segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CARIMBOS EM DESTAQUE

O Poder Económico dos Neoconservadores Americanos"

A propósito do texto que escrevi, abordando muito ao de leve, uma das causas da situação de grave crise mundial em que o Mundo passou a viver, não posso deixar de recomendar a atenção para a divulgação de um artigo de fundo de José Saramago com o título "Crime contra a Humanidade?" publicado no Caderno de Economia do Expresso desta semana.
Infinitamente bem escrito. Lúcido, corajoso e claramente acusador dos poderes financeiros e económicos dos EUA que terão cometido os crimes com a cumplicidade do Governo americano.
Aquilo a que o autor acaba por designar por "um Gang de criminosos, com nomes e apelidos conhecidos."
Por mim, atrever-me-ia a acrescentar que este Gang tem ainda outra base política e outro nome bem conhecido: trata-se de "um conjunto de neocons".
Ou seja, foi uma parte da extrema-direita americana que se apoderou do poder financeiro global, para em seguida levar o mundo para um beco muito perigoso e quase sem saída.
Mas, atenção, um Beco para o qual, aliás, países pequenos e periféricos como o nosso apenas têm uma escassa capacidade de resposta...por mais que pareça o contrário.
Daí a eminência de acontecer um desastre à escala de cada país e mundial com a cumplicidade de um grande número de governos.
Cabe lembrar aqui e eu concordo que alguém já disse que, afinal, uma das grandes contradições dos EUA, é a de que têm demasiados poderes, sem terem a contrapartida da experiência e sabedoria que é exigida para as responsabilidades que pretendem ir assumindo por todo o mundo.
"E agora?" e no futuro, como será?
António Neves Berbém
19 Outubro, 2008 04:34


ESTEJAM DESCANSADOS QUE A GENTE ANDA À PROCURA DA RÔLHA

Sem comentários: