quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PÁGINA DEDICADA À TAUROMAQUIA

A ABRIR

Cenas da Vida Real
(Um episodio narrado pelo Luís Fernando Galhardas)

FLASH
Gosto de observar estes animais… mas ao longe!
Rebuscando velhas fotografias encontrei esta que, em si, nada tem de espectacular. Mas do lado de cá da objectiva foi onde decorreu o espectáculo.
Numa tarde de passeio e relaxe parei o carro junto à vedação, onde pastavam os touros bravos, animais que muito admiro desde criança, e que não se importunaram com a presença do veículo.Baixei os vidros e preparei a máquina para fazer uns disparos. Isolei um preto e outro castanho, mais próximos e pelo contraste. Mas…, pensei eu…, eles (os touros bravos) estão tão calmos que vou fotografá-los fora do automóvel, junto do aramado… sempre faço uma fotografia de melhor qualidade.
De "minolta" em punho, junto à cerca ainda me ocorreu uma segunda ideia: eles (os touros bravos) nem deram sinal de me sentir por perto. Com alguma agilidade até consigo saltar para o lado de lá… e a coberto das giestas faço um flash mais perto… vai sair fotografia de capa de revista de touros.
Eis-me, pois, de cócoras, “escondido” pela vegetação…, e faço o disparo, um único, isto é, o único que consegui pressionar… e de que aqui dou notícia.
O touro castanho, como vêem, não se molestou com o ruído, ou se deu por isso tal não lhe agitou a bravura.
Mas o touro preto… senhores, levantou de imediato o focinho de fera picada, na direcção do barulho feito pelo disparo, ou seja, na minha direcção, como o atesta a “impressão” revelada.
Depois aconteceu o que já não podia ser revelado: investiu bestialmente em busca do som que lhe incomodara o pasto. Ainda hoje não percebo como as minhas pernas actuaram tão velozmente e como de um salto (olímpico) fiquei do lado de lá do perigo.
O monstruoso touro preto estancou a poucos metros, levantando uma nuvem de pedra solta e pó, ao mesmo tempo que expeliu duas baforadas de mau génio de dentro dos pulmões.
Da minha parte as consequências de este encontro iminente foram de somenos importância:
camisa e calças estraçalhadas, um pequeno golpe na testa e arranhões vários nos braços e nas pernas…, tudo resultado do tal salto olímpico.
Ele (o touro preto) nem me tocou…
LG

CORRIDAS PARA ESTE FIM DE SEMANA



INSTANTANEO

 SÁBADO 9 DE OUTUBRO 19.00 HORAS



REPETE AOS DOMINGOS - HORA DE ALMOÇO
No passado fim-de-semana a chuva cancelou várias corridas de toiros.
Em Alcácer do Sal o espectáculo não se deu e viajámos com os toiros de volta ao campo, onde assistimos a situações curiosas.
Em Vila Franca de Xira, presenciámos a primeira corrida da Feira Taurina e à tarde, assistimos ás largadas e ao encerro dos toiros.
Neste Arte & Emoção vamos partilhar vários momentos a campo, alguns bem curiosos, passados com bezerros em várias ganadarias.
Continuamos a desvendar outros termos do vocabulário taurino e vamos resumir os vários tipos de encastes que retratámos ao longo da temporada.
Para além de tudo isto iremos recordar os tempos em que houve toiros de morte em Portugal.

5 comentários:

Camões disse...

Comentário de Oráculo para Al Tejo

Rabejei um desses animais extrordinários na largada da festa de Setembro do Alandroal 2010.

Foi uma reacção expontânea, para ajudar um miudo que pegou o touro a 5 metros do local onde me encontrava. O touro não deu muita luta e logo se acercaram meia dúzia de corajosos para consumar a pega.

Preparava-se o forcado para sair dos cornos do touro, e como é habitual num bom rabejador, levei as mãos ao chão para esfregar na terra e o rabo do bicho não se escapar. Foi quando dei conta que o piso era de paralelos, e as minhas mãos estavam repletas de bosta do dito animal.

Estava quase terminada a minha função, passei o rabo ao parceiro mais próximo e fui lavar as mãos à oficina do Cagano.

Sensações indescritíveis!

francisco tátá disse...

Bem estou a ver que ainda tenho que voltar a contar as minhas histórias sobre a festa brava:
Quando o João do Banco me “entalou” depois de umas minis que já vinham de uns tintos com o grande amigo Zé Colunas e que armado em valente não só levei uma grande sova, como dei cabo da indumentaria para a Festa, como aterrei duas vezes na “bosta” da vaca, onde o Sousa me “salvou” e onde a Festa de Setembro acabou para mim logo no Sábado.
Ou então quando o Alberto me “entalou” para ir aparcar vacas para um treino dos Forcados. Nessa “caguei-me” mesmo.
Chico

Anónimo disse...

Isso chama-se prazer em mexer na merda, caro rabejador :))

Já agora, porque ninguém comenta o facto de não se ter realizado a habitual corrida de Setembro em Santiago Maior? Ou melhor, quais os motivos para que esta não se tenha feito?

Ninguém comenta, ninguém critica? Onde andam agora as "vozes" discordantes e maldizentes em relação ao ex-presidente, e que há um ano abundavam pelos blogs defendendo a verdade, os erros e a justiça? Agora já não se comentem erros, nem injustiças?

Disparavam em todas as direcções, em tudo o que se mexesse que não fosse do Movimento. Gastaram as munições todas, e agora nem mãos têm para escrever a falta de etiqueta para com a nossa Banda no dia da inauguração da escola?

Também, nada nada nada nada dizem sobre um cartaz que por aí existe a anunciar um teatro, mas em que a hora deve ser surpresa, pois não consta dele!!

Viva a mudança, de VER!!!!

Anónimo disse...

POIS NABAIS, FOSTE UMA VERGONHA DE PRESIDENTE

Por situação de incumprimento, por ultrapassarem o limite de endividamento líquido em 2008, varias Autarquia foram penalizadas.

Entre as 17 encontra-se a Autarquia do Alandroal penalizada com valores entre os 400 mil e os 789 mil euros de verbas retidas.

Anónimo disse...

Primeiro gostaria que alguém me dissesse, quantas destas 17 Câmaras não são Câmara PS!
Em alguns comentários que tenho lido em alguns blogues vejo esta linda frase: volta Nabais que estás perdoado, penso que esta frase só pode ser escrita pelo Nabais.Quem depois de saber a situação deste Concelho pode perdoar esse Senhor?
Obras por pagar e iniciadas sem projectos aprovados e comparticipações asseguradas, obras pagas sem terem sido iniciadas, fundos comunitários perdidos, dívidas e mais dividas a fornecedores, acções perdidas em Tribunal, dividas ás Freguesias, dividas ás Associações de Municipios, Finanças, Águas do Centro Alentejo, esbanjamento de milhões de euros que recebeu para financiamento de obras! Onde está?
Em Cuba e nos restantes Países espalhados por este Mundo fora onde este Senhor se deu ao luxo de viajar á custa dos otários que ainda dizem volta Nabais que está perdoado. Touradas onde a Câmara perdeu milhões de euros, gastos milionários feitos através de um cartão de crédito, propriedade da Câmara, volta Nabais que estás perdoado:Pernoitas em HOTÉIS de cinco estrelas com a sua comitiva de sempre. Touradas no campo pequeno, como muita gente do Concelho viu na Televisão e acompanhado por quêm? volta Nabais que estas perdoado. Perdoado por aqueles que são iguais, por aqueles que contribuiram para esta divída astronómica de + de 30 milhões de euros. Volta Nabais, mas não para o Município do Alandroal.