhões...

Um Abraço

AC

Anónimo disse...



OBS.


Caro AC


Tens razão, devia ter levado aquele forte enlevo vulcânico nos Balcãs mais longe. E depois, pronto, logo havia de se ver.

Mas ainda agora me lembro de ter pensado: atão, se frutifica um ganapo, chora e fala comigo em alentejano e, no instante seguinte, quando estiver ao colo da mãe fica-me a falar maternalmente sérvio?

Não tive, além disso,outra dúvida: sim,com qual das línguas e colos vai bem querer ficar?

Por isso, eu acelerava à entrada e a doce F. travava à saída. Assim ficámos.
Assim ficávamos numa pensão rasca de duas estrelas.

A remoer as coisas do mundo sem amor e do amor sem o mundo.

O que digo pode parecer-te um tanto poético; se assim for tanto melhor.

Um Abraço

ANB




Anónimo disse...

Muita parra e pouca uva, não basta escrever bem ou bonito.
Tudo muuito misturado,é uma mistura fina...

Anónimo disse...



OBS


Obrigado pelo aparente encómio e sobretudo por escrever muito pouco.


Com os melhores cumprimentos


ANB

Anónimo disse...

Não é a 1ª vez que leio comentários sem nexo ao que o ANB escreve.
E justifico: se se tiver uma opinião discordante exponha-se; e todos compreenderemos..., o mundo é colorido!
Mas morder no anonimato aquilo que outros abertamente escrevem, utilizando somente chavões de estilo, parece-me de um basismo de quem nesta vida só sabe jogar ao toca e foge.
E o Al Tejo, tão pronto a cortar comentários políticos mais que justificados, dê antes a tesourada nas parvoíces que vai deixando passar. Ou um dia destes acaba num blog de anúncios tauromáquicos e de boletim informativo de clubes de futebol da distrital.
Quem não quer ser lobo não lhe vista a pele.

Cumprimentos.

AC

xpto disse...

Ora meu caro A.C. - é verdade que muitos poucos estão à altura de interpretar os textos do A.N.B e daí por vezes aparecerem "coisas" sem nexo. Já houve mais... e muitos mais, mas aos poucos face a não os verem publicados vão desistindo. Numa vista de olhos pelos comentários colocados não vejo assim que estejam tão fora do contexto. No primeiro vejo apenas um desabafo de alguém que não tem resposta para tantas perguntas e satiricamente alude às Selvagens onde o nosso Presidente se recolheu para refletir (???). No 4º o comentador expressa a sua opinião sobre o texto e com ou sem maldade é uma opinião que ao fim e ao cabo se poderá até virar contra ele por falta de capacidade para debater coisas com nexo e sérias exigindo um certo grau de conhecimentos.
Já quanto à acusação aos cortes aos comentários políticos, apenas me limito a seguir as linhas traçadas: Não envolvimento da vida profissional (e quando tal é aqui ventilado, tenho o cuidado de indagar da pessoa em causa o seu consentimento), não ofensa pessoal, não imiscuir na vida particular, colocar todas as denuncias que possa comprovar, não utilizar termos menos corretos e anexins maldosos, e agora muito em moda lançar "lama" sobre outros partidos ou movimentos e pessoas que os defendem para enaltecer o da sua simpatia.
Amigo A.C. aproximam-se tempos que vão requerer uma atenção dupla da minha parte face à luta politica que se adivinha. Ainda a Procissão não saiu da Capela, e já me rebentaram meia duzia de foguetes na mão. fora os 80% que deito ao lixo diariamente. É difícil separar o trigo do joio, e por vezes o que a mim me parece inofensivo, é na verdade venenoso, e vice versa.
Prometo no nosso próximo encontro levar uma amostra de comentários "dos tais" para juntos analisarmos e humildemente te pedir conselhos sobe a metodologia a seguir, porque na verdade já vou hesitando entre não publicar (situação a que não queria chegar), pois em meu entender todos têm direito a pronunciar-se.
Um grande abraço
Chico

Anónimo disse...

Porque não publicou o comentário sobre os estacionamentos ?

xpto disse...

É preciso estar sempre a dizer a mesma coisa?
PORRA porque foi enviado por anonimo e ninguém confirmou o que afirma.
Identifique-se e denuncie
Chico Manuel

Anónimo disse...

