quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DIVULGAÇÃO


CONCERTO DE OUTONO DO CORAL DE SÃO DOMINGOS

Tal como programado teve o mesmo lugar no passado Sábado dia 10/11/07.
Apenas uma palavra para catalogar o que nos foi dado ver e ouvir : EXCELENTE

(aqui lhes deixo algumas fotos)







Porque gostamos de Fado….

Comunicado de Imprensa - Novembro de 2007

"As Sementes do Fado"
"Os Músicos do Tejo" apresentam projecto inédito em Portugal que dá a conhecer as origens do Fado.
O disco "As Sementes do Fado" é um trabalho que se integra nos estudos que mais recentemente têm sido desenvolvidos pela musicologia nacional com vista a esclarecer as origens do fado e que vai, com toda a certeza, surpreender. Pegando na tradição do Fado e seguindo-lhe o rasto em direcção a um passado distante estes músicos, de diferentes géneros, deixam os seus terrenos habituais e aventuram-se num som que está a meio caminho entre o Fado e a Música Barroca.
O disco será apresentado ao público a 21 de Novembro às 21h30 na Fábrica do Braço de Prata em Lisboa. Antes disso é possível assistir a uma apresentação do disco na FNAC do Chiado dia 13 de Novembro às 18h30.
"Sementes do Fado" é um encontro entre dois mundos diferentes. Por um lado, músicos formados dentro do movimento da música antiga e por outro um músico excepcional, Ricardo Rocha (neto de Fontes Rocha, principal acompanhador de Amália Rodrigues), formado numa longa tradição oral em que o Fado se baseia.
Algumas músicas apresentadas neste disco são inéditas e nunca foram gravadas nem tocadas em tempos modernos.
A ideia subjacente a este disco é dar um novo contributo para o maior conhecimento da génese do fado retratando o contexto musical da segunda metade do século XVIII/princípios do XIX em Portugal.
Este trabalho integra-se nos estudos que mais recentemente tem sido feitos pela musicologia nacional e brasileira com vista a esclarecer as origens misteriosas do fado.
Autores como Salwa Castelo-Branco, José Ramos Tinhorão e em especial Rui Vieira Nery têm salientado o aparecimento neste período da guitarra portuguesa (nessa altura chamada de guitarra inglesa) e de formas musicais (a modinha, o lundum, etc) que viriam a fertilizar o terreno donde, bastante mais tarde, irá brotar o fado.
O repertório gravado inclui interessantes obras do primeiro repertório específico para guitarra portuguesa assim como várias "modinhas", tendo sido escolhidas aquelas em que se pressentem ambientes poético-musicais mais próximos do Fado.
No que toca à interpretação, é de salientar que graças à junção de músicos com percursos tão diversos inspirando-se mutuamente (o Fado tradicional no caso de Ricardo Rocha e a música antiga segundo critérios estilísticos históricos no caso de Ana Quintans e Marcos Magalhães) se conseguiu (quer pelo "estilar" fadista quer pela ornamentação barroca) um som inovador e diferente que permite salientar o perfume fadista "avant-la-lettre" destas "modinhas" tão em voga nas cortes e salões setecentistas

"Os Músicos do Tejo"

Ana Quintans - Canto

Ricardo Rocha - Guitarra Portuguesa

Marcos Magalhães - Cravo e direcção.




Amabilidade : lugar-ao-sul@grupos.com.br



U.MONTEMOR COMEMORA 93 ANOS

CARLOS MANUEL (ANTIGO JOGADOR) E O JORNALISTA DA RTP ANTÓNIO NABO SÃO
OS CONVIDADOS DE HONRA.


O Grupo União Sport convida os Montemorense em geral e os Unionistas
em particular para a Sessão Solene comemorativa do 93º Aniversário do
nosso Clube, a mesma realiza-se no dia 17 de Novembro pelas 15h00 na
nossa Sede no Estádio 1º de Maio.Temos como convidados entre outros: a
Sr.ª Governadora Civil do Distrito de Évora, o Sr. Presidente da
Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, o Sr. Presidente da Associação de
Futebol de Évora e ainda o Sr. António Nabo (Jornalista Montemorense a
trabalhar na RTP), o Sr. Carlos Manuel antiga gloria do Futebol
Nacional e o Sr. Almeida Antunes (da Liga Portuguesa de Futebol não
Profissional).Vamos ainda homenagear dois antigos Dirigentes do nosso
Clube: Senhores Luís Catarino e Carlos Baptista e o nosso antigo
cobrador Sr. António Serra. Esperamos pela vossa presença.
A Direcção



G.D.MONTEMOR-TYCO NA FINAL DA TAÇA DE ÉVORA EM FUTSAL FEMININO

Disputa-se neste fim-de-semana, dia 18/11 às 11:00, no Pavilhão do Sport Lisboa e Évora a final da Taça de Évora de futsal feminino em seniores, defrontando-se as equipas do GDMontemor e a Casa do Pessoal da Tyco.
Para chegar à final as equipas tiveram os seguintes resultados:

TYCO 12-ALCAÇOVAS-0
CB ÉVORA 1-TYCO-4
JUVENTUDE 2-TYCO-4
MORENSE-2-GDMONTEMOR-10
GDMONTEMOR 12-ARRAIOLOS-0

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem gostar de fados deve ver o filme do Carlos Saura "Fados". É um realizador espanhol a fazer o filme "assessorado" por Carlos do Carmo. O que eu quero realçar é a qualidade da apresentação, da imagem. Em segundo lugar a interpretação - não podia ser melhor. Há criticos a dizer que deveria ter sido incluída a Amália, a Hermínia, o Luis Piçarra, a Maria da Fé, o Fernando Maurício, etc, etc. A minha resposta para os criticos é que têm razão - façam um filme com esses outros. O Carlos Saura, para o seu filme escolheu aqueles, haja outros a produzir outras homenagens à canção nacional. Veremos esta que aqui se anuncia. Manuel Subtil

francisco tátá disse...

Amigo... já aqui foi divulgado e dado o respectivo realce com links a encaminhar para o que melhor foi divulgado. Já tive oportunidadede vêr e ... "simplesmente digno de ser visto".
O Fado continua a ser o que nos faz pele de galinha, já que pegar touros não temos idade para tal.
Já enveredei esforços para o projecto em mente, mas a "coisa" não é fácil. Falta gente...
Um abraço
Chico