sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O ALANDROAL NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

No: http://dn.sapo.pt/


Um grupo de 22 crianças do pré-escolar, entre os 3 e os 5 anos, vai este ano ter aulas num contentor, em Terena, concelho de Alandroal. Tudo porque o Ministério da Educação decidiu encerrar a Escola Básica de Hortinhas, cujos oito alunos, somados aos 21 da primária em Terena, obrigam à utilização permanente das únicas duas salas do edifício. Como uma delas estava a ser ocupada pelo pré-escolar, os mais novos vão passar a ter aulas num "monobloco" com ar condicionado.
"É uma vergonha. A escola de Hortinhas está como nova e é encerrada. E os nossos filhos vão ser fechados num contentor", diz uma mãe. O presidente da Junta de Freguesia, Manuel José Ramalho, concorda com a crítica. Mas diz que o recurso a esta solução "provisória" acaba por ser um "mal menor". "Pior mesmo teria sido se encerrassem a escola de Terena, como chegou a estar sobre a mesa."
São três as escolas do concelho de Alandroal que já não irão reabrir: Casas Novas de Mares, Mina do Bugalho e Hortinhas. "É uma pena fecharem-nos a escola. As crianças são muito pequenas para andarem aí para trás e para a frente", diz Maria Rosa, mãe de Paulo Ramalho, 7 anos, um dos últimos alunos das Hortinhas. "Souberam dizer-nos que a escola ia fechar, mas já não têm a mesma pressa para nos informar sobre os transportes ou sobre os horários."
Para uma mãe, Joaquina Galhetas, a sua grande preocupação são os transportes. "Não tem cabimento encerrarem as escolas e andarem aí as crianças à balda nas carrinhas, sem cintos de segurança nem cadeirinhas."

No: http://www.radioelvas.com/

Linha de Alta Tensão Estremoz/Alandroal está a ser Avaliada

Encontra-se a decorrer no Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental do projecto intitulado "Linha Estremoz/Alandroal, a 400 KV”.

18 comentários:

Anónimo disse...

Não será por certo a sala do pré-escolar a ter aulas no "monobloco" mas sim uma turma do 1º ciclo. Até porque a sala do pré-escolar tem caracteristicas próprias que já existem no anterior edifício.

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo :)
Farei link deste post hoje ou amanhã quando escrever o post que tenho em agenda sobre a Educação...
Um grande abraço,
Ana Paula

Anónimo disse...

Voltaram a votar neles agora aguentem...

E quando correrem com o 'Pinóquio' do poder não se esqueçam de meter lá o Passos 'Fedelho'... aquele que acha que se deve facilitar os despedimentos para combater o desemprego...

Anónimo disse...

A escola de Terena não fecha este ano porque a população e a junta bateram o pé a tempo, senão também fechava. No futuro não sei como será, mas estamos cá para a luta. Foi pena isto não ter sido dito na campanha. Já vi que foi só falinhas mansas.

Anónimo disse...

ESCLARECIMENTO

Confesso que quando falei no MOVIMENTO DO ASSOBIO, foi em tom de brincadeira, mas eu que gosto de escutar as opiniões dos outros e de algumas pessoas em particular, acho que o movimento tem pernas para andar e surge no momento oportuno.
Apelo á coragem e irreverência da juventude, porque vocês sim tem capacidade para o fazer, e que todos os que estejam de alguma forma descontentes com o trabalho deste executivo, quando na rua virem alguém do mesmo, apliquem a vossa assobiadela o mais forte que conseguirem.
Sei que muita gente deste concelho diz que vai aderir, e não tenho duvidas que muitos gostariam, mas do dizer ao fazer vai uma grande diferença, mesmo assim, apelo a todos os descontentes, corajosos e resistentes, que da mesma forma assobiem com toda a força possível ás personagens deste incompetente executivo.
Queria ainda salientar, que o MOVIMENTO DO ASSOBIO nada tem a ver com o antigo presidente, o intuito é assobiarmos todos, independentemente de cores ou credos, vamos dar uma lição ás pessoas que andam a brincar á politica, a brincar com todos nós e a nossa terra.

Carlos Alberto

Anónimo disse...

Como o inglês ainda não é acessível a todos...
Aqui a tradução da notícia sobre o Restaurante Maria.

Um exemplo perfeito de cozinha rústica do Alentejo é o Restaurante Maria, um pequeno estabelecimento em Alandroal, onde a proprietária e chefe Maria Monteiro, serve comida num local requintado, uma sala decorada para parecer uma praça da vila. Os clássicos incluem queijo de Ovelha (um círculo laranja crosta de queijo de leite de ovelha), Pato em molho de vinho tinto (pato em molho de vinho tinto) e migas à Alentejana (carne de porco frita com pão embebido em gordura de porco). Prémios culinários nas paredes perto da entrada, e há uma seriedade sobre os comensais que está em consonância com a qualidade dos alimentos.

Como tarifa unself-conscious Maria Monteiro, muitos dos encantos do Alto Alentejo do Velho Mundo são servidos de forma simples e despretensiosa. Tudo isso pode mudar quando, além da nova auto-estrada de Lisboa, um trem de alta velocidade entre Madrid e Lisboa iniciar o serviço conforme o esperado em 2012, com uma paragem em Elvas, fazendo o Alto Alentejo ainda mais acessível aos turistas e compradores de casa de fim de semana de toda a Europa do sudoeste.

major

Ana Paula Fitas disse...

Caro amigo,
Acabeid e farei link deste post.
Um grande abraço amigo.

Anónimo disse...

Barbinhas de molho...
Ou eu me engano muito (e penso que não; ou melhor...tenho a certeza)ou o Carlos Alberto «LOUQUINHO como os demais» tem metido o "papel na racha" com a cruz errada, resultando assim o seu HORROROSO EQUÍVOCO na bagunçada de que agora se queixa E CRIOU porque É CULPADO DA SITUAÇÃO para onde arrastou filhos, pais, mães, avós,câmaras, juntas de freguesia, etc.,etc...a braços com a situação de milhares de crianças.
VEJA O QUE VOCÊ ARRANJOU COM A METIDURA DO PAPEL NA RACHA!!!
Desde sempre que, grandes e pequenos vultos da cultura, afirmam que A EDUCAÇÃO É A MAIOR RIQUEZA DE QUALQUER PAÍS.
Quanto mais culto e educado fôr um País mais desenvolvido será.
OU SERÁ QUE "ISTO AGORA" NÃO INTERESSA?
Bem sei. Não consegue entender!!!
Mas entenda isto: Mais escolas vão encerrar porque aos PARANÓICOS Xuchas e Laranjinhas lhes interessa.Porque quanto mais ELES (os ignorantes) se distrairem com Fado, Futebol, Fátima, Magalhães e encerramentos de escolas mais ELES (os Governantes BIPOLARIZADOS)os lixam. Está a ser assim ou não está? Desde há cerca de 35 anos ou não?
Faça um pequenino esforço mental e...PASSE A VOTAR BEM.
Permita-me apenas um simplicíssimo esclarecimento: Não foram os meus votos que contribuiram para esta miserável situação. JURO.

Com saudações democráticas.

Alto da Maria Pontinha

Anónimo disse...

Como todos sabem o nosso 1º é um falso "inginheiro"... e, por mais que ele esperneie, não há volta a dar-lhe...
A UnI foi encerrada por ser uma grande aldrabice, e no caso particular a Ordem dos Engenheiros não reconhece o curso de "Inginharia" sacado na UnI...
Por isso o "nosso homem" gosta de fechar escolas... ele quer todos os portugueses ao seu nível!
Da poesia popular sobre o assunto, aqui vo deixo o que então alguém escreveu:


Existe no país inteiro
grande preocupação,
por andar falso engenheiro
a erguer ponte sem fundação
e estrada sem alcatrão.


Insurgiu-se o nosso 1.º,
com sentida indignação:
por ser dum país sem tinteiro,
pobre de letras e artes, corriqeiro
por desleixada formação!

(discurso de abertura do ano lectivo na faculdade de “inginharia” da UnI)


Oh! Ínclita germinação (!)…,
temos que formar o “inginheiro”
com sábia doutrinação
sobre o vento de cruzeiro
ou inclemente furacão!

(palmas durante 24 horas…)


Um canudo veio por carteiro!
E outro já tenho na mão,
sem qualquer complicação.
O Barouca é porreiro
e de grande imaginação…

(palmas durante 2 dias ao grande pai Kim Sókrat il)


… não se mace o licenciado
em vir à Universidade:
na cadeira de “Facilidade”
fica também “inginheirado”…,
por nossa fraternidade…


(melhor… só o anteprojecto da medicina tradicional chinesa para a UnIversidade de Évora)

AC

Anónimo disse...

Tenho impressão que o Alto da Maria Pontinha e o AC andam a viajar na maionese!!!!!Vejam lá se dizem alguma coisa de interesse e principalmente que as pessoas entendam!

Pastor do campo

Anónimo disse...

"Pior seria o fecho da escola de Terena, como chegou a estar na mesa"
Senhor Presidente da Junta de Terena, quando na legislação anterior e de maioria PS, o senhor levantou o braço e aprovou a Carta Educativa, sancionando assim apenas dois polos escolares; um em Santiago Maior e outro no Alandroal, motivando, à posteriori, o fecho a escola de Terena, que o senhor agora contesta. Apenas um conselho, e o senhor precisa deles constantemente, vá aprender o que é coerência, ou em alternativa, se tiver coragem, o que duvido, explique o seu posicionamento nesta questão, ás pessoas que aqui comentam.
Torigaldo

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da junta, tal como o vereador da educação da altura, todos votaram a favor, disso e de outras coisas, já na altura não ouviam a voz do povo.
Terena sendo uma das 3 Vilas do Concelho, atendendo à sua história e centralidade, deve enquanto houver crianças manter a sua escola. Devem os politicos também criar condições às crianças.
O outro não Valia nada este nada vale (refiro-me aos presidentes claro).

Fátima e Costa, tomem conta disso.

Carlos Alberto.

Anónimo disse...

Pastor do campo, entendeste agora o comentário de 22 Agosto, 2010, às 22:28?
Se não entendes eu mando um desenho...

Anónimo disse...

COMENTADOR DE 22 Agosto, 2010 23:39 SERÁ QUE ENTENDES O COMENTÁRIO DE 22 Agosto, 2010 23:24? SE NÃO ENTENDES É PORQUE TRABALHAS PARA O GRILO, E TODA ESSA GENTE NÃO DEVE MUITO A INTELIGÊNCIA, POIS SÃO PAUS MANDADOS PARA TODA A OBRA.

Anónimo disse...

Ao comentador de 23 Agosto, 2010 11:02

Lei-a a nota de Imprensa da Câmara Municipal do Alandroal que acabou de ser publicado pelo Al Tejo... ou será que não convém ler? Talvez tenha uma certa dificuldade na leitura sobre a verdade presente porque em nada se confunde com a mentira do passado.

Anónimo disse...

Ó Pastor do campo: começa a estudar as ovelhinhas..., porque qualquer dia não percebes se tens ovelhas ou se tens lobos no redil!
Aquele abraço com amizade.AC

Anónimo disse...

Excelentíssimo senhor AC é com grande amizade que eu, pastor do campo, lhe respondo no melhor português possível uma vez que não tive possibilidades de frequentar a escola.
Como toda a vida fui pastor tenho estudado e bem ovelhas, cabras, bodes e borregos e cabritinhos também, e penso que a minha actividade é bastante útil para a sociedade, pois não há quem não beba um bom leitinho, não coma um bom queijinho ou uma boa carninha.Já o amigo AC anda a estudar e a perder muito tempo com grilinhos. Ainda se fosse com grilas poderiamos entender, agora grilos...Ainda por cima estes grilos não têm utilidade nenhuma, nem cantar sabem...

Pastor do campo

Anónimo disse...

Pra pastor do campo e não gostar de ouvir cantar grilos é estranho, é que as grilas não cantam. Quanto ao gado ovino e caprino ouvi dizer que as tetas secaram e deixaram de dar leite. Parece que o pastor do campo se MUDOU para a cidade triste com a sua sina por não ter mais onde ordenhar!