Verdade o nabais criou o muda. O muda criou o dita. Dois movimentos que foram criados não para servir o concelho mas para se servirem do concelho. A criação de. Movimentos independentes tem como essência a possibilidade de cidadãos poderem participar ativamente na vida política local e desenvolverem um projeto de cidadania ativa que possibilite o desenvolvimento do local. O que acontece e que os movimentos no alandroal servem uma luta de galinheiro ( não sei se de galos se de galinhas) utilizando truques de publicidade enganosa.. O G + N = a nada,a mais do mesmo. Não acredito em movimentos que só servem uns quantos , encerrados nas suas fileiras, agarrados ao poder.
GRILO e NABAIS são iguais na criação do irreal., na invenção de um local que não existe , mestres na utilização e manipulação de um serviço publico ao seu serviço, ao serviço da sua ambição e da sua visão distorcida do que e e deve ser a política local.




Anónimo disse...

Caro comentador da 01:39

Assino por baixo tudo o que escreveu.
Só é pena não assinar, o que torna quase nula qualquer folha A4 preenchida com as melhores intenções.
Sinceramente não sei qual é o receio.
O João Grilo e o João Nabais são pessoas pacíficas. E sabem que as críticas são pertinentes e mais que justificadas.

Cumprimentos

AC

Anónimo disse...

Obrigado pelo aparente encómio e sobretudo por escrever muito pouco.


Com os melhores cumprimentos


ANB

27 Julho, 2013 13:18

Pois é, já o caro ANB escreve de mais e olhe que quantidade nem sempre quer dizer qualidade, digo eu.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Senhor Francisco em relação ao estacionamento basta passar no bairro de S Pedro e vê logo.

Acho que é uma aberração, agora qualquer pessoa que pessa um estacionamento à frente da porta a câmara vai logo a correr a fazer, só porque estamos a 2 meses das eleições.

Não acha isto anormal e que deve ser denunciado?

xpto disse...

Face à sua insistência e para que "outros" possam aquilatar a veracidade dos factos, indaguei junto de fonte credível a origem da sua denuncia.
Afirma o meu amigo que agora qualquer pessoa basta pedir um estacionamento frente à residencia para que o mesmo lhe seja concedido.
Ora não foi isso que se verificou pois o não estacionamento não contempla residencias mas sim toda a zona lateral de uma rua, como tal várias residências.
Não teria sido mais honesto dirigir-se a quem de direito e indagar o motivo de tal decisão em vez de o trazer para a praça publica? Para que servem afinal as Assembleias Municipais?

xpto disse...

Caro comentador das 17,33:
Claro que o seu maldoso comentário teve o destino que merecia: LIXO
Mas sempre lhe digo que ao contrário do que pensa quanto aos menos comentários anónimos, e do gênero do seu, eu mando fora e não publico mais visitas tem o blogue e com comentários válidos, Ao contrário do que pensa há muita gente que não está para aturar escritos sem nexo,
Já agora a sua tentativa de interferir nas relações de duas pessoas de bem, foi-lhes enviado o seu comentário não só para que os mesmos avaliem o seu carácter como responderem se assim o entenderem (e o que eu duvido, pois não são pessoas que baixem ao seu nível).
administrdor

Anónimo disse...



OBs.

Ao Comentário das 11.03

Então, se é assim como diz e tenho de admitir que para si,o possa ser, porque é não vai um bocadinho mais longe e aponta ou discute abertamente o que acha que está a mais e o que está a menos.
Tem assim tanto medo das distâncias, de ter de as percorrer e descobrir?...


Fique, no entanto, certo que eu faria assim, mesmo correndo os riscos que V. parece evitar e não quer correr.

Ou será que estamos ambos enganados e um anda a escrever por escrever e, o outro, anda a falar por falar, só porque V. tem suas dificuldades próprias de interpretação e também não sabe estar calado?

E sendo assim, V. é capaz de aquilatar quem melhor se propõe envolver-se no papel de intervenção Local do Al tejo, não o confundindo com interesses e comodismos que sejam meramente individuais e exclusivamente os nossos?

O que é que lhe parece? Não acha que certos riscos valem a pena?

Creia-me, com os

Melhores Cumprimentos


ANB

Anónimo disse...



OBS.

Meu caro F. Manuel


Este tipo de pseudo noticias respeitante a sondagens e votos, à nossa vontade, são a primeira e a ultima coisa que devem ser editados seja em que blog for e venha ou não a favorecer quem quer que seja.

Não sei mesmo, se não constitue um atentado ao direito à boa imagem eleitoral de quem foi classificado e indevidamente citado na sondagem.
É alem disso uma irresponsabilidade total e grave indicar o número de votos. Nunca se faz. Nunca se pode fazer.

F.M. já alguma viste numa sondagem, a sério e autorizada , serem quantificados os números de votos que cada partido vai receber?
Já reparaste que uma sondagem para ser credível tem sempre que obrigatoriamente indicar a amostra/painel social em que se fundamenta e indicar apenas percentagens de votos. Sabias que é de Lei?

De modo que, acho que o Al tejo, desta vez, se espalhou irresponsável e perigosamente ao comprido.
É a minha opinião, mas é também-garanto- a de qualquer pessoa que tenha uma intuição mínima do que é a sociologia eleitoral e as responsabilidades que esta e as sondagens acarretam. Eu, no teu lugar, teria já bastante cuidado.

Um abraço

ANB

Anónimo disse...

Xico

Foste papado com uma falsa sondagem!
Não publiques isto.

Um abraço

AC

xpto disse...

É verdade amigos FUI PAPADO.
É por isso que é sempre bom ter amigos que dominam as matérias nas quais não estou à altura.
Muito obrigado.
Face ao vosso esclarecimento apressei-me de imediato a retirar a pseudo sondagem e apenas me resta pedir desculpas a todos aqueles que durante cerca de 2 horas tiveram acesso à tal aberração.
Fui ingenuo e deixei-me enganar, mas serve de lição
Um abraço
Chico

Anónimo disse...

Podem insistir que o sr. ANB escreve muito bem, eu também insisto, tal como outros comentadores, que ele não escreve bem, e não me venham dizer que não tenho capacidade para atingir o conteúdo. Não gosto nem da maior parte dos conteúdos e muito menos da forma; pouca clareza, mistura de temas sem utilização de um fio condutor, opiniões inconsistentes, etc.

Anónimo disse...


Caro comentador de 29/7, das 01:01


Foi claro, curto e conciso.

Como em poucas palavras se pode dizer tanto.

Subscrevo.

Anónimo disse...

E o que é que nós temos a ver com os vosso gostos? Não gostam não leem. Ninguem os obriga.
Eu gosto portanto leio e sempre vou aprendendo qualquer coisa.
Mas não ando a apregoar por ai feito barata tonta.
Talvez gostem mais de ler a Lux ou a Caras!!!

Anónimo disse...

Sr ANB existem por aqui algumas vozes que pretendem única e exclusivamente silencia-lo.
Não se deixe enganar por esta coisa do escreve bem ou escreve mal. Isso não interessa nada. O que interessa é o gosto que se tem em "dizer" e saber o que se "diz" que é o seu caso. Há de existir sempre no mundo uns que gostam outros que não gostam. Faz parte da vida em sociedade. Às vezes dizer que se não gosta é apenas uma forma de desacreditar quem tem opinião contrária ou quem quer fazer acreditar os outros que aquilo que se escreveu não tem crédito mas só porque não têm saber nem arte nem argumentos. São vozes aqui colocadas para fazer sentir que apenas uns são detentores da verdade. Mas tento eu como o senhor sabemos que isso "não é verdade". Continuarei a ler as suas crónicas com prazer e a tirar as minhas conclusões e a argumentar ou a contra argumentar.

GS

Anónimo disse...


Não se trata de silenciar ninguém. O que eu disse e repito é que o sr.
está muito longe de escrever bem.
Vivemos em democracia e penso que me confere esse direito.
Não confundamos as coisas e não misturemos amizades com qualidades

Anónimo disse...

"Não acha que certos riscos valem a pena?

Creia-me, com os

Melhores Cumprimentos


ANB

28 Julho, 2013 18:51"

Escreve bem e bonitinho, mas continua a ser muito longo nas suas prosas, e o que poderia ser bom torna-se aborrecido, maçudo.
Caro ANB, isso de certos riscos valerem a pena, o senhor é que sabe, os riscos são seus.

Anónimo disse...

E que competências acadêmicas tem o Senhor para afirmar tal?

Anónimo disse...

“São vozes aqui colocadas para fazer sentir que apenas uns são detentores da verdade. Mas tento eu como o senhor sabemos que isso "não é verdade”
GS

29 Julho, 2013 11:58"


O caro comentador GS tocou no cerne da questão, é que o grave problema que o Sr. ANB tem, apesar de admirar a sua escrita, é precisamente o ter o defeito de ser o detentor da verdade, um pouco mais de humildade não lhe ficaria mal.
Digo eu...

Anónimo disse...

OBS.

Para aqueles que gostam tanto melhor; para os que dizem que não gostam, o Al tejo, é a prova que apesar de tudo leem senão não podiam dar um passo e comentar.

O problema não é nem será essencialmente dos autores.

De facto, vou só acrescentar que nenhum texto pode aspirar a dizer tudo (e a agradar a todos) porque, se o fizesse, ele seria virtualmente interminável e sobrepovoado de referências e pormenores que tornariam a leitura um exercício fastidioso.
Uma tal tipo de leitura não contaria, além do mais,com a indispensável imaginação de quem lê.

O que se deve portanto fazer-se e apresentar, são apenas propostas de leitura sempre lidando com o dito e com o não dito e com o que se expressou melhor ou pior.

Fui claro com o exercício de liberdade literária que estou a propor-vos?

Quanto a tentar destruir e silenciar podem tirar o cavalinho da chuva.

Com os melhores cumprimentos

ANB

Anónimo disse...

JÁ OUTRAS SONDAGENS FORAM PUBLICADAS E NINGUEM DISSE NADA AGORA NÃO FOI AO VOSSO GOSTO. ASSIM SE VÊ A QUALIDADE DE CERTAS PESSOAS QUE EXISTEM NESTE PLANETA.A MIM NÃO ME AQUECEU NEM ARREFECEU PORQUE COISAS DESTAS SÃO PALPITES PARA NÃO ESTAR CALADO.

Anónimo disse...

"tornariam a leitura um exercício fastidioso."

É isso mesmo que o amigo faz, torna a sua leitura fastidiosa.
E é pena porque o caro ANB escreve muito bem, só que tanto quer dizer e desdizer que se baralha e se torna chato.

Desculpe a franqueza.

Cumprimentos

Anónimo disse...


Quanto a tentar destruir e silenciar podem tirar o cavalinho da chuva.

Com os melhores cumprimentos

ANB
29 Julho, 2013 14:05

Vamos lá a ver se nos entendemos caríssimo ANB.
Se o amigo não quer ser criticado, não se exponha, se o faz tem que ter estofo para aguentar umas críticas, coisa que pelos vistos não tem e francamente esperava mais de si neste capítulo.
Se criticar é tentar silenciar, isso serão as suas interpretações que mais uma vez não estão certas e só mostram que o Sr. é tão frágil como eu ou qualquer mortal e não é de todo detentor da verdade absoluta, nem o melhor crítico ou escritor do mundo.
Como diz um comentador acima, que tal uma injecção de humildade entre muitas outras que se vê ser carente.
Um admirador que o critica por gostar de si, por lhe reconhecer mérito e importância e não porque o quer silenciar.
Respondo da mesma forma como simples comentador anónimo por opção e liberdade de escolha.
Se nos quer silenciar, tire o cavalinho da chuva, comenta, logo é criticado.
AGUENTE .........

Toureiro de bancada

Anónimo disse...

Dois dos princípios básicos da Democracia são o direito de expressão e o respeito pelas opiniões, credos e ideais.
O poder de argumentação e o espírito crítico são as armas ao dispor da Democracia, de todos os seus seguidores e “crentes”, contudo há que ter a capacidade de respeitar a crítica dos demais concidadãos, seja ela positiva ou negativa, sempre com a humildade e “poder de encaixe”, com o sentimento que tais críticas elevam o interesse público, o bem comum.
Parece-me que este espaço tem como principal finalidade a cultura, desporto, História, como temáticas de encontro entre os inúmeros Alandroalenses espalhados por este imenso mundo, e não a astúcia política, as guerras partidárias, os interesses pessoais e profissionais.
O que se verifica, semana após semana, são críticas pessoais intituladas de rúbricas ou crónicas, com espaço cativo em pé de página, que não passam de réplicas constantes sobre o mesmo assunto, Política. Tais comentários não passam de resumos tardios sobre as notícias afiançadas durante toda a semana, nos vários canais televisivos, de rádio ou de manchetes de jornais.
Penso que este espaço, supostamente cultural, está a desvirtuar o propósito a que se propõe. A herança de um Povo, de uma região faz-se dos seus costumes, História, cultura, literatura, etc. E não de confrontos políticos, de ataques pessoais, de humilhações públicas e de lavagens de roupa que, já por si, malcheirosas. Que fedem.
Embora reconheça ao autor, do trecho em epígrafe, alguma capacidade de oratória, improviso, narração, descrição e algum conhecimento sobre a política nacional e local, também reconheço que o mesmo possa ter a capacidade de desenvolver um “leque” mais alargado de temas, uma maior diversidade de temáticas, que não seja a política, e uma constante mixórdia de “politiquices”, com bastas perguntas, poucas respostas e um número infindável de dúvidas.
É, de facto, bonito, agradável, ler e constatar uma panóplia imensa de palavras bonitas e frases bem construídas, quando inserida num assunto de fundo e não num tema “velho”, gasto, chato, propício ao desacordo, às ofensas, às humilhações e, acima de tudo, sem conteúdo.
Deixo o meu comentário como forma de resposta. Lanço também uma pergunta e uma dúvida…até quando este assunto crónico e já “obeso”? A dúvida…o real interesse do autor, e outros, pelo assunto. Tamanha é a insistência, resistência e prepotência com que atacam, semanalmente, os comentadores com ideias legítimas, objectivas mas…contrárias, de todos e de cada um.
Espero, sinceramente, que este meu comentário possa ser postado com todo o direito e legitimidade que me assistem, no intuito de dar o meu contributo ao espaço e à minha terra. Desvirtuando um sentimento geral, que já se apregoa pelas “capelinhas” do município, sobre um blog de “bons rapazes” e compadrios.
Atenciosamente,
Eleutério Gervásio da Conceição Sarrabulho

xpto disse...

Claro que o seu comentário foi publicado, como todos os outros que primam pela sensatez, boa educação e clareza. Ao contrário muitos não o são porque apenas visam politiquice sem nexo, ofensas pessoais, má língua, lavagem de roupa suja.e a utilização de termos ofensivos. Creia que por vezes se torna difícil distinguir o bem do mal e como humano muitas vezes erro.
Diz o caro comentador: =O que se verifica, semana após semana, são críticas pessoais intituladas de rúbricas ou crónicas, com espaço cativo em pé de página, que não passam de réplicas constantes sobre o mesmo assunto, Política.=
Neste ponto terei que discordar do seu ponto de vista e dou como exemplos:
Se se der ao trabalho de ver o blogue a partir daqui e por ordem ascendente poderá constatar:
Página dedicada a Terena, dar a conhecer a nossa terra (Nada de politica)
Memórias Curtas rubrica de Vitor Guita (usos e costumes da nossa região (nada de politico)
Noticias do Alentejo ( conhecimento de factos relevantes da nossa região (onde está a politica?)
Memórias do passado Rubrica do Toi (factos que ficam na memória vividos pelos nossos antepassados (nada politico)
Sacanas e sacanices, uma tentativa de humor à base de factos que a todos nos vão custando (Será politica?)
Estado actual do País com cruzes canhoto ( conhecimento de tramóias de altas personagens (terá politica sim mas a nivel nacional)
Alandroal em destaque (não considero politica dar a conhecer quando o Alandroal (por bons motivos) faz noticia na imprensa.
Colaboração do Dr Laboreiro (desde quando cultura é politica?)
Memórias do passado - tem algo de politico dar a conhecer os usos e costumes da nossa gente?
Divulgar agravação de um CD pela nossa Banda é politica?

Ora assim sendo, "isto" é que eu considero o blogue (porque comentários estão escondidos e só os lê quem quer).
Agora que os apaniguados políticos não olhem a meios para atingir os fins e muitas vezes "conspurquem" as postagens... isso só poderá ser remediado quando passar a haver consciência e honestidade politica.
E eu sobre tal matéria sou, pese a idade, um ingenuo e por vezes também meto o pé na argola.
Foi um prazer trocar impressões consigo.
Obrigado pelo comentário
Chico Manuel

Anónimo disse...

Caro Administrador,
No meu comentário fui claro ao particularizar apenas o autor do texto. Passo a citar breves parágrafos:
…“Parece-me que este espaço tem como principal finalidade a cultura, desporto, História, como temáticas de encontro entre os inúmeros Alandroalenses espalhados por este imenso mundo, e não a astúcia política, as guerras partidárias, os interesses pessoais e profissionais...”
Destaco neste parágrafo “PRINCIPAL FINALIDADE”. Não sendo a política a única, obviamente.
Mas concordará o administrador, que é o tema da política que tem protagonizado os piores momentos e episódios de falta de respeito, atestado os níveis mais rasteiros, de ofensas e injúrias generalizadas e, acima de tudo, a forma mais cirúrgica e astuciosa, ora em temática principal, ora em acessório, que o feitor ajustou para alavancar alguns assuntos políticos e pessoais menos resolvidos que, supostamente, já deveriam estar mais que perecidos e sepultados na história da política local.
…“Embora reconheça ao autor, do trecho em epígrafe, alguma capacidade de oratória, improviso, narração, descrição e algum conhecimento sobre a política nacional e local, também reconheço que o mesmo possa ter a capacidade de desenvolver um “leque” mais alargado de temas, uma maior diversidade de temáticas, que não seja a política, e uma constante mixórdia de “politiquices”, com bastas perguntas, poucas respostas e um número infindável de dúvidas…”
No parágrafo imediatamente acima transcrito, realço as reias capacidades do obreiro do texto e saliento que tais aptidões poderiam e deveriam ser canalizadas para os assuntos e motes realmente mais importantes, de interesse para a cultura local. Afinal ao que o blog, propriamente dito, invulca.
…“É, de facto, bonito, agradável, ler e constatar uma panóplia imensa de palavras bonitas e frases bem construídas, quando inserida num assunto de fundo e não num tema “velho”, gasto, chato, propício ao desacordo, às ofensas, às humilhações e, acima de tudo, sem conteúdo…”
Ora, neste parágrafo, exulto as destrezas e mestrias literárias do ANB, porém nem só de palavras e vocábulos graciosos vive a escrita, há que tentar direcionar o intelecto para o importante, ao invés do acessório.
Compreendo que os “exímios”, em determinadas matérias, aprofundem, apenas e só, os temas para os quais se direcionaram, contudo é pena não “aguçarem” algo mais. Que descurem o rigor do geral.

Anónimo disse...

Continuação...
Ressalvo e passo a citar o seguinte comentário do autor para com um concidadão, QUE NÃO EU, INFELIZMENTE…:
…”Então, se é assim como diz e tenho de admitir que para si,o possa ser, porque é não vai um bocadinho mais longe e aponta ou discute abertamente o que acha que está a mais e o que está a menos.
Tem assim tanto medo das distâncias, de ter de as percorrer e descobrir?...


Fique, no entanto, certo que eu faria assim, mesmo correndo os riscos que V. parece evitar e não quer correr.

Ou será que estamos ambos enganados e um anda a escrever por escrever e, o outro, anda a falar por falar, só porque V. tem suas dificuldades próprias de interpretação e também não sabe estar calado?

E sendo assim, V. é capaz de aquilatar quem melhor se propõe envolver-se no papel de intervenção Local do Al tejo, não o confundindo com interesses e comodismos que sejam meramente individuais e exclusivamente os nossos?

O que é que lhe parece? Não acha que certos riscos valem a pena?

Creia-me, com os

Melhores Cumprimentos


ANB
28 Julho, 2013 18:51”…

Que mostra este comentário (e outros) do autor? Falta de respeito. Incompreensão. Incapacidade de digerir opiniões, “poder de encaixe”, para com opiniões contrárias à do mesmo. Demonstra ainda alguma imaturidade democrática, alguma falta de arguição, denotando com as, por si designadas, distâncias…alguma insensatez.
Parece-me que o autor ainda tem um longo caminho a percorrer no que concerne à sua civilidade, polidez, delicadeza e cortesia.
Para se ter alguma bagagem democrática…não basta sê-lo (desconheço se é o caso)…é preciso parecê-lo.

Em conclusão, afirmo que existem postagens de várias temáticas, de grande valor pessoal, cultural e imaterial. No meu comentário apenas submeto que os textos do autor são sempre canalizados para o mesmo, sendo a maior parte das vezes as postagens de discórdias e afins.
Atenciosamente,
Eleutério Sarrabulho

Anónimo disse...

"Não acha que certos riscos valem a pena? "

OUTRA VEZ...
OS RISCOS SÃO SEUS O ANB É QUE TEM QUE SABER SE VALEM OU NÃO A PENA.
O QUE É QUE AS PESSOAS TÊM A VER COM UM PROBLEMA QUE É DA SUA EXCLUSIVIDADE.

Anónimo disse...


Valorizando bastante alguns comentários aqui postados, tenho que SALIENTAR o de 30/7, das 17,24, com o qual concordo plenamente e julgo até
ser merecedor de uma primeira página.

Felicito o seu autor.

Anónimo disse...


Era URGENTE que aparecesse "Alguém"
HABILITADO e que tivesse a coragem
de aqui escrever estas Verdades...

ERA INEVITÁVEL!

Óbviamente que me refiro ao comentador de 3O/7, das 17:24.